Água de Coco – Benefícios Para Saúde, Corpo e Beleza

O coco verde tem em seu interior uma água esbranquiçada e de gosto doce e extremamente saboroso, sendo muito benéfico para o corpo. Em muitos países não se tem o costume de tomar água de coco como consumimos aqui no Brasil. Porém, o hábito deveria espalhar-se. Ao longo do texto, você entenderá o porquê.

Veja, abaixo, algumas informações sobre a água de coco. Leia sobre informações nutricionais, vitaminas, minerais e outros nutrientes encontrados nessa bebida. Também, fique por dentro de como usar o líquido, não apenas na cozinha ou em receitas culinárias, mas também pra cuidar da pele e do cabelo.

Informações Nutricionais da Água de Coco

água de coco faz bem

A bebida é composta, basicamente, por água, equivalente a 94% de todo o seu conteúdo. Porém, no meio de tanta água, é possível encontrar abundância de nutrientes, como sais minerais, vitaminas, antioxidantes e aminoácidos, que podem prevenir o surgimento de diversas doenças. Veja os principais:

Isotônico Natural

Os eletrólitos presentes na água de coco ajudam a reidratar o organismo, pois reabastecem a água que estava em falta. Com a perda de água, muitos dos eletrólitos são eliminados pelo suor ou pela urina, mas a presença deles no coco equilibra os níveis, hidratando o organismo após a prática esportiva intensa ou exposição prolongada ao sol.

É muito indicado o consumo de água de coco para pacientes com diarreia e/ou vômito, já que o quadro promove a desidratação do organismo e, também, em casos de pacientes que estão passando pelo procedimento de quimioterapia.

Seu poder de hidratação é tão alto que supera os isotônicos em 20 vezes na quantidade de potássio, possuindo 3 vezes mais cloretos e 1,5 vezes mais magnésio, sendo metade da quantidade de sódio, conservantes e calorias que as bebidas tradicionais possuem.

Combate à Ressaca

benefícios da água coco para a saúde

Parte disso deve-se ao poder de hidratação da água de coco,  pois o álcool faz urinar em excesso, causando a desidratação. Os sintomas são mal-estar, dor de cabeça, enjoo, sede, tontura e cansaço. Portanto, recomenda-se ingerir a água de coco após o consumo alcoólico ou no dia seguinte. A quantidade deve ser entre 500ml a 1L, podendo aumentar ou diminuir, conforme a quantidade de álcool consumida.

Diminui a Fadiga e Melhora o Humor

A desidratação não leva só à sede, mas também diminui a capacidade do cérebro de responder às funções do organismo, como as musculares. A pessoa fica com lentidão no pensamento e nas atividades que pratica. Isso leva à fadiga física e mental, que pode até causar estresse. A água de coco hidrata o corpo, normalizando suas atividades e seu metabolismo, evitando o cansaço e estresse.

Combate o Envelhecimento

A água de coco é rica em vitamina C e vitaminas do complexo B, que são poderosos antioxidantes, atuando no combate aos radicais livres, evitando a oxidação das células e o envelhecimento precoce do nosso corpo. O efeito, a longo prazo, é notado principalmente na pele, por ser o maior órgão visível e externo do corpo.

Auxilia o Trato Urinário

Quando a eliminação da urina é constante, há maiores chances de se manter longe as bactérias que costumam causar cistite e atingir outras partes do trato urinário. Como a água de coco é um diurético natural, é mais difícil contrair infecções na região.

Além de tudo, previne a formação dcálculo renal. Um estudo descobriu que a água de coco impede que os cristais grudem nos rins e em outras partes do trato urinário, reduzindo o número de cristais (pedras) formados na urina.

Melhora a Pressão Arterial

A água de coco consegue ajudar a diminuir e regular a pressão arterial, devido à alta concentração de potássio encontrado na bebida. Outro fator que auxia a regular a pressão arterial é o fato da bebida ser diurética.

Ajuda a Beleza

água coco para beleza

A água de coco pode ser usada também como um cosmético natural, sem contraindicações. Ela não faz bem só de dentro para fora, podendo ser usada externamente para deixar você mais elegante. Veja:

  • Pele – ótima para hidratar rosácea, acne, cicatrizes, estrias etc. Elimina a oleosidade e deixa a pele tonificada. Após a pele limpa, basta borrifar ou passar, com o auxílio de um algodão, a água de coco por todo o rosto;
  • Caspa – se você sofre com o problema, enxágue o couro cabeludo, após o banho, com água de coco para prevenir;
  • Cabelo – é possível enxaguar o cabelo com água de coco, ou borrifando com ele seco, ou mesmo usando o óleo de coco para as pontas. Ele ficará macio e brilhoso!

Quem não gosta de uma água de coco gelada, principalmente se estiver calor? Ela é realmente deliciosa e refrescante, e agora sabemos de seus incríveis benefícios! Prefira sempre a versão natural, direto do coco. Se não for possível, lembre-se de ler o rótulo da água de coco que estiver comprando: nada de aromatizantes, corantes e outros produtos químicos, viu?


Este texto foi revisado pelo Profissional: Thais Karpowiski (conheça mais sobre ele(a) clicando no link)

Ajude a melhorar ainda mais o site, avalie:

Sua avaliação servirá para que tenhamos uma noção da qualidade dos nossos conteúdos. Além de marcar a quantidade de estrelas que esse conteúdo merece, não esqueça de deixar seu comentário.

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Deixe um Comentário