Alimentos que aliviam o estresse – Os 8 melhores

Precisando aliviar o estresse? Engana-se quem acha que é o chocolate ou doces. Confira aqui os 8 melhores alimentos para comer que te ajudarão a aliviar o estresse sem te fazer sair da dieta.

Considerada a doença do século XXI, o estresse nada mais é do que respostas do organismo a fatos ocorridos, fatos esses chamados de estressores. Essas respostas são um aumento da atividade cerebral, que prova dores de cabeça, irritabilidade, insônia, entre outros, sendo que é de extrema importância que todos saibam como combater o estresse para evitar esses sintomas.

Estima-se que, aproximadamente, 90% da população mundial sofre com estresse. Pesquisas recentes revelam que o estresse é a maior causa para acidentes de trânsito envolvendo motoboys.

Esse mal, além de prejudicar a qualidade de vida da pessoa, pode causar problemas sérios de saúde, levando até mesmo à morte – já falamos, aqui, sobre os efeitos do estresse no corpo. Por isso, é muito importante usufruir de todos os meios possíveis para combater o estresse, e um dos segredos para tal está na alimentação.

Um dos sintomas do estresse é justamente sentir uma vontade insaciável de petiscar algo o tempo todo. Por isso, o ideal nessas horas é beliscar algum dos alimentos que ajudam a controlar os momentos de estresse. Faça dessas pausas para o lanche uma válvula de escape para ajudar a diminuir os sintomas. Por isso, conheça alguns dos principais e mais deliciosos alimentos:

alimentos que reduzem o estresse

1. Laranja

O estresse, quando está em um alto grau, pode causar sérios danos às células cerebrais. A laranja é rica em vitamina C, que é antioxidante, e contém cálcio, potássio e magnésio, nutrientes que ajudam a diminuir a pressão sanguínea, além de normalizar os níveis de cortisol no sangue, que aumentam durante momentos estressantes.

Por isso, a laranja é um dos excelentes alimentos para combater o estresse. O recomendável é ingerir, ao menos, uma fruta por dia.

 

2. Salmão

O ômega 3 é responsável por evitar os picos dos hormônios do estresse (adrenalina e cortisol), reduzindo riscos de doenças cardíacas que tenham relação com a alimentação.

Outros alimentos que também são ricos em ômega 3 são linhaça, soja, nozes.

Imagem relacionada

3. Brócolis e espinafre

Ricos em diversos nutrientes, o brócolis e o espinafre são ótimos alimentos para combater o estresse, atuando diretamente no funcionamento do sistema nervoso. Já divulgamos, aqui, a lista de benefícios do brócolis.

alimentos que aliviam o estresse

4. Abacate

O abacate auxilia na diminuição da produção de cortisol, o hormônio do stress, e sua gordura é boa para o organismo, sendo responsável por promover a saúde do coração. O estresse em alto grau prejudica a funcionalidade do coração e do sistema cardiovascular, desregulando os batimentos.

Resultado de imagem para abacate

5. Frutas antioxidantes

Antioxidantes também ajudam a diminuir os efeitos do estresse, reduzindo os radicais livres. Por isso, é muito importante ingerir, por exemplo, os seguintes alimentos:

Resultado de imagem para frutas vermelhas

 

6. Castanha do Pará

A castanha do Pará possui um poderosíssimo antioxidante chamado selênio, sendo que ingerir uma unidade por dia já é o suficiente para combater o estresse e, até mesmo, sintomas de depressão.

Resultado de imagem para castanha do para

7. Banana

A banana é rica em triptofano, aminoácido que atua como precursor da serotonina, um neurotransmissor responsável pela sensação de prazer e bem-estar. Contém também magnésio que ajuda na produção desses neurotransmissores, dando sensações que o corpo mais precisa quando está estressado.

 

8. Aveia

A aveia e outros cereais integrais são ricos em vitaminas do complexo B, responsáveis por fazer o sistema imunológico ficar equilibrado, ajudando o organismo a lidar melhor com a ansiedade e com o estresse.

Além de ser rica em vitaminas do complexo B, a aveia protege o organismo contra danos causados nos neurônios. Durante momentos emocionais conturbados, o corpo usa nosso estoque de zinco, e a aveia é uma ótima fonte. Seu carboidrato complexo promove energia de prazer ao cérebro, diminuindo a ansiedade.

Resultado de imagem para aveia

Introduzir frutas, vegetais e sementes na sua alimentação diária é uma excelente forma de ter uma vida mais saudável e com menos estresse.


Este texto foi revisado pelo Profissional: Thais Karpowiski (conheça mais sobre ele(a) clicando no link)

Ajude a melhorar ainda mais o site, avalie:

Sua avaliação servirá para que tenhamos uma noção da qualidade dos nossos conteúdos. Além de marcar a quantidade de estrelas que esse conteúdo merece, não esqueça de deixar seu comentário.

Deixe um Comentário