Achocolatado Saudável – Benefícios e como fazer em casa

A bebida que leva achocolatado e leite, muito consumida pelas crianças, virou tema na mídia depois que várias nutricionistas apontaram o quanto essa simples mistura pode fazer mal à saúde. Justamente por isso que o achocolatado saudável se tornou uma opção mais viável.

É muito difícil imaginar o café da manhã de crianças e adolescentes sem um copo repleto de achocolatado e leite. Para muitas pessoas, essa mistura pode parecer nutritiva, mas, na realidade, é uma grande engano.

O achocolatado nada mais é do que uma mistura que leva muito açúcar + cacau em pó (pouco) + maltodextrina (mais açúcar) e conservantes. Ou seja, cerca de 80% daquele pote de achocolatado encontrado no mercado contém açúcar. Não existe a menor possibilidade de esse produto ser saudável, sendo preciso encontrar uma maneira de preparar uma bebida mais nutritiva urgentemente.

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achocolatado saudável

Malefícios do achocolatado comprado nos supermercados

Sabendo que aqueles potes encontrados prontos em qualquer comércio de alimentos fazem mal, algumas pessoas resolvem comprar a opção light. Acredite, essa versão é ainda pior, pois leva uma série de adoçantes artificiais e outros produtos químicos que fazem muito mal à saúde.

Cerca de 70% do pote é sacarose e os outros 30% é o principal (cacau). Note a discrepância dos ingredientes. São eles os grandes responsáveis pela:

  • Falta de concentração de crianças e adolescentes no aprendizado;
  • Hiperatividade nas crianças;
  • Acúmulo de gordura corporal;
  • Aumento de taxa de triglicérides no sangue;
  • Elevação do colesterol ruim;
  • Aumento do índice glicêmico;

O fato é que light e normal não muda o fato de o consumidor precisar utilizar a mesma quantidade para que a bebida fique saborosa. Nesse ponto, não adianta reduzir as calorias, sendo que a quantidade de adoçante ou açúcar continuam as mesmas.

Os usuários precisam ficar muito atentos aos rótulos, pois eles trazem informações sobre tudo o que compõe a bebida – quanto mais palavras difíceis de entender, maiores são os elementos químicos que fazem parte daquele preparo.

Uma boa alternativa para continuar ingerindo a bebida é optando pelo achocolatado saudável.

Benefícios do achocolatado saudável

A boa notícia é que ninguém vai ficar sem um chocolate quente ou gelado no café da manhã. É claro que, para isso, existe uma grande necessidade de mudar a forma de preparo dessa bebida.

O achocolatado saudável leva cacau e menos açúcar, com isso, a saúde agradece, pois o cacau contém uma série de vantagens, são elas:

  • Reduz o colesterol;
  • Combate os radicais livres;
  • É anti-inflamatório;
  • Melhora a pressão arterial;
  • Colabora para um melhor sistema de cognição;
  • Reduz o envelhecimento precoce;
  • Controla a ansiedade.

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Alem disso, o cacau conta com mais fibras e minerais do que o simples achocolatado. Por exemplo, o ferro presente no produto confere mais saúde para quem o ingere.

Como fazer o achocolatado saudável?

achocolatado saudável em casa

Essa bebida é feita com cacau – é o que podemos chamar de “comida de verdade” – e não aqueles pós repletos de açúcar e conservantes. Mudar os hábitos requer disciplina e, principalmente, dedicação, mas é importante pensar que a saúde das crianças e dos adolescentes é o que realmente importa.

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Existem algumas opções prontas de achocolatado saudável que podem ser compradas em lojas de produtos naturais. Esses produtos possuem cerca de 98% menos açúcar e alguns são adoçados com adoçantes naturais.

Para quem não quer investir tanto em um pote comprando nas lojas de produtos naturais, é possível fazer o seu próprio achocolatado saudável. Que tal aprender?

Receita de achocolatado saudável

Ingredientes:

  • 100 gramas de cacau 100%;
  • 50 gramas de açúcar mascavo ou algum adoçante natural como xilitol.

Modo de fazer

Bata todos os ingredientes no liquidificador, até ficar um pó fino. Coloque a mistura em um pote e vá usando conforme necessário. 1 colher de sopa do achocolatado saudável para cada xícara (200 ml) de leite já é suficiente para obter um delicioso chocolate quente ou frio!

Para que algumas crianças e adolescentes não fiquem resistentes à mudança, use um pote do próprio achocolatado de mercado, dessa forma, nem perceberão que se trata de um outro produto. Se puder, nem avise da troca – em se tratando de doces, é muito difícil negociar com os pequenos. E lembre-se: você estará fazendo bem para a saúde deles, se concretizar as mudanças necessárias.

 


Fontes utilizadas neste conteúdo:

Blog Nutricionista Suellen Rodrigues Souza. Disponível em: <https://nutrisuellen.com.br/alternativas-saudaveis-para-substituir-os-achocolatados-acucarados/>.


Este texto foi revisado pelo Profissional: Thais Karpowiski (conheça mais sobre ele(a) clicando no link)

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