Alimentos que ajudam na prevenção do AVC

O derrame cerebral é a terceira maior causa de morte no mundo, estando logo atrás de doenças cardíacas e do câncer. É certo que, hoje em dia, podemos evitar o acidente vascular cerebral (AVC), pois são muitos os estudos que indicam que manter hábitos de vida saudáveis ajuda a prevenir o derrame cerebral em quase 30%.

Talvez você pense que as pessoas com maior probabilidade de sofrerem de um derrame cerebral sejam as que estão entre os 55 e os 70 anos, mas isso não é verdade. Infelizmente, o AVC pode ocorrer tanto na população mais jovem como na mais velha.

Há, em algumas ocasiões, componentes genéticos e hereditários que não podem ser evitados, porém, se seguirmos uma dieta inadequada e levarmos uma vida marcada pelo estresse e pela ansiedade, o risco de sofrer um derrame cerebral aumenta. Desta forma, vale a pena buscarmos a ajuda oferecida pelos alimentos, para reduzir os riscos e desfrutar de uma boa saúde.

Veja, abaixo, quais alimentos você deve incluir em sua dieta:

Cenouras

Alimentos que ajudam na prevenção do AVC

Cenouras têm muitos benefícios por serem uma verdura rica em antioxidantes, que evitam coágulos nas artérias e favorecem a circulação sanguínea. Estudos americanos afirmam que comer cerca de cinco cenouras por semana poderia reduzir os riscos AVC em até 50%.

Couve-de-Bruxelas

As couves-de-bruxelas são ricas em potássio e em folatos, elementos fundamentais para evitar o colesterol alto, o acúmulo de gorduras nas artérias e para eliminar toxinas por meio da urina.

Abacate

Rico em ácidos graxos, basta consumir meio abacate por dia e desfrutar dos benefícios para o cérebro, por exemplo, por meio do ômega 3, que previne a oxidação celular e seu envelhecimento prematuro.

Tomates

Alimentos que ajudam na prevenção do AVC

O tomate é uma fonte natural de antioxidantes, como o licopeno, que é muito adequado para prevenir o AVC, graças à sua capacidade de reduzir a tensão arterial e favorecer a circulação sanguínea.

Melão e Melancia

Ambas as frutas são ricas em água, minerais, antioxidantes, além de apresentarem baixo teor de sódio, perfeitas para reduzir o colesterol e evitar o problema da aterosclerose. Não hesite em consumir um bom pedaço de melancia por dia.

Salmão e Atum

Consumir peixes ricos em ômega 3, duas vezes por semana, diminui os riscos de ataque cardíaco e AVC, graças ao aumento do colesterol bom (HDL) no sangue e à queda nos níveis de triglicérides.

Nozes

Alimentos que ajudam na prevenção do AVC

São fontes de magnésio e minerais que ajudam no controle da pressão arterial, além de serem ricas em gorduras insaturadas, que melhoram o perfil de colesterol no organismo. Podem ser consumidas puras durante os lanches, sendo recomendado uma porção de 30 g ao dia.

Cereais integrais

São alimentos ricos em fibras, que auxiliam no controle das taxas de colesterol e glicose. Os alimentos integrais devem aparecer em todas as refeições do dia, por isso adicione ao iogurte ou à vitamina a granola, prepare um mingau com aveia e substitua o arroz branco e o pão comum pelas versões integrais, nas principais refeições e nos lanches. E não esqueça de regular o consumo de água para ajudar na digestão.

Cacau

Os flavonoides presentes no cacau ajudam os vasos sanguíneos a funcionarem melhor, o que reduz a pressão sobre o coração. Esse fruta é uma fonte de catequina e epicatequina, que auxiliam na redução da agregação plaquetária e no controle dos níveis de colesterol no sangue. Além disso, o chocolate amargo pode ser consumido na porção de 30 g por dia. Procure as versões de chocolate amargo com 50% de cacau ou mais ou utilize o cacau em pó sem açúcar.

Açafrão ou cúrcuma

Alimentos que ajudam na prevenção do AVC

O tempero possui ação anti-inflamatória e ajuda a controlar problemas como a aterosclerose – caracterizada pelo depósito de gordura, cálcio e outros elementos na parede das artérias, reduzindo seu calibre e trazendo um déficit sanguíneo aos tecidos irrigados por elas. Esse composto deve ser adicionado no período final de cozimento dos alimentos.

Azeite de oliva extravirgem

Fonte de ômega 9 – uma gordura insaturada que auxilia no aumento das taxas de HDL (colesterol bom) e protege a saúde cardiovascular -, o azeite deve ser usado a frio, para temperar saladas, sendo indicado o consumo de 1 a 2 colheres de sopa ao dia.

Procure evitar alimentos altamente processados, por conta do excesso de sódio. É importante manter o equilíbrio entre sódio e potássio, pois a dupla gera o que nós chamamos de equilíbrio hídrico do corpo, sendo o potássio um bom diurético e o sódio um bom retentor de líquidos. São fontes de potássio: salmão e mariscos, abacate, espinafre cozido, batata assada, banana, feijão-preto, tomate e mamão papaia.

Além de incluir esses alimentos, procure ter uma alimentação equilibrada com menor consumo de frituras, gorduras trans, industrializados, açúcar e farinha branca, optando por frutas, vegetais, grãos integrais, carnes magras, ovos, leguminosas, não esquecendo de beber bastante água. Praticar atividades físicas também faz muito bem à saúde!


Este texto foi revisado pelo Profissional: Thais Karpowiski (conheça mais sobre ele(a) clicando no link)

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