Agachamento com Aparelhos e Barras – Os Mais Comuns e Os Resultados Esperados

Os agachamentos são os principais exercícios para conseguir pernas e bumbum durinhos. Confira aqui os principais tipos de agachamento para fazer com o uso de aparelhos (halteres, barras e pesos) e conseguir acelerar o ganho de resultados!

Quem quer deixar o bumbum durinho e ter coxas grossas sempre apela para o agachamento, pois esse exercício é um dos mais completos da musculação! Ele trabalha vários músculos ao mesmo tempo e ativa os grandes músculos. Além disso, ele melhora a flexibilidade, queima calorias (em alta intensidade) e define o abdômen!

Viu só como o agachamento é ótimo? Mas, para aproveitar tudo isso, o exercício precisa ser executado com cuidado e corretamente. O agachamento com aparelhos e barras é uma boa alternativa de exercício, já que ajuda a trabalhar e executar cada movimento corretamente.

Conheça os exercícios mais comuns, saiba como fazer e quais resultados esperar:

Principais exercícios de agachamento com aparelhos e barras

Há vários exercícios de agachamento com aparelhos e barras. Tudo pode parecer a mesma coisa, porém cada um tem uma função e obtém um resultado específico.  Procure trabalhar esses exercícios de acordo com os seus objetivos.

Seja qual for o objetivo e o exercício realizado, procure sempre executá-lo de maneira correta. Isso evita lesões e garante melhores resultados. Veja alguns desses exercícios:

Agachamento livre com barra ou halter

Esse exercício é ótimo para ativar os músculos dos glúteos. Se feito corretamente, acima de 90º ou mais profundo, auxiliará no endurecimento do bumbum. Para realizá-lo:

  1. Mantenha os pés paralelos e alinhados com o quadril;
  2. Contraia o abdome durante todo o exercício — isso estabiliza a lombar e evita danos;
  3. Agache flexionando os joelhos, porém, eles nunca devem ultrapassar a linha dos pés.

É importante que os joelhos nunca se encontrem ao agachar. Se isso acontecer, poderá causar lesões na patela. Portanto, mantenha sempre os joelhos alinhados e o abdômen contraído.

agachamento com halteres

Agachamento Smith

O agachamento Smith é um exercício que trabalha o desenvolvimento dos músculos da região superior das pernas. É feito em uma máquina que proporciona mais segurança na hora da execução, diminuindo o risco de lesões. Mesmo no equipamento, o exercício precisa ser feito corretamente para alcançar os resultados:

  1. Posicione a barra em cima do seu trapézio;
  2. Posicione as pernas na largura dos ombros;
  3. Os joelhos devem estar apontados para frente e em frente ao quadril, que deverá estar alinhado com os ombros e a barra;
  4. Agache até os joelhos alcançarem 90º — posição de sentar-se em uma cadeira;
  5. Volte à posição original.

Alguns erros podem ser cometidos nesse exercício que sabotam os resultados. A barra nunca deverá estar posicionada na nuca — muita gente faz isso! Para proteger a lombar, nunca empine o bumbum. O movimento correto assemelha-se ao ato de sentar-se em uma cadeira. Assim como em outros agachamentos, o abdomên deve estar contraído.

agachamento smith

Agachamento com barra (squats)

Esse é o melhor exercício para trabalhar os músculos da perna e dos glúteos. Além de endurecer e modelar a região, o agachamento com barra também estimula a produção de testosterona e hormônios do crescimento. Para fazer o exercício:

  1. Posicione os pés na mesma largura dos seus ombros, a ponto dos dedos deverá ficar com uma abertura de 30º para fora;
  2. Encaixe a barra nas omoplatas e segure com a palma das mãos os pulsos para baixo, porém, nunca sustente o peso com os pulsos;
  3. Agache até o ângulo de 90º — como se fosse sentar em uma cadeira;
  4. Volte à posição original usando as coxas para subir, mantendo as costas sempre retas.

Alguns erros são bem comuns, como posicionar a barra na nuca ou ainda colocar pressão nas costas. Essas falhas causam problemas sérios na lombar, como a hérnia de disco. Se está começando, não use altas cargas. Para principiantes o peso da barra é suficiente. Coloque mais carga conforme for avançando no treinamento.

agachamento com barra

Dicas para agachamento

Há vários outros tipos, como o afundo, terra ou com bola. Cada um deles trabalha um conjunto de músculos específicos. Porém, todos eles precisam ser executados corretamente, a fim de evitar lesões. Confira aqui tudo o que é preciso saber para que seu agachamento seja feito da maneira certa.

Respirar adequadamente também evita danos, assim como manter a postura certa e o abdômen contraído durante a série. Sempre intercale os treinos, não repetindo os exercícios realizados no dia seguinte. É preciso que os músculos descansem por um período (no caso do agachamento, em média 48 horas), pois esse tempo faz com que o músculo recomponha-se e no próximo treino receba outro estímulo.


Este texto foi revisado pelo Profissional: Eduardo Lembi (conheça mais sobre ele(a) clicando no link)

Ajude a melhorar ainda mais o site, avalie:

Sua avaliação servirá para que tenhamos uma noção da qualidade dos nossos conteúdos. Além de marcar a quantidade de estrelas que esse conteúdo merece, não esqueça de deixar seu comentário.

Deixe um Comentário