Açúcar demerara – Benefícios, Tabela Nutricional, Consumo e Contraindicações

Sabe qual é a diferença do açúcar demerara para os outros? Acontece que esse é um tipo mais natural, sem a adição de químicos. Confira tudo, aqui no QVB!

Todos querem uma vida mais saudável. Por isso, a procura por substitutos mais saudáveis para o açúcar aumentou. Entre os queridinhos, encontra-se o açúcar demerara, uma opção que apresenta menos aditivos químicos.

A cor escura do açúcar significa que ele possui mais vitaminas e sais minerais, já que não passou por um refinamento. Nesse caso, o refinamento é leve, garantindo maior quantidade de nutrientes com pouco ou nenhum aditivo químico.

Em resumo, é mais saudável que o açúcar cristal ou o refinado tradicional, apesar de ter as mesmas calorias. Mas, além disso, há ainda mais benefícios em optar por esse tipo de açúcar. Confira, a seguir, quais são os principais!

Açúcar demerara

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Tabela Nutricional do Açúcar Demerara

Como dito anteriormente, o açúcar demerara passa por um processo de refinamento leve, permitindo que os grãos mantenham seus nutrientes. Aliás, quanto mais escuro o grão, mais nutrientes ele possui.

Em 100 g de açúcar demerara, encontra-se:

Apesar de ser menos processado e por isso conter alguns nutrientes, não podemos considerar o açúcar demerara um bom alimento. Ele é um açúcar riquíssimo em carboidratos, tem muitas calorias e alto índice glicêmico. Pode-se dizer que é uma versão “menos pior” do açúcar comum, portanto, consuma com moderação.

Açúcar demerara

Benefícios

Entre os benefícios do açúcar demerara em relação ao branco, destaque para:

Menos aditivos químicos

Para chegar até a sua mesa, o açúcar tradicional passa pelo refinamento. Nesse processo, é utilizado uma série de aditivos químicos que, quando consumidos em excesso, causam intoxicação no organismo.

Além disso, esse mesmo processo faz com que o açúcar perca alguns de seus nutrientes – por esses motivos possui uma cor branca. Ou seja, quanto mais branco o açúcar, maior a quantidade de aditivos químicos recebidos.

O açúcar demerara passa por um processo de refinamento leve, recebendo pouco ou quase nada de aditivos, por isso se torna melhor que a versão tradicional.

Mais nutrientes

Quando comparado aos outros tipos de açúcares, o demerara conta com mais nutrientes e vitaminas, como cálcio, ferro e vitaminas do complexo B. Contudo, é um ingrediente que não deixa de ser açúcar. Apesar de mais nutrientes, tem bastante calorias.

Açúcar demerara é melhor que outros açúcares?

Açúcar demerara

Há vários tipos de açúcares no mercado, como:

Apesar de algumas versões serem açúcares mais saudáveis, são açúcares, o que significa que possuem grandes quantidades de carboidratos. Optar pelo açúcar demerara é escolher um ingrediente menos prejudicial que os outros.

A diferença entre eles é:

  • Açúcar branco cristal e refinado: passa por processos de refinamento, perdendo sais minerais e vitaminas com aditivos químicos;
  • Açúcar demerara: passa por um processo de refinamento leve, mantendo suas vitaminas e sues sais minerais sem a adição de aditivos químicos;
  • Açúcar mascavo: é adquirido a partir do caldo de cana, não possui nenhum tipo de aditivos químicos;
  • Açúcar de coco: é natural e possui menor índice glicêmico entre os outros, além de não contar com aditivos.

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Dicas de consumo

O açúcar demerara pode ser usado no lugar de outros açúcares, como o branco (cristal ou refinado), mascavo ou até de coco. Pode ser empregado em várias receitas de bolos, tortas, geleias e, até mesmo, para fazer café. Mas, como já falado, possui as mesmas calorias que os outros açúcares, então é preciso ter moderação.

Em termos calóricos, a quantidade calórica entre os açúcares demerara, mascavo ou branco são as mesmas: cerca de 4 calorias para cada 1 grama de açúcar. A grande diferença está nos nutrientes que acompanham o açúcar.

Evite o consumo exagerado de qualquer tipo de açúcar, pois esse produto pode causar problemas, devido ao seu alto índice glicêmico. O ideal é evitar o uso, optando por adoçar receitas com ingredientes naturais, como banana madura, mel e uva-passa.

Na dúvida entre qual açúcar escolher? Escolha a opção mais escura. Isso significa que não houve o acréscimo de aditivos químicos.

Na verdade, o ideal mesmo é não adoçar os alimentos, acostumando o paladar com o real sabor da comida. Mas, como nem sempre é possível, prefira usar, em poucas quantidades, os açúcares menos refinados ou adoçantes naturais.

Açúcar demerara

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Recomendações e contraindicações

Diabéticos e pacientes que já possuam resistência à insulina devem evitar o uso desse ingrediente. Se você está em uma dieta de emagrecimento, também é bom evitar.

Para maiores esclarecimentos, consulte um nutricionista.

Resumo do conteúdo


Este texto foi revisado pelo Profissional: Thais Karpowiski (conheça mais sobre ele(a) clicando no link)

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