Corrida Para Emagrecer – 7 dicas para perder peso correndo

Emagrecer é o desejo de muitas pessoas que estão acima do peso. Mas é importante que todo o processo seja feito de forma saudável e sem danos ao organismo. É consenso entre todos os profissionais da área que a melhor forma de chegar a esse objetivo é equilibrando uma alimentação saudável com a prática de exercícios, um deles é a prática da corrida.

Dentre todos os exercícios possíveis, é de conhecimento geral que a corrida traz um número enorme de benefícios, como aumento do metabolismo, o trabalho de todos os músculos do corpo de forma geral e o fato de ser o mais efetivo para a perda daquelas gordurinhas localizadas na região do abdômen. Mas, por ser um exercício de alto impacto e que força bastante a respiração, algumas dicas são necessárias para quem deseja iniciar a prática da corrida sem causar problemas futuros.

1 – Comece devagar

Dicas de corrida para emagrecer

A corrida é um exercício muito poderoso para a queima de gorduras, pois faz com que todos os músculos do corpo trabalhem continuamente, desde as pernas, o abdômen e panturrilhas. Além disso, ela é capaz de agir no sistema respiratório, o que é essencial para a perda calórica.

Quanto mais nos cansamos durante uma atividade, mais calorias perdemos. Porém, para pessoas sedentárias, o ideal é começar aos poucos, já que o corpo não está acostumado ao ritmo de uma corrida.

O ideal é cronometrar o tempo em que é possível correr e intercalar este tempo com caminhadas rápidas. Uma dica boa é correr dois minutos e andar um. Depois de uma semana, já é possível correr três e andar seis e assim até completar o primeiro mês. Após este período, já é possível ir diminuindo o tempo de caminhada aos poucos, até chegar o momento em que o treino será apenas de corrida, com exceção das caminhadas no início e no fim da atividade.

Esse passo é fundamental para que o corpo se acostume com o novo ritmo e não sofra sem motivos. Além disso, a cada etapa concluída, existe uma dose a mais de motivação, o que será imprescindível para a não-desistência.

2  – Faça exames antes de começar

Dicas de corrida para emagrecer

Essa dica é importante e não pode passar despercebida. Muitas pessoas se arriscam ao iniciar uma atividade e acabam sofrendo consequências por isso. É preciso checar como anda a pressão, o colesterol e a saúde do coração. Testes de esteira também são muito importantes para garantir a segurança.

3 – Sempre termine e comece o treino com caminhadas

Isso já foi dito no primeiro tópico, mas é importante repetir. O coração precisa de espaço para se acelerar e para desacelerar também. Jamais termine uma corrida e entre no carro, por exemplo. É preciso andar pelo menos cinco minutos para que o corpo volte ao ritmo normal e só assim parar a atividade.

4 – Comece uma dieta

Para que o treino dê resultados de fato, é importante combiná-lo com uma dieta equilibrada. Frutas, legumes e comidas preparadas em casa. É muito importante evitar o consumo de industrializados e alimentos processados, como salsichas. A alimentação ajuda e muito no processo de emagrecimento. Procurar uma nutricionista para elaborar um cardápio que se adeque aos treinos pode ser uma boa solução, pois ela irá auxiliar nas dúvidas sobre o que comer antes e depois da corrida, melhorando os resultados.

5 – De preferência, tenha a ajuda de um personal

Dicas de corrida para emagrecer

Se puder, procure o auxilio de um profissional da área de educação física, pois ele irá auxiliar nos treinos e saberá melhor qual é a hora de avançar ou diminuir a intensidade, por exemplo.

6 – Descubra onde é melhor treinar

Dicas de corrida para emagrecer

Existem pessoas que têm preferência por treinos na esteira, outras não abrem mão de correr ao ar livre. O ideal é buscar o melhor dos dois mundos e fazer a atividade onde tiver mais afinidade.

7- Faça alongamentos antes e depois dos treinos

Dicas de corrida para emagrecer

Eles irão evitar possíveis dores nas articulações e deixarão o exercício mais leve e prazeroso. Procure um profissional para saber qual é o mais adequado para você e não deixe de fazer.

Seguindo todas as dicas, é completamente possível perder peso correndo, com a vantagem de que esta é a atividade que mais define os músculos e que faz as gorduras na região do abdômen desaparecerem.

Além disso, os treinos tendem a ficar cada vez mais prazerosos, pois qualquer exercício libera serotonina, um hormônio capaz de trazer mais felicidade e diminuir a ansiedade, que muitas vezes causa compulsões alimentares. Começar atividades físicas com frequência aumenta as chances de chegar ao peso ideal com saúde e bem estar.


Ajude a melhor ainda mais o site, avalie:

Sua avaliação servirá para que tenhamos uma noção da qualidade dos nossos conteúdos. Além de marcar a quantidade de estrelas que esse conteúdo merece, não esqueça de deixar seu comentário.

1 Estrela2  Estrelas3  Estrelas4  Estrelas5  Estrelas (Ainda sem avaliações)
Loading...

Quem Leu Este Artigo também costuma ler:

Deixe um Comentário