7 exercícios para emagrecer depois da gravidez – Recupere o visual!

Recuperar o corpinho magro e sarado depois de uma gravidez é uma tarefa complicada. No entanto, há várias atividades que você pode fazer que te ajudarão a entrar em forma novamente. Confira aqui 7 atividades para mães, os benefícios e cuidados de cada uma delas!

Você, certamente, já está cansada de ouvir falar que fazer exercícios faz bem para o corpo e para a mente. Mas, não dá para deixar de frisar que a prática de atividade física é uma das formas mais econômicas e mais eficientes de prevenir doenças, ganhar qualidade de vida e ficar com o corpo e a mente em forma.

A atividade física realmente tem esse poder porque ela aumenta o fluxo sanguíneo na região do cérebro, fazendo com que toda a oxigenação transcorra de maneira mais rápida, melhorando a memória, aliviando o estresse, favorecendo a sensação de bem estar e o aumento da autoestima.

Além de todos esses benefícios, quem não quer ter um corpo bonito e sarado? Se você acabou de ganhar um bebê e já possui liberação médica para malhar, então fique de olho nos principais exercícios que vão te fazer secar.

Principais exercícios para emagrecer

Eliminar as temidas gorduras não é uma tarefa fácil, mas, quem quer emagrecer precisa começar imediatamente após a segunda semana do parto a menos que tenha feito cesária , nesse caso o mínimo é de 4 semanas . As atividades mais eficientes para esse fim são:

1- Spinning

Spinning pode parecer uma simples aula de bicicleta em grupo, mas não é. A modalidade simula corridas de verdade, com subidas, descidas, trocas de cargas, tudo contando com o incentivo do professor que fica durante 1 hora orientando os alunos sobre todos os procedimentos a serem feitos para aumentar o gasto calórico. Cuidado para não começar com um ritmo muito acelerado  e antes de começar confira aqui todas as vantagens da atividade.

A aula é extremamente animada e cada aluno chega a perder, em média, 700 calorias. Em algumas academias, o spinning tem um cenário preparado com música, luzes, telão e toda animação para os praticantes entrarem no clima e sentirem-se em uma verdadeira corrida.

Se não puder ir na academia, pedale no parque ou na bicicleta ergométrica, os benefícios para as pernas e bumbum podem te surpreender.

  • Tempo gasto: 1 hora;
  • Periodicidade: 2 a 3 x na semana;
  • Calorias: 700 Kcal.

spinning após gravidez

2- Natação

Entre os campeões para perder peso está a natação, pois ela revigora o corpo e a alma, além de ser de baixo impacto e não prejudica as articulações. É ideal para pessoas que estão acima do peso ou que possuem algum problema como artrite ou artrose. Este é considerado um dos melhores exercícios para a coluna.

Nadar pode ser uma diversão que te fará emagrecer muito.Algumas mulheres conseguem praticar o esporte até o último mês de gravidez e podem continuar depois de ganhar o bebê, para recuperar a forma.

A natação pode ser feita na academia, clube ou no condomínio.

  • Tempo gasto: 1 hora;
  • Periodicidade: 2 a 3 vezes na semana;
  • Calorias: 600 Kcal.

exercicio para maes

3- Caminhada intercalada com corrida

Um treino que alterne caminhada com corrida pode acelerar o emagrecimento. Veja como fazer isso:

Se você está começando agora, não esqueça de se aquecer, fazendo um alongamento antes do exercício físico.

  1. Comece caminhando moderadamente por 20 minutos – se sentir que pode dar uns trotes, faça isso por 5 minutos;
  2. Retome a caminhada por mais 10 minutos, trote por mais 5 minutos;
  3. Caminhe por 10 minutos e trote os últimos 10 minutos, para completar a atividade.

É importante ir no seu ritmo, acostume seu corpo. Os benefícios dos treinos intercalados para emagrecer são comprovados, sejam eles nas caminhadas, corridas e outras atividades aeróbicas. Para que for adotar essa prática precisa saber mais detalhes e cuidados da caminhada após a gravidez aqui.

exercicios para depois da gravidez

A vantagem desse treino é que ele pode ser feito na rua, parque, na esteira de casa ou na academia.

  • Tempo gasto: 1 hora;
  • Periodicidade: 2 a 3 vezes na semana;
  • Calorias: 400 Kcal.

4- Dança

Quem dança diverte-se e emagrece. Outro benefício dessa modalidade é o aumento da flexibilidade, coordenação motora e agilidade. Além disso, dançar vai te deixar muito mais feliz e livre do estresse do dia a dia.

Para emagrecer pode ser zumba, axé, salsa, merengue, regaetton, forró, frevo, sertanejo, etc.

As aulas de dança podem ser feitas em casa – existem muitos vídeos na Internet. Se preferir, frequente uma academia.

  • Tempo gasto: de 45 minutos a 1 hora;
  • Periodicidade: 2 a 3 vezes na semana;
  • Calorias: 450 Kcal.

danca para mae e bebe

5- Hit – Treino de Alta Intensidade

Existem diversas formas de fazer o treino de alta intensidade. Na Internet há vários vídeos que ensinam como perder muitas calorias em poucos minutos. A grande vantagem é que nesse mecanismo o seu corpo continua perdendo calorias até 48 horas depois da atividade.

O conceito do HIT é intervalar treinos de alta intensidade com exercícios de baixa intensidade ou, até mesmo, com descanso. É quase o mesmo estilo entre caminhada e corrida, mas são usadas outros formatos de atividade física, como exercícios de fortalecimento, perda barriga, perda de gordura localizada, entre outros.

Pode ser feito em casa.

  • Tempo gasto: Tem treinos que variam de 7 a 30 minutos;
  • Periodicidade: 2 a 3 vezes na semana;
  • Calorias: de 200 a 600 calorias.

treinamento hiit para mães

6- Treino funcional

Esse tipo de exercício vai te ajudar a perder peso depois da gravidez, pois eles trabalham o condicionamento físico, a flexibilidade, a postura, a estabilidade e o fortalecimento do corpo, por meio de exercícios, como agachamentos, giros, corridas e saltos que utilizam barras, cintos, bolas e uma série de equipamentos. Já fizemos o passo a passo do circuito funcional para fazer em casa aqui. 

Todos os movimentos realizados no treino funcional, geralmente, são comuns no nosso dia a dia.

Esse treino é feito apenas em academias especializadas.

  • Tempo gasto: 45 minutos;
  • Periodicidade: 2 por semana;
  • Calorias: 800 a 1000 calorias.

treino funcional para mães

7- Crossfit

Não é por acaso que o crossfit conquistou muitos adeptos, além de condicionar o corpo à modalidade, proporciona emagrecimento rápido e confere excelentes resultados no ganho de massa magra.

No crossfit, o praticante é incentivado a realizar uma sequencia de movimentos funcionais que geram um gasto calórico acima da média. O objetivo é justamente promover um emagrecimento rápido em pouco tempo, entretanto, a aula deve ser acompanhada por um profissional de educação física. Listamos aqui todos os benefícios do crossfit.

  • Tempo gasto: 45 minutos;
  • Periodicidade: 2 por semana;
  • Calorias: 800 a 1000 calorias.

treino para mães

Depois de escolher um exercício que vai te ajudar a emagrecer depois da gravidez, é importante realizar todos os exames médicos, para saber se você está apta para a prática da atividade física.

Além disso, não esqueça de aliar aos exercícios uma alimentação saudável, para potencializar os resultados do seu emagrecimento. Segundo os especialistas, 30% vem da atividade física e 70% dos bons hábitos alimentares.


Este texto foi revisado pelo Profissional: Eduardo Lembi (conheça mais sobre ele(a) clicando no link)

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