10 Alimentos para perder a barriga – O que comer para ajudar a secar

Confira aqui a lista completa do que comer para perder barriga. Saiba o passo a passo do que você precisa fazer para ter o efeito de barriga chapada!

A alimentação é fundamental para quem quer perder barriga. Afinal, a gordura que fica acumulada no abdômen, seja  ela a visceral (entre os órgãos) ou a superficial (subcutânea, a famosa pochete) costuma se concentrar justamente por conta da má alimentação associada ao sedentarismo.

Se você está determinado a mudar a sua rotina de hábitos alimentares então, abaixo, está a lista de comidas que você deve incluir no seu cardápio para te ajudar na missão de perder a gordura localizada da barriga. Não se esqueça também de conferir nosso conteúdo completo sobre dieta para perder a barriga com o cardápio completo para secar rápido. 

alimentos para perder barriga

Alimentos para perder a barriga

Confira, abaixo, os alimentos que mais ajudam na hora de eliminar as gorduras localizadas:

1- Gengibre

Conforme indicam pesquisas, o gengibre é um aliado no emagrecimento devido o seu potencial termogênico. Tal efeito tem a capacidade de acelerar o metabolismo, e com isso, aumentar a queima de calorias.

Além disso, vale a pena dar uma conferida na lista completa de benefícios do gengibre, que é considerado um alimento medicinais devido suas propriedades antifúngicas, anti-inflamatórias e antioxidantes.

2 – Frutas vermelhas

As frutas vermelhas tal como a framboesa, a cereja, jabuticaba ou o morango possuem antocianina, um tipo de fitoquímico que ajuda na irrigação sanguínea de todo o corpo.  Com um sistema circulatório mais eficiente a queima calórica se torna mais rápida, ajudando a queimar reservas de energias que não são necessárias.

3 – Aveia

A aveia é associada ao emagrecimento geral do corpo porque, proporcionalmente, é um dos alimentos mais ricos em fibras solúveis. Essas, quando chegam ao estômago formam um tipo de um gel que torna a digestão mais lenta e eficiente, o que na prática te garante mais tempo de saciedade e te ajudará a manter o controle na hora de seguir dietas.

Além disso, o gel  formado pelo grão deixa o bolo fecal mais úmido, facilitando a eliminação de fezes que ficam retidas no intestino e podem causar a prisão de ventre e a sensação de uma barriga maior devido o inchaço abdominal.

::: VEJA TAMBÉM :::
Lista completa de alimentos ricos em fibras para regular o intestino 

4 – Chá de hibisco

O chá de hibisco tem duas funcionalidades que auxiliam na queima de gordura abdominal: o fato de ser diurético e ,portanto, evitar o acúmulo de toxinas que causam inchaço abdominal. Em segundo lugar, por ser um poderoso termogênico natural e que, portanto, acelera a queima de calorias.

Procure tomar uma a duas xícaras de chá de hibisco. Uma de manhã, em jejum e outra no fim do dia. Para quem treina, a bebida também é uma boa pedida antes dos exercícios físicos.

5 – Ameixa seca

Um punhado regulado de ameixa seca funciona na perda de barriga porque ela possui alta concentração de fibras de modo a ajudar na regulação do intestino e, assim, evitar o acúmulo de substâncias indesejáveis que causam inchaço.

6 – Azeite de oliva

Uma pesquisa realizada pelo Instituto Salud Carlos III em conjunto com a Universidade de Cambridge constatou que o consumo diário de azeite evita a formação de gorduras abdominais, sobretudo na região da cintura.

Segundo os especialistas responsáveis pelo estudo esse efeito ocorre devido a presença de gorduras monoinsaturadas presentes no azeite que fazem com que a gordura não seja retida pelo fígado e nem pelo intestino durante o processo de filtragem e digestão.

::: VEJA TAMBÉM :::
Frutas que emagrecem – as melhores para inserir na dieta

7 – Peixes e frutos do mar

Os peixes e frutos do mar são uma recomendação porque são as maiores fontes de ômega 3, óleo essencial que pode auxiliar no emagrecimento. Conforme indicam pesquisas apresentadas no XV Congresso Latino Americano de Nutrição, há confirmações científicas de que o sobrepeso e a obesidade esteja relacionada a processos inflamatórios e o ômega 3 é um poderoso anti-inflamatório, o que o torna uma aliado para quem precisa perder peso.

Pesquisas feitas com ratos de laboratório demonstram que aqueles que se exercitaram e fizeram dieta, mas não consumiram peixes e derivados, emagreceram menos do que aqueles que tinham incluso o ômega 3 no cardápio.

8 – Iogurtes enriquecidos com probióticos

Um estudo publicado na revista Nature descobriu que as bactérias presentes na flora intestinal que possuem sobrepeso ou obesidade são diferentes daquelas que não possuem problemas de peso.

Essa opção cabe bem no café da manhã e lanches da tarde. Se quiser tornar a receita para perder barriga ainda mais potente então adicione alguns cereais integrais e chia junto ao iogurte, o que te garantirá ainda mais saciedade e ainda estimulará o bom funcionamento do seu organismo.

::: VEJA TAMBÉM :::
Lista de alimentos probióticos e como eles revolucionam o organismo 

9 – Maçã

A maçã é um alimento coringa para associar ao cardápio para quem quer perder barriga rápido porque ela ajuda a matar a fome nos momentos de ansiedade, ajudando assim a controlar a compulsão alimentar – um dos comportamentos associados à quem possui problemas de sobrepeso e excesso de gorduras localizadas.

Por isso, sempre mantenha algumas à mão para quando bater aquela fome. Bastará algumas mordidas para que a sensação vá embora e você consiga prosseguir com a sua rotina normalmente.

10 – Água

A queima de calorias, assim como qualquer outra reação no organismo humano, depende da água para acontecer. Portanto, se você estiver desidratado e ainda for sedentário a chance de ocorrer um acúmulo de gorduras é maior. Além disso, a falta de ingestão de água também facilita o desenvolvimento de gordura acumulada no fígado (esteatose hepática) e a retenção de líquidos, ambas condições que provocam a famosa “barriga de chope”, quando ao invés das pelancas têm-se uma barriga endurecida.

::: VEJA TAMBÉM :::
Esses benefícios de tomar água regularmente vão te convencer a mudar seus hábitos

Quais alimentos evitar evitar para perder barriga

Em geral, uma cardápio mediterrâneo é o considerado o mais saudável para evitar o acúmulo de gorduras e manter a saúde do corpo. Para isso, você deve restringir ao máximo :

  • Refrigerantes;
  • Doces e guloseimas;
  • Alimentos muito açucarados;
  • Alimentos com alta concentração de carboidratos simples;
  • Alimentos ricos em sódio;
  • Gorduras de alta densidade, geralmente, de origem animal (manteiga, carnes vermelhas, banha de porco, entre outros).

::: VEJA TAMBÉM :::
Frutas que engordam e que devem ser evitadas durante a dieta

Como perder a gordura abdominal

Segundo o personal trainer Rafa Lund, responsável pelos treinos de famosos como a Juliana Paes e Deborah Secco garante que não tem como escolher onde a gordura vai diminuir. Portanto, se você quer o efeito de barriga chapada não vai ter outra opção: o segredo (que já não é segredo já faz um bom tempo) é mudar a alimentação e praticar exercícios físicos.

Com essas práticas você irá garantir que o corpo emagreça de forma igualitária e, para ajudar a ter o efeito de barriga chapada, você pode incluir na sua rotina alguns exercícios focados que irão desenvolver a musculatura da região.

Se quiser saber quais são eles confira o texto completo sobre exercícios para perder a barriga e o nosso passo a passo de como fazer abdominais, atividades altamente recomendadas pra quem quer perder gordura localizada no abdômen.


Referências utilizadas neste conteúdo:

SILVA, Cláudia. Efeitos do gengibre, do alho e do funcho na saúde. Disponível em <https://bdigital.ufp.pt/handle/10284/4077>

US NATIONAL LIBRARY OF MEDICINE. Extra virgin olive oil: More than a healthy fat.Disponível em <https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/30487558>

FELANPE. XV Congresso da Federação Latino Americana de Terapia Nutricional, Nutrição Clínica e Metabolismo. Disponível em <https://www.sinurgs.org.br/Noticias/574>

NATURE. Obesity, inflammation and type II diabetes. Disponível em <https://www.nature.com/articles/0802490.pdf?origin=ppub>

FOLHA DE SÃO PAULO. Como perder barriga. Disponível em <https://www1.folha.uol.com.br/equilibrioesaude/2018/05/como-perder-barriga.shtml>


Ajude a melhorar ainda mais o site, avalie:

Sua avaliação servirá para que tenhamos uma noção da qualidade dos nossos conteúdos. Além de marcar a quantidade de estrelas que esse conteúdo merece, não esqueça de deixar seu comentário.

Deixe um Comentário