7 Alimentos para reduzir os sintomas da TPM e outros cuidados!

Você é daquelas mulheres que sofre com os sintomas da tensão pré-menstrual? Pois então, confira, aqui no QVB, 7 alimentos para reduzir os sintomas da TPM!

Cólica, dor de cabeça, inchaço, irritação… todos os meses, mulheres sofrem com esses e outros sintomas, devido à Tensão Pré Menstrual. Apesar de ser algo natural, a TPM pode atrapalhar a qualidade de vida da mulher durante esse período, fazendo que ela necessite de algumas técnicas para amenizar os sintomas.

Dentre as principais medidas para controlar os incômodos, podemos citar os medicamentos, a prática de atividades físicas, as massagens, os chás e também alguns alimentos. Quer saber como a alimentação pode ajudar na TPM? Continue acompanhando este artigo e descubra algumas técnicas impressionantes!

Água e chás naturais

chá detox para emagrecer

Um dos sintomas mais comuns da TPM é o inchaço. Por isso, beber bastante água e chás naturais (sem açúcar, claro), principalmente os diuréticos – como cavalinha, hibisco e chá verde – diminui a retenção de líquidos.

Além disso, chás calmantes como de camomila, erva-doce, melissa, entre outros, fazem com que a musculatura do útero fique mais relaxada, reduzindo as cólicas, e também acalmam o sistema nervoso.

Na TPM, é importante beber bastante água e chás diuréticos durante todo o dia e chás calmantes quando estiver com cólica ou antes de dormir.

Alimentos ricos em Vitamina B6

vitamina B6

A vitamina B6 é importante para o bom funcionamento do sistema nervoso. Ela é um dos nutrientes que tem sua concentração reduzida durante a TPM, e esse é um dos fatores que causam algumas alterações psicológicas nesse período, como irritabilidade, nervosismo, tristeza e ansiedade. Esses sintomas também são causados devido às alterações hormonais.

Alimentos ricos em vitamina B6 são: fígado, salmão, banana, espinafre, avelã.

Alimentos ricos em Triptofano

Nozes

O triptofano é um aminoácido que participa da formação de serotonina, o hormônio do bem-estar. Sendo assim, consumir esse nutriente ajuda a mulher a se sentir melhor durante a TPM.

Alimentos ricos em triptofano são: banana, cacau, nozes, peixes, cereais integrais.

Uma dica é quando bater aquela vontade de comer algo doce na TPM optar por um brigadeiro de banana. Para fazer, amasse uma banana e aqueça-a no micro-ondas, por 40 segundos. Depois, acrescente cacau em pó e misture bem. Jogue umas nozes por cima e está pronto! Um delicioso doce saudável e cheio de triptofano!

[VEJA TAMBÉM: 7 RECEITAS DE BRIGADEIRO FIT SAUDÁVEIS]

Alimentos ricos em Cálcio

calcio nos alimentos

Segundo um estudo americano, um consumo adequado de cálcio pode reduzir em até 48% os sintomas pré-menstruais, principalmente cólicas e depressão.

A recomendação de consumo é de, pelo menos, 2 porções de laticínios por dia, como leite, iogurte ou queijo. Outros alimentos ricos em cálcio são: gergelim, soja, vegetais verde-escuros, feijão branco, grão-de-bico.

Alimentos ricos em Cromo

Oleaginosas

Um sintoma bastante comum na TPM é o desejo por alimentos doces, e o cromo é um nutriente que ajuda a diminuir essa compulsão, por auxiliar na metabolização de carboidratos.

Alimentos ricos em cromo são: oleaginosas, aspargos, cogumelos, ameixas, cereais integrais, carnes, vísceras, leguminosas e vegetais.

Como esse é um nutriente encontrado em vários alimentos comuns do dia a dia, é interessante incluir pelo menos um deles em todas as refeições durante o período pré menstrual.

Peixes

Peixes como salmão, sardinha, atum e arenque são ricos em ômega 3, um ácido graxo essencial, que promove o relaxamento uterino e inibe a resposta que inicia as cólicas e os outros sintomas da TPM, dentre outras importantes funções à saúde.

Para se ter uma ideia, um estudo avaliou 184 mulheres que sofriam de TPM e constatou que as que haviam recebido suplementação com ômega 3 apresentaram menos gravidade em alguns sintomas de ansiedade, irritação, dificuldade de concentração, depressão, sensação de inchaço, dor de cabeça e sensibilidade nos seios.

Recomenda-se o consumo de 400 gramas de peixe por semana.

Abacate

Receitas com abacate

A fruta também é rica em ácidos graxos essenciais, como citado no item acima. Além disso, ela auxilia na regulação hormonal, principalmente de progesterona, e é rica em magnésio e vitamina B6, nutrientes importantes para diminuir os sintomas do período.

Como é uma fruta calórica, deve-se tomar cuidado com a quantidade ingerida: 100 gramas é suficiente para obter seus benefícios.

Outros cuidados alimentares na TPM

como aliviar os sintomas da TPM

  • Evitar o excesso de sal, pois ele piora o inchaço;
  • Não tomar cafeína em excesso, pois, do contrário, pode agravar os sintomas de tristeza e ansiedade;
  • Evitar o consumo exagerado de açúcar, doces e gordura hidrogenada;
  • Dar preferência aos carboidratos complexos, como grãos integrais e tubérculos;
  • Consumir mais frutas, verduras e legumes;
  • Evitar frituras, preferindo os alimentos grelhados, assados ou cozidos.

Uma dieta adequada, bem como a prática regular de atividade física, é muito importante durante todas as fases da vida. Um estilo de vida saudável pode proporcionar muito mais saúde e bem-estar.

Se você sofre muito com os sintomas da TPM e eles acabam te atrapalhando, é melhor consultar um médico para uma avaliação completa.


Este texto foi revisado pelo Profissional: Thais Karpowiski (conheça mais sobre ele(a) clicando no link)

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