Quais os alimentos permitidos na dieta cetogênica

Saiba quais os principais alimentos permitidos e quais são os que você deve evitar quando estiver fazendo uma dieta cetogênica. Reunimos aqui os principais alimentos para você elaborar o seu cardápio

Perder peso é o desejo comum de muitas pessoas. A dieta cetogênica é uma maneira eficiente de alcançar esse objetivo. A ideia é diminuir a quantidade de carboidrato ingerida e aumentar a gordura. Isso faz com que o organismo entre em cetose, transformando a gordura em fonte de energia. Há uma série de alimentos permitidos na dieta cetogênica e outros que são proibidos.

Apesar de ser duramente criticada por quem não a conhece, a dieta funciona porque deixa de consumir a glicose como fonte de energia, utilizando apenas a gordura como combustível. Esse processo estimula a queima da gordura e proporciona o emagrecimento.

Ao contrário do que muita gente pensa, ao aumentar o consumo de gorduras, também se aumenta a queima do que foi ingerido e as que já estão acumuladas no organismo. Entenda melhor como funciona a dieta cetogênica e conheça os alimentos permitidos:

Entenda a dieta cetogênica

A dieta cetogênica faz com que o organismo alcance o estado de cetose, utilizando a gordura acumulada como fonte de energia e, consequentemente, promovendo a perda de peso. Para que isso aconteça, é preciso cortar do cardápio os carboidratos e aumentar a quantidade de gordura, como o bacon.

São muitos os benefícios além do emagrecimento. Para quem treina, a dieta cetogênia não prejudica a massa muscular, desde que a quantidade de proteínas adequada seja ingerida juntamente com a gordura. Apesar de aumentar o consumo de gorduras, ela proporciona uma queima maior, prevenindo doenças cardíacas e, também, o diabete.

A princípio, a dieta era usada para tratamento de epilepsia e também de câncer. Como as células cancerígenas se alimentam de carboidratos, diminuí-los ajuda a conseguir melhores resultados contra a doença.

Alimentos permitidos na dieta cetogênica

A lista de alimentos permitidos na dieta cetogênica é um pouco limitada, no entanto é possível diversificar o cardápio usando os itens dessa lista. Ao inserir atividade física em sua rotina, perceberá que terá resultados muito melhores no processo de emagrecimento.

imagem de alimentos permitidos na dieta cetogênica

Os alimentos permitidos são:

  • Carnes: vermelhas, aves e peixes;
  • Embutidos: bacon, linguiça, presunto e outros;
  • Óleos saudáveis, azeite, manteiga e margarina;
  • Ovos;
  • Creme de leite;
  • Queijo;
  • Iogurtes sem adição de açúcar;
  • Oleaginosas: amendoim, castanhas, nozes;
  • Sementes: linhaça, chia, girassol;
  • Vegetais, desde que com pequenas porcentagens de carboidratos;
  • Café e chá puro (se preciso adoçar, use adoçante).

É possível elaborar um cardápio variado, desde que usando esses itens em suas receitas. Os ovos, por exemplo, podem ser ingeridos como omelete, frito, cozido ou em outras receitas.

Há, também, uma série de frutas permitidas na dieta cetogênica, desde que não tenham alto teor de açúcar e carboidratos. Inclua em seu cardápio:

Alimentos proibidos na dieta cetogênica

Você já conheceu os alimentos permitidos na dieta cetogênica, agora conhecerá a lista de alimentos proibidos. Assim, poderá montar um cardápio adequado ao seu estilo de vida e objetivo, baseado nos itens que podem durante essa dieta.

imagem de alimentos proibidos na cetogênica 3

Os alimentos proibidos na dieta cetogênica são:

  • Arroz (branco e integral);
  • Macarrão (branco e integral);
  • Milho;
  • Pães e torradas (branco ou integral);
  • Farinha de trigo e qualquer derivado;
  • Aveia;
  • Batatas;
  • Doces em geral (bolo, biscoito etc);
  • Açúcar;
  • Achocolatado;
  • Mel;
  • Leite;
  • Produtos industrializados;
  • Massas (pizza, lasanha etc).

A dieta cetogênica é ótima aliada no emagrecimento devido ao estado de cetose e à saciedade que proporciona. Por reduzir a quantidade de carboidratos, o corpo acaba precisando de mais gorduras para ter uma fonte de energia. Ao ingerir maior quantidade de gordura, o organismo entra em estado de cetose e a utiliza como combustível. Isso provoca a sensação de saciedade.

Assim como em qualquer outra dieta, é preciso seguir o cardápio, para que ela funcione. Alimentar-se bem durante o dia é essencial! Porém, entenda por “alimentar-se” bem fazer pequenas refeições em um espaço de tempo menor (a cada 3 horas).

Portanto, as refeições são:

  • Café da manhã;
  • Lanche da manhã;
  • Almoço;
  • Lanche da tarde;
  • Jantar;
  • Ceia

Evite exageros, mesmo com os alimentos permitidos! Coma o suficiente para gerar saciedade e energia para o longo do dia ou para o treino.


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