Abdominal inferior – Benefícios, Como executar e Informações para Iniciantes

Você é praticante de academia e costuma executar o abdominal inferior com frequência? Nós aqui do Quero Viver Bem te contamos quais os benefícios!

Um dos exercícios abdominais mais executados por praticantes de atividade física, devido à eficiência e à variedade de execuções, o abdominal inferior é muito procurado para melhorar e fortalecer o abdômen.

Esse exercício é utilizado para trabalhar a região inferior do abdômen que fica localizada abaixo do umbigo, cuidando do fortalecimento e do desenvolvimento muscular.

O infra (como todos chamam) é fácil de ser executado e, quando bem executado, oferece resultados satisfatórios e rápidos.

Abdominal inferior

Benefícios do abdominal inferior

  • Reduz dores nas costas;
  • Melhora a postura;
  • Ajuda no equilíbrio;
  • Fortalece o core;
  • Fortalece a região lombar;
  • Melhora a respiração;
  • Protege os órgãos internos;
  • Diminui riscos de algumas doenças;
  • Melhora o desempenho para qualquer outra atividade física;
  • Ativa a queima calórica.

Como fazer executar?

Abdominal inferior

Tesoura

Deitado de costas no chão, coloque as mãos ao lado do corpo, levante as pernas alguns centímetros do chão, mantendo o abdominal bem contraído e a lombar bem apoiada no chão.

Alterne as pernas elevando uma de cada vez, como se fosse uma tesoura – é importante manter a lombar sempre bem posicionada contra o colchão.

Abdominal inferior perna esticada

Deitado de costas no chão, coloque os braços atrás da cabeça ou embaixo dos glúteos e as pernas esticadas a um palmo do solo.

Levante as pernas esticadas para cima e em direção à cabeça, sem tirar os quadris do chão, e retorne à posição inicial, repetindo o movimento, posteriormente.

Quem pode praticar abdominal inferior?

Na verdade, o abdominal inferior pode ser praticado por qualquer pessoa. Não existem restrições e sim cuidados para quem possui alguma lesão na coluna ou no quadríceps. Esses indivíduos têm que executar os exercícios de forma mais controlada, muitas vezes executando o movimento em um amplitude menor, com equipamentos como elásticos e almofadas para aliviar e auxiliar na tensão do exercício.

Mas lembre-se, independente de ter ou não lesão, é sempre preciso atentar-se ao seu limite. Ultrapassar a sua capacidade pode acarretar em problemas futuros – ao invés de beneficiar vai te prejudicar!

Abdominal inferior

Informações para iniciantes

Execute séries que consiga fazer de forma correta e sem matar o exercício. E, acima de tudo, procure um educador físico para lhe mostrar as variáveis desse exercício e a forma correta de execução. 

Como você está iniciando, vá até o seu limite, não tente copiar ou fazer na mesma intensidade que outras pessoas mais treinadas e adaptadas que você. A evolução irá acontecer gradativamente, bastando ter foco e paciência. Bons treinos!


Este texto foi revisado pelo Profissional: Eduardo Lembi (conheça mais sobre ele(a) clicando no link)

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