Alimentos benéficos para o fígado – Saiba o que faz bem

Alimentos que fazem bem para o fígado são geralmente ácidos e que ajudam na desintoxicação corporal. Confira aqui as lista completa das comidas benéficas!

Os alimentos que fazem bem para o fígado são aqueles capazes de estimular o fluxo sanguíneo da região ou então que auxiliem nas suas funções, que são muitas. Este órgão é de extrema importância para o organismo, uma vez que desempenha mais de 200 funções. Algumas das principais funções do fígado são:

  • filtrar substâncias tóxicas da corrente sanguínea e convertê-las em substâncias que possam ser excretadas do corpo;
  • armazenar energia proveniente dos alimentos ingeridos;
  • processar medicamentos, permitindo ao corpo usá-los de forma efetiva e depois elimina-los;
  • secretar a bile, que é um “detergente” que auxilia na dissolução e aproveitamento das gorduras.

Não existe uma quantidade correta ou cardápio completo pensado exclusivamente para o fígado. No entanto, para quem tem problemas neste órgão ou quer cuidar da saúde, existem alguns alimentos chamados de hepatoprotetores, ou seja, que protegem o fígado.

Veja aqui o que incluir na sua rotina para garantir que o seu fígado tenha o rendimento máximo:

alimentação para doenças do fígado

Os 5 alimentos mais benéficos para o fígado

Própolis: O extrato de própolis é um líquido retirado do mel produzido pelas abelhas. Ele pode ser facilmente encontrado em farmácias e lojas de produtos naturais. A substância é uma das melhores fontes de bioflavonoides, capazes de estimular as funções do fígado e contribuir para a prevenção a tumores e câncer no fígado.

Abacaxi: O abacaxi auxilia na digestão correta dos alimentos, fazendo assim com que a absorção dos nutrientes para a corrente sanguínea seja efetiva. Isso fará com que o fígado consiga trabalhar melhor a toxidade dos alimentos ingeridos, selecionando aquilo que precisa ser filtrado. Além disso, a fruta é rica em potente enzima chamada bromelina.

Maçã: A maçã é importante na alimentação por conta de sua capacidade de diminuir o colesterol ruim e facilitar a digestão de gordura no organismo. Estas habilidades fazem com que o fígado não se sobrecarregue de lipídeos, podendo assim dar atenção as demais funções que desempenha.

Água e chás: A água é o combustível da vida e também do seu fígado. Ela será a responsável por hidratar o seu corpo de maneira que substâncias tóxicas tais como o álcool, gordura e drogas psicoativas sejam melhor filtradas e eliminadas. O fígado também tem a importante função de produzir bile (suco biliar) um liquido que digere as gorduras. Diariamente são produzidos 800 ml a 1L de bile por dia, o que seria impossível se não for tomado água, o que significa que não será somente seu órgão que não estará funcionando direito, mas provavelmente terá acúmulo de gordura corporal.

Gengibre: O gengibre é uma substância que melhora a digestão e também atua diretamente na produção e potência da bile, de forma que faz com que ela funcione como uma ação detergente mais eficaz. No entanto, ele deve ser acrescentado com cautela nas refeições, uma vez que em excesso pode causar dores de garganta ou cabeça. Confira aqui outros benefícios deste super alimento.

alimentos que fazem bem pro figado

Outros alimentos que fazem bem

Além destes 5 poderosos alimentos você também tem várias outras opções para agregar no seu cardápio que também tem a função de desintoxicar seu corpo. Os benefícios de garantir o bom funcionamento do fígado está o emagrecimento, fim de alergias e efeitos colaterais do sobrecarrego do órgão como dores de cabeça, dores estomacais e indisposição.

Para agradar seu paladar existem muitas possibilidades de comidas que você pode incluir na alimentação:

  • Beterraba
  • Cenoura
  • Tomate
  • Repolho
  • Cúrcuma
  • Frutas Cítricas
  • Abacate
  • Espinafre
  • Vegetais e folhas verdes
  • Nozes
  • Chá de dente de leão
  • Aspargo
  • alimentos benéficos para o fígadoAlho
  • Café
  • Couve de Bruxelas

Se você realiza o consumo excessivo de produtos como frituras, gorduras trans, industrializados, açúcar refinado e farinha branca ou então de substâncias tóxicas tais como remédios farmacêuticos e álcool pode ser que tenha uma intoxicação do fígado, ele fica sobrecarregado e não consegue trabalhar de forma adequada. Nestes casos a sua alimentação precisará mudar drasticamente, incluindo bastante água, verduras, frutas e receitas com menos sal, óleos e açúcares.

Lembre-se que para manter o seu fígado saudável você ainda deve realizar algumas atitudes preventivas  que vão além de uma dieta correta, tais como não fazer uso excessivo de bebidas alcoólicas, evitar medicamentos em excesso e sem prescrição, evitar inalar produtos de limpeza, aerossóis, inseticidas e demais produtos químicos ou cheios de aditivos – isso também vale para as comidas com conservantes.


Este texto foi revisado pelo Profissional: Thais Karpowiski (conheça mais sobre ele(a) clicando no link)

Ajude a melhorar ainda mais o site, avalie:

Sua avaliação servirá para que tenhamos uma noção da qualidade dos nossos conteúdos. Além de marcar a quantidade de estrelas que esse conteúdo merece, não esqueça de deixar seu comentário.

Deixe um Comentário