Açaí engorda? Benefícios e Como consumir?

Você sabe se açaí engordar? Será que comer a fruta com vários outros ingredientes faz bem? Confira essas e outras informações completas, só aqui no QVB!

O açaí é um alimento bastante controverso: sabe-se que é benéfico à saúde porque possui nutrientes importantes ao organismo, mas sempre há quem desaconselhe seu consumo porque poderia causar ganho de peso.

Mas, afinal, açaí engorda, mesmo? A seguir, esclarecemos essa questão, além de apontar para que serve esse alimento e os principais benefícios obtidos ao consumi-lo. Não deixe de conferir tudo, aqui no Quero Viver Bem!

O que é açaí?

açaí fruta

O açaí é uma palmeira que dá um fruto roxo, alimento largamente utilizado na produção de sucos, polpas, sorvetes e pratos salgados (opção bastante comum na região norte do país).

Para que serve açaí?

A fruta é considerada um superalimento, porque é rica em nutrientes essenciais ao corpo, como cálcio, magnésio, potássio, vitamina E e fibras, atuando em diferentes frentes.

Esse poderoso combo ajuda a prevenir doenças, como as do coração, além de reforçar o sistema imunológico, melhorar a qualidade da pele e promover o ganho de energia, causando impactos positivos na saúde e na qualidade de vida.

O açaí engorda?

açaí receitas

Uma das maiores dúvidas envolvendo o consumo do açaí é se ele realmente engorda. A resposta, por incrível que pareça, é depende. O motivo disso é que a fruta em si não é calórica, apresentando cerca de 60 calorias por porção de 100 gramas.

Portanto, consumir somente ela ou a sua polpa não engorda, desde que a ingestão não seja excessiva. O açaí se tornará extremamente calórico e levará ao ganho de peso se for adicionado a outros alimentos.

Sabe aquele açaí na tigela que vemos nos quiosques de praias, na praça de alimentação de shoppings e mercados e nos restaurantes? Saiba que ele é batido com xarope de guaraná e açúcar ou mel, além dos acompanhamentos super calóricos! Este sim engorda, se consumido com frequência.

Por exemplo, quando a mesma porção de 100 gramas de açaí é adicionada ao xarope de guaraná, o valor calórico sobe para cerca de 110. Se montar uma tigela com 400 gramas de polpa, xarope de guaraná, frutas, leite condensado e granola, o alimento se transforma em uma bomba, chegando a quase mil calorias.

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Então, se sua intenção é não engordar, o melhor a ser feito é comer a fruta sem adicionais, porque a quantidade de caloria será reduzida. Sempre consuma pequenas porções, sem exageros. O ideal é comprar a polpa pura e bater com frutas. Leia o rótulo para saber se a polpa realmente não tem nenhum adicional (a lista de ingredientes deve conter apenas açaí e água).

Benefícios do açaí

O açaí proporciona diversos benefícios ao organismo, contribuindo para a melhora da saúde e o bom funcionamento dos órgãos. Entre os principais, destaque para:

Proteção do coração

O açaí conta com propriedades antioxidantes que auxiliam na redução do colesterol na corrente sanguínea. Outras substâncias presentes são os esteróis, que atuam como cardioprotetores, evitando a formação de coágulos e promovendo o relaxamento dos vasos, de modo a melhorar a circulação do sangue e evitar problemas cardiovasculares.

Fortalecimento da imunidade

Por ter agentes antioxidantes, o açaí consegue reforçar todo o sistema imunológico, aumentando sua resistência a doenças simples, como gripes e pequenas infecções.

Melhora da pele

A ação antioxidante do açaí também proporciona um benefício estético especial, a melhora da qualidade da pele, uma vez que combate radicais livres e evita o envelhecimento precoce, o aparecimento de rugas e as linhas de expressão.

Otimização da digestão

O açaí é uma fruta rica em fibras, que são substâncias que contribuem para a facilitação do processo de digestão e evacuação, colaborando para a eliminação de toxinas do corpo.

Ganho de energia

A fruta proporciona energia extra e maior capacidade de resistência, combatendo a fadiga. Por isso, é uma grande aliada de quem passa por cansaços extremos durante o dia ou deseja ter melhor desempenho em treinos de alta intensidade na academia.

Aumento da libido

Como o açaí melhora a circulação sanguínea pelo corpo, ele contribui para o aumento da libido e melhora da performance sexual, especialmente no caso dos homens.

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Fortalecimento de dentes e ossos

O cálcio é importante para o fortalecimento de dentes e ossos, estando presente em elevada quantidade no açaí. Por isso, o consumo frequente da fruta garante maior resistência dessas partes do corpo, além de reduzir o risco de sofrer osteoporose.

Como consumir o açaí

açai beneficios

O ideal é fazer a ingestão de uma porção de 100 a 200 gramas de açaí, seja em suco adoçado com mel ou a polpa. Se preferir a clássica tigela de açaí, a dica é evitar complementos calóricos, mantendo o foco somente em frutas como banana e morango. Lembre-se de ler a embalagem para verificar os ingredientes e, caso for consumir o açaí pronto em algum restaurante, pergunte com o que a polpa foi batida.

Quer provar o alimento em pratos salgados? Experimente um pirão de açaí feito com farinha de mandioca, complemento perfeito para pratos com camarões ou peixes assados ou cozidos.


Referências utilizadas neste conteúdo:

Açaí engorda? Nutricional explica verdades e mitos sobre o consumo. http://globoesporte.globo.com/eu-atleta/nutricao/noticia/2015/02/acai-engorda-nutricionista-explica-verdades-e-mitos-sobre-o-consumo.html

Açaí engorda? Tem benefícios para a saúde? Saiba mais! https://fontedasaude.org/acai-engorda/


Este texto foi revisado pelo Profissional: Thais Karpowiski (conheça mais sobre ele(a) clicando no link)

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