Achocolatado Saudável – O que é? Benefícios e Como fazer em casa

A bebida que leva achocolatado e leite, muito consumida pelas crianças, virou tema na mídia depois que várias nutricionistas apontaram o quanto essa simples mistura pode fazer mal à saúde. Justamente por isso que o achocolatado saudável se tornou uma opção mais viável.

É muito difícil imaginar o café da manhã de crianças e adolescentes sem um copo repleto de achocolatado e leite. Para muitas pessoas, essa mistura pode parecer nutritiva, mas, na realidade, é uma grande engano.

O achocolatado nada mais do que uma mistura que leva muito açúcar + cacau em pó (pouco) + maltodextrina (mais açúcar) e conservantes. Ou seja, cerca de 80% daquele pote de achocolatado encontrado no mercado contém açúcar. Não existe a menor possibilidade de esse produto ser saudável, sendo preciso encontrar uma maneira de preparar uma bebida mais nutritiva urgentemente.

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achocolatado saudável

Malefícios do achocolatado comprado nos supermercados

Sabendo que aqueles potes encontrados prontos em qualquer comércio de alimentos fazem mal, algumas pessoas resolvem comprar a opção light. Acredite, essa versão é ainda pior, pois leva uma série de adoçantes, como a sacarose, que fazem muito mal à saúde.

Cerca de 70% do pote é sacarose e os outros 30% é o principal (cacau). Note a discrepância dos ingredientes. São eles os grandes responsáveis pela:

  • Falta de concentração de crianças e adolescentes no aprendizado;
  • Hiperatividade nas crianças;
  • Acúmulo de gordura corporal;
  • Aumento de taxa de triglicérides no sangue;
  • Elevação do colesterol ruim;
  • Aumento do índice glicêmico;

O fato é que light e normal não muda o fato de o consumidor precisar utilizar a mesma quantidade para que a bebida fique saborosa. Nesse ponto, não adianta reduzir as calorias, sendo que a quantidade de adoçante ou açúcar continuam as mesmas.

Os usuários precisam ficar muito atentos aos rótulos, pois eles trazem informações sobre tudo o que compõe a bebida – quanto mais palavras difíceis de entender, maiores são os elementos químicos que fazem parte daquele preparo.

Uma boa alternativa para continuar ingerindo a bebida é optando pelo achocolatado saudável.

Benefícios do achocolatado saudável

A boa notícia é que ninguém vai ficar sem um chocolate quente ou gelado no café da manhã. É claro que, para isso, existe uma grande necessidade de mudar a forma de preparo dessa bebida.

O achocolatado saudável leva cacau e menos açúcar, com isso, a saúde agradece, pois o cacau contém uma série de vantagens, são elas:

  • Reduz o colesterol;
  • Combate os radicais livres;
  • É anti-inflamatório;
  • Melhora a pressão arterial;
  • Colabora para um melhor sistema de cognição;
  • Reduz o envelhecimento precoce;
  • Controla a ansiedade;
  • Combate a depressão.

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Alem disso, o cacau conta com mais fibras e minerais do que o simples achocolatado. Por exemplo, o ferro presente no produto confere mais saúde para quem o ingere.

Como fazer o achocolatado saudável?

achocolatado saudável em casa

Essa bebida é feita com cacau – é o que podemos chamar de “comida de verdade” – e não aqueles pós repletos de açúcar e conservantes. Mudar os hábitos requer disciplina e, principalmente, dedicação, mas é importante pensar que a saúde das crianças e dos adolescentes é o que realmente importa.

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Existem algumas opções prontas de achocolatado saudável que podem ser compradas em lojas de produtos naturais. Esses produtos possuem cerca de 98% menos açúcar e alguns são adoçados com adoçantes naturais.

Marcas como: Shakellato e ChocoKi são as mais conhecidas, no entanto, elas são mais caras do que os achocolatados de supermercado. Para quem não quer investir tanto em um pote comprando nas lojas de produtos naturais, é possível fazer o seu próprio achocolatado saudável. Que tal aprender?

Receita de acholatado saudável

Ingredientes:

  • 100 gramas de cacau 100%;
  • 70 gramas de açúcar mascavo.

Modo de fazer

Bata todos os ingredientes no liquidificador, até ficar um pó fino. Coloque a mistura em um pote e vá usando conforme necessário.

Para que algumas crianças e adolescentes não fiquem resistentes à mudança, use um pote do próprio achocolatado de mercado, dessa forma, nem perceberão que se trata de um outro produto.

Você também pode usar açúcar demerara no lugar no mascavo, ficando assim:

  • 1 xícara de cacau 100%;
  • 1 xícara de açúcar demerara.

Teste ambas as receitas na sua casa e veja qual as crianças gostam mais. Mas, se puder, nem avise da troca – em se tratando de doces, é muito difícil negociar com os pequenos. E lembre-se: você estará fazendo bem para a saúde deles, se concretizar as mudanças necessárias.


Fontes utilizadas neste conteúdo:

Blog Nutricionista Suellen Rodrigues Souza. Disponível em: <https://nutrisuellen.com.br/alternativas-saudaveis-para-substituir-os-achocolatados-acucarados/>.


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