Água termal – O que é? Funções, Benefícios e Como usar!

Você já ouviu falar na água termal? Sabia que ela tem muitos benefícios? Confira, aqui no Quero Viver Bem, como usar esse produto!

Quando o assunto é o cuidado com a pele, muitas dúvidas surgem no que diz respeito a que produtos usar e como usá-los. Dentre as várias opções, uma natural e bastante recomendada, com resultados já comprovados, é a água termal.

Conheço neste artigo que nós do Quero viver bem preparamos para você, com todas as informações que você precisa saber antes de introduzir a água termal na sua lista de produtos de cuidado da pele!

Água termal: o que é?

Água termal

A água termal é uma substância muito rica em sais minerais — e é justamente isso que a torna tão útil para o tratamento da pele. Ela é o resultado da passagem da água da chuva pelo interior de montanhas rochosas até atingir o subsolo, ficando, desta maneira, livre de poluição e de bactérias.

Quando no subterrâneo, essa água é naturalmente aquecida pelos minerais das rochas e é liberada nas famosas fontes termais, espalhadas por toda a Terra. Diferencia-se da água normal justamente pela pureza e pela grande concentração de sais minerais em sua composição.

Há diversas marcas de água termal no mercado, geralmente sendo associadas às fontes de uma determinada região do mundo. Por exemplo, as marcas de águas termais extraídas das estações termais francesas são algumas das mais famosas e consumidas no Brasil.

Qual a função da água termal?

A água termal é amplamente utilizada para o tratamento da pele, graças às suas propriedades purificantes, antioxidantes e anti-inflamatórias. Entretanto, ela é bastante utilizada para o tratamento de problemas como artrite e dores na articulação, queimaduras solares, alergias etc.

Confira abaixo os diversos benefícios da água termal e conheça um pouco mais das aplicações dela!

Quais são os benefícios da água termal?

Água termal

  • É antioxidante
  • É anti-inflamatória
  • Tem ação purificante e renovadora, acalmando e refrescando a pele;
  • Ajuda a diminuir os sintomas de queimação e alergia na pele;
  • Pela alta concentração de enxofre e zinco, ela auxilia na cicatrização;
  • Reduz o incômodo na pele após a depilação ou após o barbear.

Como usá-la?

Você pode espalhá-la ou borrifa-la diretamente na pele, de maneira uniforme, várias vezes ao dia, conforme sinta necessidade. Ao borrifa-la, mantenha o frasco a uma distância de 20cm do local.

Você também pode combiná-la com outros produtos hidratantes ou protetores solares para potencializar o resultado, aplicando-a antes deles. Alguns maquiadores profissionais até fazem uso da água termal para limpar a pele antes da aplicação da primeira camada de maquiagem, para obter um melhor resultado.

Água termal

Todos podem usá-la?

A resposta é sim! Todas as pessoas, com todos os tipos de pele, podem fazer uso da água termal. Mas, o melhor é sempre consultar o seu dermatologista para saber se o uso dela não irá atrapalhar o tratamento que você está realizando. Afinal, cada caso é um caso, não é?

Mas, a princípio, não há contraindicações ao uso da água termal, sendo indicada para todas as idades.

Porém, é preciso ter alguns cuidados. Nunca agite o frasco antes de borrifá-lo e mantenha-o sempre a uma distância considerável da pele (cerca de 20cm), a fim de evitar uma pressão muito grande na pele.


Ajude a melhorar ainda mais o site, avalie:

Sua avaliação servirá para que tenhamos uma noção da qualidade dos nossos conteúdos. Além de marcar a quantidade de estrelas que esse conteúdo merece, não esqueça de deixar seu comentário.

Deixe um Comentário