Virou moda passar açúcar no cabelo para deixá-lo mais belo. Afinal, o produto é utilizado para duas finalidades, especificamente: hidratar os fios e esfoliar o couro cabeludo. Mas, saiba que esse tipo de prática faz mal para a saúde capilar. Entenda, a seguir, o porquê.
Açúcar no cabelo para hidratação
Não há comprovação científica de que o açúcar hidrate o cabelo. O resultado que as pessoas notam de maior maleabilidade nos fios provavelmente é um efeito placebo ou que ocorreu devido a outros produtos utilizados.
Por exemplo, geralmente é feita uma mistura de condicionador ou máscara para cabelo com açúcar. No entanto, o que hidrata os fios é justamente este último produto e não o açúcar, porque o alimento não tem propriedades hidratantes comprovadas.
Existe, inclusive, outro risco ao adotar essa mistura, o de comprometer a qualidade de xampus, condicionadores, máscaras e afins, já que adicionar açúcar a esses produtos pode alterar a capacidade de hidratação.
Açúcar no cabelo para esfoliação
O açúcar é bastante utilizado na esfoliação da pele e, neste caso, ele é efetivo e seguro. No entanto, isso não se aplica ao couro cabeludo, região essa que é mais sensível a danos, e os grãos do açúcar são altamente abrasivos.
Justamente por isso usar açúcar para esfoliar o couro cabeludo é uma roubada. O risco de lesionar a área é altíssimo, resultando em feridas, coceira e inchaço. Em casos mais graves, poderão surgir pequenas cicatrizes, onde o cabelo não crescerá e resultará em falhas.
Então, como esfoliar o couro cabeludo de forma segura? A dica é utilizar produtos específicos para esse fim, porque eles possuem tecnologia própria e veículo que não provoca agressões ou lesões.
Assim será possível realizar uma limpeza profunda do couro cabeludo, inclusive dos fios, sem machucá-lo. O diferencial é que esses produtos ainda contam com substâncias específicas que ajudarão a tratar os fios durante a esfoliação, portanto, valem o investimento.
Ajude a melhorar ainda mais o site, avalie:
Sua avaliação servirá para que tenhamos uma noção da qualidade dos nossos conteúdos. Além de marcar a quantidade de estrelas que esse conteúdo merece, não esqueça de deixar seu comentário.