A abóbora é um alimento que contém, entre as suas propriedades, uma carga enorme de vitaminas e minerais, baixo índice de calorias, nada de colesterol e zero de gorduras saturadas. Além disso, é rica em fibras e fácil de ser incorporada ao cardápio diário, devido à facilidade do seu preparo e a variedade de receitas nas quais sua polpa e suas sementes podem ser usadas.
Os benefícios da abóbora são muitos e o seu consumo é frequentemente recomendado por médicos, tanto para o controle do colesterol e em programas para perda de peso, quanto no tratamento e na prevenção de muitas doenças.
A abóbora tem muitos benefícios para oferecer à saúde, sendo um alimento bastante versátil, podendo ser utilizado em diversas preparações, sejam doces ou salgadas. A abóbora é rica em potássio, cálcio, fósforo, ferro, magnésio, zinco, fibra, riboflavina e vitaminas A, C, E e do complexo B.
Benefícios da abóbora
Melhora a visão e a saúde dos olhos
A abóbora é um dos vegetais com maior concentração de betacaroteno. Uma vez ingerido, o betacaroteno transforma-se em vitamina A, um antioxidante natural, que age efetivamente na manutenção da integridade da pele e das mucosas e na qualidade da visão. Vale lembrar que o consumo de vitamina A também ajuda a manter a saúde da pele, dos ossos e dos dentes.
O consumo frequente de abóbora é capaz de desacelerar algumas doenças degenerativas dos olhos que levam à cegueira. A abóbora também possui zeaxantina, um antioxidante capaz de filtrar raios ultravioletas na retina dos olhos, o que oferece proteção contra as doenças musculares dos olhos, relacionadas ao envelhecimento.
Previne doenças coronárias
A abóbora é rica em substâncias que dão suporte à saúde do nosso coração, como as vitaminas A e C, as fibras, o magnésio e o potássio. Atualmente, sabe-se que consumir potássio adequadamente é quase tão importante quanto diminuir o consumo de sódio no tratamento da hipertensão. Seu consumo também está associado à redução do risco de derrame.
Outros benefícios da abóbora para o coração são o relaxamento dos vasos sanguíneos e a prevenção do acúmulo de gordura nas suas paredes, evitando eventuais obstruções e a aterosclerose. A presença das fibras também previne o aumento do colesterol, o que pode levar a diversas doenças cardíacas.
Ajuda a perder peso
A abóbora é um alimento ideal para quem precisa perder peso, por conter poucas calorias e ser rica em fibras.
O vegetal aumenta a sensação de saciedade e prolonga o processo de digestão, levando a pessoa a comer menos. O consumo de fibras na dieta, inclusive, diminui a taxa de absorção de glicose no organismo, o que mantém o nível de açúcar estável.
Para que o uso da abóbora seja realmente efetivo na dieta para perder peso, é preciso que o vegetal entre como um substituto de algum alimento mais calórico que, normalmente, é ingerido.
Auxilia no tratamento de hiperplasia e câncer de próstata
Desde o início do século 20, sementes de abóbora são usadas no tratamento do aumento ou hiperplasia da próstata. A semente contém componentes fito esteróis e uma substância chamada de cucurbitacina, que podem auxiliar na diminuição da próstata, se ingeridas em boa quantidade, três vezes por semana.
O óleo extraído a partir da prensagem das sementes da abóbora também possui alta concentração de zinco, que contribui para a saúde sexual masculina e bloqueia o crescimento maléfico de células da próstata.
Por fim, dietas ricas em betacaroteno mostram um efeito positivo no tratamento do câncer de próstata. A abóbora é um dos alimentos com maior concentração de betacaroteno encontrado na natureza.
Trata vermes intestinais
Há registro do consumo de sementes de abóbora para tratar infestação de parasitas do intestino em humanos e animais de estimação, tanto entre índios americanos, quanto entre nativos africanos e mesmo por populações do interior do Brasil.
A cucurbitacina presente nas sementes de abóbora é responsável por paralisar e eliminar os vermes, especialmente a tênia, do trato digestivo.
Baixa a pressão arterial
Pesquisas mostram que o óleo de semente de abóbora é cheio de fitoestrógenos, substâncias benéficas para a prevenção da hipertensão. Em estudos de laboratório, o consumo do óleo ajudou a baixar a pressão cardiovascular em apenas 12 semanas.
Melhora a qualidade do sono
Sementes de abóbora são ricas em triptofano, um aminoácido responsável por auxiliar na produção de serotonina no nosso corpo, neurotransmissor que melhora o humor, ajuda a relaxar e a dormir melhor.
Beneficia o sistema imunológico
Vegetais como a abóbora, ricos em betacaroteno e vitamina C combinados, oferecem um reforço ao sistema imunológico, devido à complementação poderosa entre tais nutrientes.
Melhora a saúde da mulher, da fertilidade e a menopausa
O consumo de vegetais ricos em ferro, como a abóbora, melhora o nível de fertilidade das mulheres. Também, a vitamina A, presente na abóbora na forma de betacaroteno, é essencial para a síntese dos hormônios durante a gravidez e o período da amamentação.
Já o óleo da semente de abóbora é rico em estrógenos naturais. Estes estrógenos podem levar a um aumento significativo no colesterol bom – HDL, juntamente com a diminuição da pressão arterial, o que influencia na ocorrência de dores de cabeça, dores nas articulações e outros sintomas da menopausa nas mulheres.
Previne rugas
Por ser uma ótima fonte de vitamina A, um anti-idade que estimula o processo de renovação celular e aumenta a produção de colágeno, ela diminui a formação de rugas e deixa a pele mais macia e com uma aparência mais jovem.
Enriquece a nutrição de bebês
O purê de abóbora pode ser introduzido na dieta já no primeiro ano do bebê. Por ser um alimento rico em vitaminas, betacaroteno, potássio, proteína e ferro, ele é altamente recomendado por pediatras. O seu sabor adocicado e a sua textura cremosa faz com que o bebê aceite-o com facilidade. Outra vantagem da abóbora na alimentação dos bebês é que o creme pode ser congelado e guardado para uso posterior.
Preparações com abóbora
É um alimento muito versátil, pode ser consumido em receitas doces e salgadas. Assada, cozida, purê, em sopas, escondidinhos, nhoque, pão, bolo, suflê, doce, dentre outros. Opção é o que não falta!
Em 100 gramas de abóbora do tipo moranga, encontramos 40 kcal, sendo 9,8g de carboidratos, 1,2g de proteínas, zero gordura e 1,4g de fibras.
As sementes da abóbora
Grande parte dos benefícios da abóbora está nas sementes. Elas são verdadeiros tesouros escondidos, pois são ricas em fibras e gorduras monoinsaturados, que contribuem para a proteção do aparelho cardiovascular e da pele. Elas também são fontes de proteínas, minerais e vitaminas.
Estudos sugerem que o consumo diário de apenas 30 gramas de sementes de abóbora podem trazer inúmeros benefícios à saúde, devido à sua concentração de magnésio, potássio, zinco, ácido fólico e vitaminas A, E e do complexo B.
Pesquisas também mostram que as sementes possuem alta concentração de fito esteróis, substâncias que reduzem a absorção de colesterol e podem prevenir alguns tipos de câncer. As sementes de abóbora também contêm um aminoácido chamado triptofano, responsável por ajudar na formação da serotonina, hormônio essencial para manter o bom-humor, controlar o sono, o estresse, a depressão e a ansiedade.
Outros benefícios que a semente oferece ao organismo é o relaxamento dos vasos sanguíneos, diminuição do risco de pedras nos rins e bexiga, prevenção à depressão e ação antiinflamatória.
As sementes de abóbora podem ser consumidas cruas, para se preservar todas as suas gorduras saudáveis. Para tanto, espalhe-as em uma forma e deixe-as secar ao sol. Caso prefira assá-las ou tostá-las, realize o processo dentro de 15 a 20 minutos e lembre-se de mexer constantemente, para que elas não queimem. Além disso, mantenha o fogo ou o forno em temperatura baixa.
Além de ser deliciosa, a abóbora e suas sementes são excelentes para a saúde e tem um preço baixo. É muito fácil inseri-lá em sua alimentação, pois pode ser usada em inúmeras receitas e vai bem com tudo!
Ajude a melhorar ainda mais o site, avalie:
Sua avaliação servirá para que tenhamos uma noção da qualidade dos nossos conteúdos. Além de marcar a quantidade de estrelas que esse conteúdo merece, não esqueça de deixar seu comentário.