Alimentação indicada para reduzir os sintomas da menopausa

Veja aqui quais são os alimentos mais indicados para combater os principais sintomas da menopausa, quais você deve consumir hoje mesmo e mais.

Calorões, fadiga, mal-estar, dores e dificuldades para dormir são apenas alguns dos sintomas terríveis do climatério. Esses desconfortos podem atrapalhar – e muito!- a vida de uma mulher. Mas a boa notícia é que existe uma alimentação indicada para reduzir os sintomas da menopausa.

A queda do estrogênio e da progesterona são os grandes responsáveis pelo mal-estar sentido pelas mulheres na fase entre os 45 e 55 anos, sendo um processo biológico, que pode atrapalhar a qualidade de vida feminina.

A solução pode estar na alimentação, como um meio mais natural para auxiliar no tratamento desses sintomas. A ingestão de frutas, grãos, cereais e hortaliças é essencial nessa fase da vida.

10 Alimentos que ajudam na reposição hormonal

Alimentação indicada para combater os sintomas da menopausa

A escolha dos alimentos é uma etapa importante para combater os sintomas da menopausa, além disso é necessário uma mudança no estilo de vida, optando por mais exercícios físicos.

Menos calorias, mais nutrientes para fortalecer os ossos e músculos e, também, a visita regular ao ginecologista, para acompanhar a saúde, não podem ser esquecidos.

Uma alimentação indicada para combater os sintomas da menopausa inclui:

1- Soja – Reduz a sensação de calor

A soja possui isoflavona, uma substância que substitui o estrogênio, um dos hormônios reduzidos no organismo da mulher durante a menopausa. De acordo com os especialistas, basta 3 colheres de sopa de soja por dia para que os efeitos positivos comecem a aparecer, especialmente na redução dos calorões.

2- Amora – Antioxidante

Essa fruta tão pequena e extremamente benéfica para a saúde tem o poder de eliminar as toxinas do organismo e regular os hormônios femininos. A amora é ideal para reduzir sintomas da menopausa, como ansiedade e depressão.

3- Ômega 3 – Ajuda a absorver o cálcio

O ácido graxo essencial ajuda a controlar o colesterol, prevenir doenças cardíacas e favorecer a formação óssea, fazendo com que o cálcio seja absorvido de maneira eficiente, evitando a osteoporose.

4- Inhame – Regula a progesterona

Alimentação indicada para combater os sintomas da menopausa

O tubérculo é um alimento muito nutritivo e equilibra os hormônios femininos, conferindo excelentes resultados na redução dos calorões, sintoma típico da menopausa.

5- Oleaginosas – Reduz os calorões

Outros alimentos para diminuir as famosas ondas de calor são nozes, amêndoas, castanhas e amendoim. Fonte de vitamina E, zinco, magnésio e selênio, vitaminas e minerais essenciais que promovem o bem-estar geral.

6- Grão de bico – Previne a osteoporose

Rico em proteínas e aminoácidos, o grão de bico é ideal para prevenir doenças cardiovasculares e osteoporose, uma doença que enfraquece os ossos, especialmente durante a menopausa.

Além disso, o grão de bico possui triptofano, uma substância que ajuda na produção de serotonina, hormônio responsável pela satisfação e pelo bem-estar, desse modo, elimina os sentimentos de ansiedade e depressão, durante a menopausa.

7- Proteínas – Fortalecem os músculos

Alimentação indicada para combater os sintomas da menopausa

Carnes, frango, ovos e peixes não podem deixar de fazer parte do cardápio das mulheres que estão na menopausa. As proteínas são essenciais para o fortalecimento dos músculos, que visam a sustentação do corpo e a proteção dos ossos e das articulações.

8- Sementes – Evitam os calorões

Sementes de linhaça, chia, girassol e abóbora são ricos em fibras e fitoestrogênios, que regulam os hormônios e evitam as ondas de calor causados pela menopausa.

9- Frutas – Diminuem a fadiga

As frutas conferem mais disposição durante o período da menopausa. A banana contém triptofano, que dá sensação de saciedade e bem-estar; as uvas passas e a maça ajudam no fortalecimento dos ossos; e as frutas cítricas melhoram a imunidade e eliminam a fadiga.

10- Leites e derivados – Contra a osteoporose

Fontes de cálcio, leite, iogurtes e queijos ajudam a reduzir as cólicas e os incômodos da menopausa. Além disso, combate a osteoporose, condição que enfraquece os ossos.

Além da alimentação indicada para combater os sintomas da menopausa existem alguns suplementos que podem ser introduzidos diariamente, para melhorar a saúde da mulher. Entre os principais estão:

  • Cálcio;
  • Vitamina E;
  • Vitamina C;
  • Magnésio;
  • Ômega 3;
  • Cápsulas de amora;
  • Óleo de Prímula.

É importante que a mulher busque orientação de um nutricionista antes de suplementar, desse modo, o profissional poderá avaliar as quantidades corretas para cada organismo.

O profissional ginecologista deve ser consultado periodicamente durante a menopausa, para realizar de exames e o acompanhamento clínico.


Este texto foi revisado pelo Profissional: Thais Karpowiski (conheça mais sobre ele(a) clicando no link)

Ajude a melhorar ainda mais o site, avalie:

Sua avaliação servirá para que tenhamos uma noção da qualidade dos nossos conteúdos. Além de marcar a quantidade de estrelas que esse conteúdo merece, não esqueça de deixar seu comentário.

Deixe um Comentário