Água com Açúcar Acalma – Ela Funciona? Quando é indicada?

Certamente você já ouviu a afirmação que água com açúcar acalma. Será que é um mito ou verdade? Descubra a resposta e veja outros métodos de se acalmar.

Água com açúcar acalma, essa é a afirmação mais ouvida entre as pessoas quando alguém está passando por um momento de estresse, ansiedade ou ataque de nervos.

Essa colocação é muito antiga, desde os tempos da vovó acreditava-se que essa mistura poderia deixar a pessoa mais serena e calma. O composto é indicado para minimizar qualquer tipo de estresse nervoso causado por uma ação momentânea.

Mas, será que existe uma explicação para essa crença popular?

água com açúcar é calmante

Quando ingerimos qualquer tipo de bebida ou alimento açucarado, rapidamente nosso organismo metaboliza e o transforma em energia. Esse é um dos motivos de o porquê o açúcar pode ser assimilado com o bem estar, já que o ingrediente faz o cérebro transmitir uma sensação de saciedade, prazer e satisfação.

A água com açúcar acalma de verdade?

Na realidade, é um mito dizer que a água com açúcar acalma, isso porque não existe nenhum elemento sedativo nessa mistura. Tudo não passa de uma crença popular enraizada na cultura do povo e que muitos acabam sentindo um efeito calmante devido a fato de apenas acreditar nisso.

Os efeitos da água com açúcar possuem o efeito placebo, um procedimento que apresenta efeitos sobre o organismo movidos pela crença ou pelo psicológico. Ou seja, a pessoa ingere a mistura e acredita fortemente que ficará mais calmo, com isso, consegue controlar seus impulsos nervosos.

Não podemos esquecer que existe a teoria da liberação da serotonina promovida pelo açúcar, por isso, pode ocorrer que o prazer e bem estar seja confundido com a calma.

água com açúcar

Em suma, para efeitos médicos e científicos, a água com açúcar propriamente dita, não possui efeitos sedativos. Entretanto, o seu efeito placebo é reconhecido, sendo uma estratégia muito bastante utilizada em industrias farmacêuticas para testar novos medicamentos.

Já existem tratamentos inclusive que usam a psicologia para acalmar a mente de pessoas ansiosas, é bem provável que água co açúcar funcione como um truque para convencer uma pessoa que está tudo bem  e que ela precisa de fato, ficar mais tranquila.

Truque no qual, nossos ancestrais conheciam muito bem. Afinal, quase todo mundo já tomou um copo de água com açúcar acreditando que ficaria mais calmo.

Vantagens de consumir água com açúcar

No campo nutricional, não existem vantagens em consumir água com açúcar, inclusive pode ser perigoso se a pessoa for diabética, podendo ocorrer picos graves de hiperglicemia no sangue.

Como não passa de uma crença, as vantagens podem ser relacionadas ao psicológico do indivíduo modificado com o consumo da mistura. No entanto, isso não tem comprovação científica.

Perigos dessa Crença

De acordo com os especialistas, o consumo em excesso de açúcar não deve ser incentivado, ainda mais em tempos onde a nutrição está no alvo de questionamentos sobre o que faz ou não mal à saúde.

O açúcar é um dos grandes vilões, especialmente o refinado que aumenta as chances de diabetes, gastrite, obesidade e problemas intestinais. Além disso, existem estudos que mostram a ligação do ingrediente à outros males, inclusive o câncer.

O açúcar vicia, quanto mais você consome, mais o seu cérebro estimula a produção de dopamina promovendo a sensação de bem estar e prazer. No entanto, o seu consumo excessivo prejudica o aprendizado e a memória.

Especialistas alertam que muitas mães oferecem água com açúcar para acalmar os bebês quando estão chorando muito, mas essa prática não é saudável para o pequeno, já que a estimulação ao paladar doce já está criando um mau hábito.

De fato, é normal uma criança parar de chorar com o consumo de água com açúcar, mas isso pode estar relacionado a diversos fatores como: Fome e falta de açúcar no sangue, além disso, não se pode esquecer que o doce cria uma sensação de felicidade, inclusive nos bebês.

Alternativas Mais Eficientes

água com açúcar

Se você está estressado, nervoso ou ansioso existem outras armas para mudar a situação. Ao invés de água com açúcar, que tal tomar um chá de camomila para acalmar?

Experimente outras terapias naturais como a atividade física e o suco de maracujá. Ingerir água com açúcar faz mal à saúde. Não tenha essa estratégia como hábito de vida!

Persistindo os sintomas de estresse, ansiedade  e nervosismo, procure orientação médica para avaliar a saúde e iniciar um tratamento.


Ajude a melhorar ainda mais o site, avalie:

Sua avaliação servirá para que tenhamos uma noção da qualidade dos nossos conteúdos. Além de marcar a quantidade de estrelas que esse conteúdo merece, não esqueça de deixar seu comentário.

Deixe um Comentário