Alimentos para baixar a pressão arterial

A hipertensão não tem cura, mas ela pode ser controlada com medicamentos e com refeições saudáveis. Confira um guia com 7 alimentos para baixar a pressão.

A hipertensão é uma doença crônica que atinge cerca de 30% da população brasileira. O problema é caracterizado quando os níveis da pressão sanguínea estão iguais ou acima de 14×9, isso acontece porque os vasos se contraem no momento em que o sangue circula.

A pressão alta pode trazer muitos riscos à saúde, incluindo: derrame cerebral, infarto, danos às artérias, doença coronariana, comprometimento dos rins, problemas no ossos e até morte súbita.

comidas para baixar pressão

A hipertensão pode ser perfeitamente controlada com medicamentos (que são orientados por cardiologistas), com exercícios físicos e, também, com refeições saudáveis, que incluem alimentos para baixar a pressão arterial.

7 alimentos para baixar a pressão arterial

Hipertensos não podem exagerar no sal, pois o produto é responsável pela retenção de líquidos que faz a pressão aumentar. Outros grandes vilões são o álcool e o cigarro que colaboram para o estreitamento das artérias.

Não é segredo pra ninguém que alimentação saudável, atrelada à atividade física, podem ajudar a controlar a pressão. Veja quais são os alimentos que você não pode deixar fora da sua rotina:

1- Clara de Ovos

Pode parecer surpreendente, mas o clara do ovo pode relaxar os vasos sanguíneos devido as suas propriedades clara de ovovasodilatadoras. Isso porque o alimento possui um peptídeo capaz de reduzir a ação de enzimas que afinam os vasos e colaboram para o aumento da pressão arterial.

A indicação é que seja utilizada a clara do ovo para fazer preparos como omelete, ovos mexidos, ovos cozidos ou ovos poché.

 

2-  Peixes ricos em Ômega 3

O Ômega 3 presente nos peixes possui grandes benefícios para a saúde cardiovascular e cerebral. A gordura peixes omega3considerada saudável já é objeto de estudo há muitos anos, por isso, hoje em dia, facilmente são encontradas cápsulas de óleo de peixe sendo vendidas como suplemento alimentar.

O Ômega 3 EPA e o DHA são encontrados em peixes, como sardinha e salmão, e devem ser inseridos na dieta com o objetivo de favorecer os ácidos graxos, essenciais para o pleno funcionamento do organismo.

 

3- Nozes e sementes

As nozes pertencem à família dos ácidos graxos essenciais, também são ricas em Ômega 3 e 6, que melhoram as funções cardiovasculares e cognitivas, trabalhando a favor da redução da pressão alta.nozes e sementes

Não podemos esquecer das sementes de linhaça, chia e de abóbora que, também, possuem esses óleos essenciais que são grandes aliados no combate ao estreitamento das artérias.

A recomendação é incluir de 3 a 4 nozes e 1 colher de sobremesa de sementes na alimentação. As oleaginosas podem ser ingeridas como lanches intermediários, enquanto que as sementes em saladas, iogurtes ou sucos.

 

4- Vegetais, grãos e frutas ricas em potássio

O potássio é um mineral que regulariza a água no corpo, por isso ele é benéfico para o controle da pressão, uma vez que a retenção de líquidos favorece a hipertensão.Resultado de imagem para fibras

Os alimentos para baixar a pressão arterial que contêm potássio são: feijão preto, lentilha, abóbora, cenoura, couve flor, abacate, banana, tomate, cogumelos, ovos, amora, damasco e espinafre.

 

 

5- Fibras

Aveia, farelo de trigo, verduras, frutas e grãos integrais desempenham um papel muito importante na alimentação, em especial para baixar a pressão alta, já que eles dificultam a absorção de gorduras e de colesterol ruim nos vasos sanguíneos.Resultado de imagem para cereais integrais

As fibras fazem uma verdadeira limpeza no organismo e nas artérias, promovendo uma circulação sanguínea mais eficiente.

O grande campeão nesse quesito é o farelo de trigo, ele também possui outros nutrientes como zinco, vitaminas do complexo B e magnésio que ajudam a promover o relaxamento dos vasos sanguíneos.

As fibras podem ser consumidas com as refeições, iogurtes, frutas e vitaminas.

 

6- Chá verde

A bebida é uma aliada na saúde, mas há estudos que apontam que os polifenóis, presentes no chá verde, também podem combater a pressão alta.

O poder diurético do chá verde é outro benefício que ajuda a reduzir a hipertensão.Resultado de imagem para chá verde

É recomendado ingerir até 3 xícaras diárias da bebida, de preferência, com as principais refeições e ao longo do dia, já que ele pode atrapalhar o sono.

 

7-  Beterraba

A beterraba é rica em óxido nítrico, um vasodilatador que promove o relaxamento da musculatura lisa presente nas veias eResultado de imagem para beterraba artérias, desempenhando um importante papel na regulação da pressão arterial e do fluxo sanguíneo.

Prefira comer o alimento de forma natural, como em saladas e sucos.

 

 

 

 

Alimentos que aumentam a pressão arterial

Já vimos que o excesso de sal (cloreto de sódio) é o maior responsável por aumentar a pressão, mas em que alimentos ele está presente? Na verdade, o que faz a pressão subir é o sódio, encontrado em grandes quantidades em diversos alimentos como:

  • Temperos  e molhos industrializados
  • Salgadinhos
  • Bolachas e biscoitos
  • Macarrão instantâneo
  • Embutidos (presunto, mortadela, peito de peru, salame)
  • Alimentos enlatados ou em conserva (palmito, ervilha, milho, azeitona)
  • Fast food
  • Refeições prontas e congeladas como lasanhas, pizzas, sopas, hambúrguer

Evite-os!

Agora que você já conhece os alimentos para baixar a pressão arterial, capriche na elaboração do seu cardápio semanal, e não esqueça de acrescentar as atividades físicas. Além dos alimentos citados, prefira uma alimentação mais natural, rica em frutas, vegetais, grãos e sementes, carnes magras, água, evitando produtos ultra processados. Uma vida saudável pode livrar a sua saúde de complicações com relação a doença!


Este texto foi revisado pelo Profissional: Thais Karpowiski (conheça mais sobre ele(a) clicando no link)

Ajude a melhorar ainda mais o site, avalie:

Sua avaliação servirá para que tenhamos uma noção da qualidade dos nossos conteúdos. Além de marcar a quantidade de estrelas que esse conteúdo merece, não esqueça de deixar seu comentário.

Deixe um Comentário