Agachamento sumô – Benefício, Como executar e Quem pode praticar

Já ouviu falar no agachamento sumô? Esse tipo de agachamento é uma variação muito benéfica do tradicional exercício. Confira como praticar aqui, no QVB!

Devido à busca por uma gama maior de variações de exercícios para aumentar o volume e definir as pernas ou os glúteos e a panturrilha é que surgiu o agachamento sumô.

Esse tipo de agachamento é um ótimo exercício para trabalhar todos os músculos das pernas, já que ele é uma variação do agachamento tradicional. No agachamento sumô, usamos uma posição exageradamente aberta entre os pés para conseguir atingir músculos adutores que não são atingidos nos agachamentos convencionais.

O mais interessante dessa prática é que ela não sobrecarrega a coluna, devido à sua forma de execução. Quer saber mais como funciona? Confira os benefícios do exercício e como praticá-lo, só aqui no Quero Viver Bem!

Agachamento sumô

Benefícios do agachamento sumô

  • Trabalha abdômen;
  • Endurece a musculatura inferior;
  • Trabalha vários músculos ao mesmo tempo;
  • Diminui a celulite;
  • Não precisa de hack para ser executado;
  • Não sobrecarrega a lombar;
  • Aumenta o glúteo;
  • Tem muitas variações de execução;
  • Melhora a circulação sanguínea;
  • Ajuda a emagrecer.

[VEJA TAMBÉM: BENEFÍCIOS DO AGACHAMENTO]

Como fazer?

Agachamento sumô

  1. Afaste as pernas e os pés, deixando-os ligeiramente encurvados para fora;
  2. Após separar os pés, coloque as mãos na frente do abdômen, ou segure uma barra para ajudar no equilíbrio;
  3. Em seguida, faça o agachamento abaixando em direção ao solo, mantendo a coluna reta, os calcanhares em contado com o chão e evitando mover os joelhos para frente;
  4. Volte à posição inicial e repita a descida.

Quem pode praticar?

Qualquer pessoa pode praticar o agachamento sumô, desde que não possua nenhum problema no joelho, pois a carga sobre essa articulação é um pouco pesada. Porém, se os movimentos forem executados da forma correta e com cuidados, o exercício pode ajudar no fortalecimento do joelho.

Para quem não tem problemas articulares não existem impedimentos para fazê-lo. Deve-se apenas respeitar os seus limites e começar de forma gradativa.

[VEJA TAMBÉM: AGACHAMENTO COM APARELHOS E BARRAS – COMO FAZER?]

Agachamento sumô

Informações importantes para iniciantes

Procure fazer o exercício com a ajuda de uma barra, para se equilibrar, e sem a adição de peso. No começo, utilize apenas o peso corporal e, conforme vai evoluindo e o exercício acabe se tornando mais fácil, adicione aos poucos o peso e também trabalhe as variações desse exercício, conforme a indicação de um preparador físico.


Este texto foi revisado pelo Profissional: Eduardo Lembi (conheça mais sobre ele(a) clicando no link)

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