Alimentação Saudável – Guia Completo com tudo que você precisa saber sobre Alimentação Saudável

Parabéns a todos que já adotam ou para aqueles que estão em busca de informações sobre a alimentação saudável. Você faz parte do seleto grupo que entende sobre as necessidades do organismo e se preocupa com sua qualidade de vida. É sempre possível adotar uma forma saudável com valor nutricional de alimentos indicado para crianças ou jovens basta você seguir passos de uma vida saudável por guia especial.

Mas para os leigos, o que é alimentação saudável? Isso será descoberto a seguir. O que se pode adiantar é que, embora clichê, a seguinte frase está diretamente associada com este tópico: “você é o que você come”. Se você segue uma alimentação baseada em alimentos natura minimamente processados, precisa repensar na hora das compras de alimentos, não se deixe influenciar por familiares, amigos e colegas nesse momento, você tem que pensar no seu corpo.

Aprenda hoje como o consumo de alimentos processados é ruim e questões como:

  • Alimentação saudável: conceito e divisão,
  • Riscos de uma alimentação pobre,
  • Benefícios da alimentação saudável, e
  • Dicas na hora de fazer compras.

É claro que o texto não substitui uma avaliação com um profissional da saúde que poderá fazer os ajustes necessários para cada tipo de organismo. Por isso evite o que você escuta em propagandas e procure fazer uma consulta especializada.

Entenda a Alimentação Saudável

A alimentação saudável é definida como aquela que abraça todas as exigências do corpo humano, ainda mais quando feita com regularidade e atenção, desde o momento do preparo das refeições, nas atividades doméstica, um ponto importante também é: planeje compras.

Não somente sendo a fonte de nutrientes, a alimentação também envolve os aspectos sociais, culturais, sensoriais e afetivos – por isso, não apenas nos alimentos para suprir nossas necessidades orgânicas, mas também como fonte de prazer e de identidade cultural e familiar. Lembre-se também do meio ambiente e sobre os locais que servem o que você está comprando.

De toda forma, há alguns fatores que devem existir para que exista a chamada alimentação saudável. Ela precisa ser:

  • Variada,
  • Equilibrada,
  • Suficiente,
  • Acessível,
  • Colorida, e
  • Segura,

O que estes termos significam: que além da inclusão dos grupos alimentares, deve-se respeitar o consumo apropriado de cada tipo de alimento, em quantidades que atendam às necessidades da pessoa, buscando optar por alimentos in natura (menosprezando os alimentos industrializados), bem como deixar a alimentação colorida para torná-la atrativa e garantir que sua origem seja totalmente livre de componentes que afetem a saúde.

Você pode ficar atento ao local de trabalho em que eles são feitos, qual a quantidade de óleos, gorduras, variedades de alimentos nas refeições feitas, coma pequenas quantidades na hora correta, observe a composição nutricional na hora da preparação das refeições e os ingredientes que são nutricionalmente balanceados.

A alimentação saudável busca o equilíbrio entre quantidade e qualidade, por isso não se deixe enganar por propagandas comerciais ao comer em ordem, diminua as gorduras e sal, essa é uma forma de conservar os legumes em sua forma mais rica.

Como comentado, é importante incluir os vários grupos alimentares no dia a dia – cada um deles apresenta suas funções e benefícios ao organismo. Saiba quais são eles:

GRUPO DOS MACRONUTRIENTESGRUPO DOS MICRONUTRIENTES
Carboidratos,
Proteínas,
Lipídios (gorduras).
Vitaminas,
Minerais.

Estes são os grupos que, quando adotados na alimentação diária, garantem uma riqueza de nutrientes e previnem qualquer deficiência nutricional. Cada nutriente é um composto que tem funções específicas no organismo! Com a alimentação em ordem feitos na hora indicada e comer com regularidade, você vai ainda educar o seu organismo para se alimentar de forma correta.

 

É muito comum que a vida atribulada faça com que muitas pessoas deixem de se preocupar com a alimentação, porém isso faz com que o consumo pobre em nutrientes e rico em gorduras e alimentos industrializados podem trazer riscos ao organismo, pois diminui a disponibilidade de nutrientes fundamentais ao bom funcionamento deste, podendo ocasionar doenças. Educas as pessoas pela alimentação, para que os alimentos processados os deixem de ser comum no dia a dia é uma dificuldade dos nutricionistas.

Sendo assim, há diversos problemas considerados relevantes para a vida moderna por conta da falta de atenção com a alimentação saudável, como:

  1. Obesidade,
  2. Aumento do colesterol,
  3. Risco aumentado para infartos e derrames,
  4. Diabetes,
  5. Hipertensão,
  6. Gastrite.

Infelizmente, muitas pessoas ainda se preocupam mais com a estética do que com a saúde, o que faz parte da estatística do aparecimento destes problemas. Você não sabe os ingredientes e métodos usados na fabricação e venda dos produtos que se servem nas refeições.

Benefícios da Alimentação Saudável

A alimentação saudável proporciona diversos benefícios tanto para a saúde física como para a saúde mental. Por isso, se você já se alimenta de maneira adequada ou está procurando maneiras de começar a ter este tipo de alimentação, fique ainda mais influenciado(a) por meio das vantagens que estão citadas abaixo:

  • Maior disposição para o cotidiano,
  • Melhora a autoestima,
  • Previne doenças, tais como a própria obesidade, bem como câncer, artrites, osteoporose, anemia, entre várias outras,
  • Melhora o humor,
  • Diminui e combate a ansiedade e o estresse,
  • Previne sintomas desagradáveis do período menstrual,
  • Controla a pressão arterial,
  • Auxilia na perda e manutenção do peso,
  • Promove o equilíbrio hormonal,
  • Regula o organismo,
  • Aumenta a expectativa de vida,
  • Melhora a concentração,
  • Combate a insônia,
  • Fortalece o sistema imunológico.

Viu só como bons hábitos alimentares fazem bem para a saúde?

Então, por que não começa agora mesmo a partir para uma alimentação saudável? Com este guia e com as dicas abaixo, você estará apto(a) a dar os primeiros passos!

Dicas para iniciar a Alimentação saudável

Para garantir a boa saúde, alimente-se com qualidade.

Como já foi discutido, a alimentação saudável pode prevenir doenças e auxiliar no desenvolvimento físico e mental. A dieta voltada para a saúde é aquela que oferece todos os nutrientes essenciais para que o organismo funcione perfeitamente, sempre procurando fazer uso de alimentos que não tenham adição de substâncias químicas – agrotóxicos, por exemplo – dando preferência aos alimentos naturais e orgânicos.

Siga estas dicas, agora que você já sabe sobre a alimentação saudável, e garanta uma vida longa e com qualidade:

  1. Antes de qualquer coisa, nunca se esqueça do consumo de água diariamente,
  2. Nunca fique sem comer – períodos de jejum não fazem bem ao organismo,
  3. Faça as 3 refeições principais e lanches intermediários,
  4. Crie o hábito de comer frutas, legumes e verduras todos os dias,
  5. Coma devagar – a mastigação correta faz parte da alimentação saudável,
  6. Vontade incontrolável de comer? Ataque uma fruta!
  7. Vá deixando de lado os refrigerantes e as bebidas alcoólicas, alimentos embutidos, enlatados e os fast-food,
  8. Dê preferência a alimentos assados – evite os fritos,
  9. Consumo de óleos vegetais e manteigas é apenas uma porção por dia,
  10. Quanto menos sal na alimentação, melhor,
  11. Deixe de lado a gordura das carnes,
  12. Procure ter uma rotina de horários para se alimentar.

E acima de tudo, não exagere. Faça uma alimentação saudável que lhe sustente, ou seja, que tenha a quantidade certa. Para promover ainda mais sua nova vida e potencializar sua saúde, pratique também exercícios físicos. Um bom jeito de conseguir melhorar a sua alimentação é se tem habilidades culinárias, desenvolva essa ação com menos sal e açúcar e produtos não convencionais.

Alimentação Saudável em 5 Passos

Veja no infográfico abaixo a importância de se alimentar bem. Apenas controlando o que você ingere é possível sentir-se melhor, mais disposto e evitar várias doenças. Fique com 5 dicas fáceis de seguir para comer melhor:

alimentação saudável

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2 Comments

  1. mila
  2. Alexandre Silveira

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