Agrião: para que serve, benefícios, propriedades e mais

Você sabia que além de nutritivo o agrião é super versátil? Ele pode ser usado desde saladas, refogados, caldos, sopas e até mesmo em rabadas! Veja aqui todos os seus benefícios para a saúde, como incluir na alimentação e mais.

Você sabia que além de nutritivo o agrião é super versátil? Ele pode ser usado desde saladas, refogados, caldos, sopas e, até mesmo, em rabadas. Suas propriedades são altamente nutritivas e fazem super bem ao organismo, como a prevenção da anemia e, até mesmo, o controle da pressão.

Nasturtium officinale, seu nome científico, é um vegetal nativo da Europa e Ásia Central. O agrião é facilmente cultivado em locais úmidos, como rios, riachos e córregos. Riquíssimo em vitaminas, atua como descongestionante e auxilia no processo digestivo. Conheça mais detalhes sobre o agrião e veja como incluí-lo em seu cardápio:

Propriedades do agrião

Agrião: para que serve, benefícios, propriedades e mais

O agrião possui nutrientes essenciais para o bom funcionamento do organismo, já que é rico em vitaminas A, do complexo B, C e K. Também possui minerais, como potássio, ferro, cálcio e fósforo. Além disso, o vegetal possui baixíssimas calorias, o que ajuda a manter o peso. Há boas quantidades de carotenos e folatos.

Em 1 xícara de agrião cru tem apenas 4 calorias!

Apesar de suas propriedades benéficas, gestantes no início da gravidez e pessoas que sofrem com gastrite ou problemas renais devem moderar o consumo.

Benefícios do agrião

O agrião tem muitos benefícios a proporcionar:

  • Reduz a pressão arterial;
  • Fortalece os ossos e os dentes;
  • Mantém os músculos saudáveis e fortalecidos;
  • Cuida do bom desenvolvimento de crianças;
  • Contribui na prevenção contra a diabetes;
  • Auxilia no processo de emagrecimento;
  • Combate e ameniza os sintomas de doenças respiratórias;
  • Reforça o sistema imunológico, evitando gripes e resfriados;
  • Proporciona energia suficiente ao organismo;
  • Combate o câncer e o crescimento de tumores;
  • Previne a anemia;
  • Melhora o funcionamento da tireóide;
  • Melhora a saúde dos olhos;
  • Deixa a pele mais bonita;
  • Previne doenças cardíacas;
  • Auxilia no processo digestivo.

Para que serve

Agrião: para que serve, benefícios, propriedades e mais

Como pode ver, o agrião é realmente uma verdura bem versátil. Possui inúmeros benefícios para a saúde, desde o tratamento de alguns problemas, até a prevenção de certas doenças. Além disso, a planta também pode ser preparada de diversas maneiras, com isso é bem simples de incluí-la em sua alimentação diária.

Como consumir

O agrião pode ser consumido de várias formas, possibilitando aproveitar todos os seus benefícios e o seu sabor durante todo o dia. É possível fazer suco (funciona muito bem como detox!), refogado, sopas, caldos ou, da forma mais simples, salada.

Salada com agrião

A forma mais simples e natural é fazer salada com as folhas de agrião. Para isso, comece separando as folhas que irá utilizar, descartando as amareladas e danificadas. Corte os talos mais grossos e lave muito bem em água corrente. Em seguida, higienize as folhas.

Com elas bem lavadas, basta temperar como de costume, ou com sal, azeite e limão. O sabor do agrião é bem característico e forte. Se você não gosta de sabores demasiadamente intensos, acrescente outro(s) item(ns) em sua salada, como alface, tomate, pepino e cenoura ralada. Se gostar de sabores agridoces, acrescente pedaços de manga.

Agrião refogado com alho

Essa receita é um prato cheio para servir no almoço ou no jantar. Para começar, escolha, lave e higienize as folhas do agrião. Corte os talos mais grossos e se o pé for grande demais, corte-os ao meio. Feito isso, reserve.

Em uma frigideira, coloque azeite (a quantidade deve ser suficiente para refogar a porção de agrião) e 3 dentes de alho para cada maço de agrião. Você pode diminuir ou aumentar a quantidade, de acordo com o seu gosto e com a quantidade que está fazendo.

Refogue o alho no azeite e, quando começar a dourar, acrescente o agrião (retire a água antes), refogando até murchar. Para finalizar, tempere com sal e pimenta a gosto.

 

Viu só como o agrião é um alimento super nutritivo e bem versátil na cozinha? Você pode criar pratos e acompanhamentos incríveis e saborosos com ele. Teste aí em sua casa e depois volte aqui pra contar a sua receita!


Este texto foi revisado pelo Profissional: Thais Karpowiski (conheça mais sobre ele(a) clicando no link)

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