Você sabia que além de nutritivo o agrião é super versátil? Ele pode ser usado desde saladas, refogados, caldos, sopas e, até mesmo, em rabadas. Suas propriedades são altamente nutritivas e fazem super bem ao organismo, como a prevenção da anemia e, até mesmo, o controle da pressão.
Nasturtium officinale, seu nome científico, é um vegetal nativo da Europa e Ásia Central. O agrião é facilmente cultivado em locais úmidos, como rios, riachos e córregos. Riquíssimo em vitaminas, atua como descongestionante e auxilia no processo digestivo. Conheça mais detalhes sobre o agrião e veja como incluí-lo em seu cardápio:
Propriedades do agrião
O agrião possui nutrientes essenciais para o bom funcionamento do organismo, já que é rico em vitaminas A, do complexo B, C e K. Também possui minerais, como potássio, ferro, cálcio e fósforo. Além disso, o vegetal possui baixíssimas calorias, o que ajuda a manter o peso. Há boas quantidades de carotenos e folatos.
Em 1 xícara de agrião cru tem apenas 4 calorias!
Apesar de suas propriedades benéficas, gestantes no início da gravidez e pessoas que sofrem com gastrite ou problemas renais devem moderar o consumo.
Benefícios do agrião
O agrião tem muitos benefícios a proporcionar:
- Reduz a pressão arterial;
- Fortalece os ossos e os dentes;
- Mantém os músculos saudáveis e fortalecidos;
- Cuida do bom desenvolvimento de crianças;
- Contribui na prevenção contra a diabetes;
- Auxilia no processo de emagrecimento;
- Combate e ameniza os sintomas de doenças respiratórias;
- Reforça o sistema imunológico, evitando gripes e resfriados;
- Proporciona energia suficiente ao organismo;
- Combate o câncer e o crescimento de tumores;
- Previne a anemia;
- Melhora o funcionamento da tireóide;
- Melhora a saúde dos olhos;
- Deixa a pele mais bonita;
- Previne doenças cardíacas;
- Auxilia no processo digestivo.
Para que serve
Como pode ver, o agrião é realmente uma verdura bem versátil. Possui inúmeros benefícios para a saúde, desde o tratamento de alguns problemas, até a prevenção de certas doenças. Além disso, a planta também pode ser preparada de diversas maneiras, com isso é bem simples de incluí-la em sua alimentação diária.
Como consumir
O agrião pode ser consumido de várias formas, possibilitando aproveitar todos os seus benefícios e o seu sabor durante todo o dia. É possível fazer suco (funciona muito bem como detox!), refogado, sopas, caldos ou, da forma mais simples, salada.
Salada com agrião
A forma mais simples e natural é fazer salada com as folhas de agrião. Para isso, comece separando as folhas que irá utilizar, descartando as amareladas e danificadas. Corte os talos mais grossos e lave muito bem em água corrente. Em seguida, higienize as folhas.
Com elas bem lavadas, basta temperar como de costume, ou com sal, azeite e limão. O sabor do agrião é bem característico e forte. Se você não gosta de sabores demasiadamente intensos, acrescente outro(s) item(ns) em sua salada, como alface, tomate, pepino e cenoura ralada. Se gostar de sabores agridoces, acrescente pedaços de manga.
Agrião refogado com alho
Essa receita é um prato cheio para servir no almoço ou no jantar. Para começar, escolha, lave e higienize as folhas do agrião. Corte os talos mais grossos e se o pé for grande demais, corte-os ao meio. Feito isso, reserve.
Em uma frigideira, coloque azeite (a quantidade deve ser suficiente para refogar a porção de agrião) e 3 dentes de alho para cada maço de agrião. Você pode diminuir ou aumentar a quantidade, de acordo com o seu gosto e com a quantidade que está fazendo.
Refogue o alho no azeite e, quando começar a dourar, acrescente o agrião (retire a água antes), refogando até murchar. Para finalizar, tempere com sal e pimenta a gosto.
Viu só como o agrião é um alimento super nutritivo e bem versátil na cozinha? Você pode criar pratos e acompanhamentos incríveis e saborosos com ele. Teste aí em sua casa e depois volte aqui pra contar a sua receita!
Ajude a melhorar ainda mais o site, avalie:
Sua avaliação servirá para que tenhamos uma noção da qualidade dos nossos conteúdos. Além de marcar a quantidade de estrelas que esse conteúdo merece, não esqueça de deixar seu comentário.