Alho – 7 benefícios e intolerância ao alimento

Um alimento muito usado no preparo de receitas diversas é o alho, também muito usado para fins medicinais. Mais recentemente, ele despertou o interesse de pessoas que estão buscando emagrecer, pois estudos indicam que o alho possui inúmeros benefícios à saúde, em especial a quem quer perder peso.

Com mais de 100 compostos ativos, além de vitaminas e sais minerais, o alho conta com diversas propriedades altamente positivas ao organismo. Esse produto possui grandes concentrações de vitaminas A, C, B6 e B1, além de minerais, como selênio, ferro, manganês, cobre, potássio e fósforo, sendo muito benéfico para quem o consome regularmente.

Benefícios do alho para a saúde e a boa forma

alho

1. Ajuda na perda de peso

Pesquisas recentes indicam que o alho é um aliado fantástico para a boa forma. Em primeiro lugar, ele pode acelerar o metabolismo – conforme estudo publicado em 2011, pelo The Journal of Nutrition. A pesquisa, feita inicialmente em ratos, mostrou que o consumo de alho influenciou tanto na perda de peso quanto na redução de gordura, indicando que o alimento estimula a queima de gordura corporal.

Ao mesmo tempo, ele inibe o acúmulo de gordura, a partir de alguns de seus compostos, que atuam de forma anti-inflamatória. O alho ainda potencializa os efeitos dos exercícios físicos – inclusive, conforme estudo do Nutrition Research and Practice, o consumo foi altamente benéfico em indivíduos testados com um suplemento de extrato de alho.

2. Fortalece o sistema imunológico

O alto teor de vitamina B6 e de compostos sulfurosos, presentes no alho, contribuem para o fortalecimento do sistema imunológico, o que pode inibir o crescimento ou mesmo auxiliar na eliminação de vários fungos e diversas bactérias.

O alho amassado libera a substância alicina, que ativa a defesa do organismo contra micro-organismos, como E. coli e a Salmonela. Também, pode ajudar a prevenir alguns tipos de câncer, por exemplo, de esôfago, estômago, cólon (intestino), bexiga e próstata.

3. Combate o resfriado

Pesquisa publicada pelo Advancesin Therapy mostra uma queda de 63% no número de resfriados em pessoas que ingeriram suplementação com alho, que fortalece o organismo e espanta doenças e infecções oportunistas – que se aproveitam da baixa imunidade para atingir o corpo. Outro dado relevante da pesquisa é que a duração dos sintomas foi 70% menor em pacientes que tomaram esse suplemento de alho com alicina.

4. Auxilia no controle da glicose do sangue

benefícios do alho

Apesar de preliminares, os estudos que analisam os benefícios do alho no controle da diabetes têm se mostrado positivos. Um dos levantamentos mostrou que pessoas com diabetes tipo 2, que receberam um suplemento de 150mg de alho, apresentaram níveis destacadamente mais baixos de glicose no sangue, em comparação a outro grupo de pacientes que ingeriu placebo.

No entanto, outro estudo indicou que o alho cozido não apresentou muitos resultados, devido ao fato de que o calor destrói a alicina.

5. Reduz a pressão arterial

Há vários benefícios no consumo do alho para a pressão arterial. Um deles é causado pela produção de sulfeto de hidrogênio. As hemácias do organismo captam as moléculas do alho, ricas em enxofre, para produzir o sulfeto, que ajuda a dilatar os vasos sanguíneos, reduzindo a pressão arterial. Além disso, a alicina bloqueia a angiotensina II, que contrai os vasos.

[CONFIRA TAMBÉM: ALIMENTOS PARA BAIXAR A PRESSÃO ARTERIAL]

Intolerância ao alho

alho e seus benefícios

Apesar dos benefícios, em algumas situações, a pessoa pode ter intolerância ao alho – é importante não confundir com alergia, que é quando o sistema imunológico identifica de forma equivocada que o alimento é prejudicial ao organismo e começa a enviar anticorpos para combatê-lo.

Esse tipo de reação pode provocar urticária, inflamação da pele, espirros congestão nasal ou coriza, olhos irritados ou lacrimejantes, falta de ar, entre outros sintomas. Já com relação à intolerância, os sintomas são menos sérios, bem como as suas reações, não sendo a anafilaxia (reação alérgica grave, possivelmente fatal) uma complicação possível para o caso de a pessoa ter intolerância ao alho.

Se o indivíduo apresenta a intolerância ao alho, os sintomas possíveis são: azia, dor na região do estômago, indigestão, gases e, até mesmo, diarreia, tudo em decorrência dos efeitos do alho no organismo. Nesse caso, o melhor mesmo é evitar o consumo, para afastar qualquer mal-estar provocado pelo alimento. Outra dica é ingerir medicamentos, como antiácidos, para aliviar os sintomas.


Ajude a melhorar ainda mais o site, avalie:

Sua avaliação servirá para que tenhamos uma noção da qualidade dos nossos conteúdos. Além de marcar a quantidade de estrelas que esse conteúdo merece, não esqueça de deixar seu comentário.

1 Estrela2  Estrelas3  Estrelas4  Estrelas5  Estrelas (Ainda sem avaliações)
Loading...

Quem Leu Este Artigo também costuma ler:

Deixe um Comentário