Alimentos Contra Queda de Cabelo – Quais os melhores? Como consumir?

Você sofre com a queda ou a falta de fortalecimento do cabelo? Aqui no Quero Viver Bem nós te ensinamos como alguns alimentos podem te ajudar. Confira!

A queda de cabelo é um problema que assusta muitas pessoas e compromete a autoestima, principalmente porque as madeixas estão diretamente associadas à imagem.

Quando os fios começam a cair, há quem pense em usar remédios caros ou fazer tratamentos que valem uma pequena fortuna. Mas, saiba que há uma forma simples e barata de evitar a queda, é só inserir em suas refeições alimentos bons ao cabelo.

Esses alimentos têm elevada concentração de nutrientes essenciais para a saúde do couro cabeludo e dos fios. Conheça, a seguir, quais são eles e aproveite para adotá-los no seu dia a dia.

Espinafre

O espinafre chama a atenção por ter ferro e clorofila. Juntas, essas substâncias equilibram a quantidade de óleo do couro cabeludo, além de regularizarem o ciclo de crescimento do cabelo e fortalecerem seu bulbo.

Na prática, isso significa que os fios se tornam mais resistentes à queda, mais soltos e mais fortes.

Agrião

O agrião tem, entre seus nutrientes, uma forma biodisponível do enxofre, que atua na produção e manutenção da queratina, um dos principais componentes do cabelo. Por isso, ao consumi-lo, é possível reforçar a estrutura dos fios, tornando-os mais volumosos e resistentes à quebra e queda.

Paralelamente, o agrião tem ativos anti-inflamatórios que melhoram a qualidade do couro cabelo e ajudam a evitar a caspa, que é um problema que também contribui para a queda dos fios.

Cenoura

Cenoura

A cenoura possui vitamina A e betacaroteno, que combatem os radicais livres e a queda do cabelo, bem como a perda da melanina, evitando fios grisalhos. Esses nutrientes melhoram a qualidade do couro cabeludo, deixando-o mais resistente, o que minimiza a perda das madeixas.

Aveia

flocos de aveia

A aveia é um alimento bom porque possui vitaminas do complexo B, que são importantes ao cabelo. Elas fortalecem o bulbo capilar e favorecem o crescimento de novos fios.

O zinco também está presente na aveia, mineral que atua diretamente no controle e equilíbrio hormonal, contribuindo para a manutenção dos fios e minimização da queda.

Soja

Soja

A soja possui elevada concentração de proteína, que é um dos principais componentes do fio de cabelo. Se não houver um consumo razoável desse macronutriente, o organismo não é capaz de produzir novos fios para repor aqueles que caíram.

Há, ainda, outro ponto a favor da soja: ela tem biotina, que é um nutriente aliado do couro cabeludo, porque melhora o funcionamento do folículo piloso, de modo a eliminar quedas e quebras de cabelos.

Morango

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O morango possui o diferencial de ter vitamina C e flavonoides em sua composição, nutrientes que melhoram a circulação sanguínea no couro cabeludo, o que favorece o fortalecimento dos fios e estimula o crescimento do cabelo.

Laranja

Laranja

A laranja oferece um combo de nutrientes importantes ao cabelo, como a vitamina C, o betacaroteno e o magnésio, além dos flavonoides, ajudando a tratar caspa e queda, além de melhorar a estrutura dos fios, deixando-os mais volumosos e resistentes.

Nozes

nozes e sementes

O ácido graxo ômega 3 é abundante nas nozes. Tal nutriente é fundamental para melhorar a qualidade dos fios, fazendo com que fiquem mais macios. Ademais, ele ajuda a reverter a perda de cabelo.

As nozes ainda possuem zinco, ferro e vitaminas do complexo B (B1, B6 e B9), que estimulam o crescimento dos fios e ajudam a aumentar o volume das madeixas, especialmente a longo prazo.

Salmão

Salmão

O salmão entra no mesmo grupo das nozes: ele tem uma boa quantidade de ômega 3. Seu diferencial está no fato de ter selênio. Essa combinação de nutrientes elimina inflamações do couro cabeludo e protege o bulbo capilar, o que deixa os fios mais resistentes desde a raiz.

Como consumir alimentos contra queda de cabelo?

Recomenda-se, sempre que possível, o consumo da versão in natura de verduras e frutas, porque a quantidade de nutrientes é sempre maior do que na opção cozida ou processada.

No que se refere à soja, dá para consumi-la em sucos, leites e no famoso tofu (em substituição ao queijo branco, por exemplo). Todas essas versões possuem elevadas quantidades de proteína.

Já no caso do salmão (inclusive de mais peixes com ômega 3), os melhores consumos são cru, cozido, assado ou grelhado, porque são mais saudáveis.

Procure inserir esses alimentos em diferentes refeições ao longo do dia, para obter uma maior quantidade de nutrientes importantes ao cabelo e couro cabeludo, combatendo eficazmente a queda.


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