Alimentos naturais são grandes aliados da saúde, porque fornecem nutrientes essenciais, que ajudam a manter o organismo funcionando em perfeito estado. Um bom exemplo disso é a abóbora cabotiá!
Não conhece esse alimento? Sem problemas, esclarecemos o que é, para que serve e quais os benefícios desse tipo de abóbora, além de indicar formas de consumo. Confira, abaixo!
O que é abóbora cabotiá
Trata-se de um alimento também nomeado como abóbora japonesa, pois é bastante comum em pratos asiáticos, como o tempurá.
Apesar de ser chamada de japonesa, esse tipo de abóbora é, na realidade, originário da África. Sua expansão para outros países aconteceu com a atividade de navegação portuguesa, fazendo com que a cabotiá fosse conhecida e plantada em demais localidades.
Para que serve a abóbora cabotiá
A abóbora cabotiá é bastante versátil e serve para prevenir ou dar suporte no tratamento de várias doenças. O alimento conta, por exemplo, com elevada concentração de betacaroteno (que é convertido em vitamina A, no organismo), vitaminas do complexo B, C e E, além de fibras, ferro e potássio.
Esses nutrientes são famosos por prevenir a perda de massa óssea e fortalecer dentes, além de proteger o coração, contribuindo para que funcione melhor, minimizando o risco de doenças cardiovasculares.
O consumo da abóbora colabora para a boa saúde dos olhos, reforça a imunidade e protege o sistema neurológico, além de melhorar o sistema digestivo, por conta de sua boa quantidade de fibras.
Benefícios da abóbora cabotiá
A abóbora cabotiá destaca-se dos demais alimentos, por proporcionar benefícios significativos ao organismo. Conheça, a seguir, os principais obtidos, ao fazer consumo regular do alimento:
1. Saúde do coração
A polpa desse tipo de abóbora é rica em fibras dietéticas, que contribuem para diminuir e controlar os níveis de colesterol ruim, o LDL, no organismo. Por isso, reduz o risco de problemas como o entupimento de artérias e o comprometimento da saúde do coração.
Além disso, a cabotiá possui cucurbitacina, uma proteína que diminui a possibilidade de desenvolvimento de doenças cardíacas. Vitaminas do complexo B e A, além do ferro, reforçam os vasos sanguíneos, reduzindo a pressão arterial e garantindo a correta circulação do sangue.
2. Proteção da visão
O betacaroteno, que é encontrado em elevadas concentrações no alimento, é uma substância essencial para a proteção da visão e saúde dos olhos, prevenindo catarata, cegueira noturna e degeneração macular, que causa danos na retina.
3. Prevenção de câncer
A abóbora cabotiá possui quantidade considerável de vitaminas antioxidantes, que atuam na inibição do desenvolvimento de células cancerígenas. Por isso, a fruta é uma aliada na manutenção da saúde e prevenção do câncer.
4. Fortalecimento do sistema imunológico
As vitaminas antioxidantes também atuam diretamente no reforço do sistema imunológico, tornando o organismo mais resistente a doenças corriqueiras, como a gripe.
5. Melhora de pele e cabelo
O betacaroteno presente na abóbora cabotiá é convertido pelo organismo em vitamina A, que tem uma característica marcante: o estímulo da renovação celular e da produção de colágeno.
Isso quer dizer que pele e cabelo ficam mais bonitos. A tez é a principal beneficiada, já que há uma minimização de linhas de expressão e rugas, combatendo o envelhecimento natural da pele.
6. Suporte no emagrecimento
A abóbora cabotiá desempenha o papel de coadjuvante na perda de peso, por vários motivos, sendo um deles a baixa quantidade de calorias por porção, o que permite fazer refeições saudáveis e hipocalóricas. Claro que isso vai depender do modo de preparo e dos outros ingredientes utilizados na receita.
Além disso, o alimento tem boa concentração de fibras, que são responsáveis por retardar o esvaziamento do estômago. Por isso, a pessoa sente maior sensação de saciedade e come menos durante o dia.
Paralelamente, essas fibras contribuem para a melhoria do trânsito intestinal e eliminação natural de toxinas, que dificultam a perda de peso. Portanto, a abóbora cabotiá é um investimento perfeito para quem deseja emagrecer.
Como consumir a abóbora cabotiá
Pode ser preparada de diversas formas – a mais comum é cozida, seja num refogado de legumes ou no consumo em saladas.
Outra forma de ingestão bastante comum é em sopa de legumes, creme ou purê de abóbora cabotiá, pratos que podem ser acompanhados de proteínas magras, como o frango.
Abóbora assada também é um prato apreciado pelos fãs do legume! Ela é bastante versátil, combina com praticamente tudo e pode ser consumida até mesmo em pratos doces – porém não é nada saudável, já que leva bastante açúcar. Ah, e nada de jogar a semente fora, viu? Lave-as bem, seque e leve para tostar no forno ou frigideira – fica uma delícia e é super nutritiva também!
Incluir a abóbora no dia a dia é muito fácil e saboroso, mas lembre-se de manter uma alimentação saudável no geral, em todas as refeições.
Ajude a melhorar ainda mais o site, avalie:
Sua avaliação servirá para que tenhamos uma noção da qualidade dos nossos conteúdos. Além de marcar a quantidade de estrelas que esse conteúdo merece, não esqueça de deixar seu comentário.