7 benefícios do óleo de coco que você precisa conhecer!

Conhecido como o óleo que é tirado da fruta de mesmo nome, o óleo de coco possui vários benefícios para o corpo e o organismo, mesmo que seja de maneira refinada ou extravirgem.

Ele possui uma melhor absorção pelo corpo, principalmente pelo fígado em questão, convertendo grande parte dos nutrientes em energia e evitando o acúmulo de gorduras no corpo. Veja alguns dos principais benefícios do Óleo de Coco para o corpo no geral.

Óleo de coco: quais são os benefícios?

Óleo de coco: quais são os benefícios?

1 – Ele ajuda no emagrecimento

Segundo um estudo feito no Canadá no ano 2000, pessoas que consomem o óleo de coco possuem uma maior oxidação de gorduras presentes no organismo, causando a quebra destas, diferente de outros tipos de óleos presentes no comércio. O que acontece é que os TCM (triglicerídeos de cadeia média) do óleo de coco são mais fáceis de serem metabolizados que as demais gorduras saturadas, sendo rapidamente transformados em energia, evitando, assim, seu acúmulo.

O produto também acelera o metabolismo, isso porque contém ácido láurico em sua composição, o que influencia no trabalho das células mais aceleradas.

2 – Aumenta a imunidade

O já citado ácido láurico em conjunto com o ácido cáprico, possuem a possibilidade de modulação do sistema imunológico.

O óleo é muito eficiente contra o surgimento de fungos, vírus e bactérias. Ele ajuda também no trabalho do intestino e elimina as bactérias ruins por meio da excreção.

3 –  Dá sensação de saciedade

óleo de coco dá saciedade

Como já foi visto em algumas pesquisas recentes em universidades nos Estados Unidos da América, foi comprovado que alguns ácidos presentes no óleo de coco ativam alguns hormônios responsáveis pela sensação de saciedade, como a colecistoquinina, peptídeo YY e o inibitório intestinal.

Ou seja, se você consumir óleo de coco no período da manhã, pode ser que tenha menos fome na hora do almoço. Porém é preciso, também, consumir menos frituras, açúcares e farinhas, priorizando os peixes, vegetais e grãos.

4 – Ajuda no funcionamento do intestino

Os alimentos que possuem uma maior quantidade de gorduras boas são conhecidos por auxiliarem na digestão, isso porque se misturam ao bolo alimentar e depois nas fezes, o que facilita a passagem pelo sistema digestivo.

Ajudam também na reconstrução e manutenção da flora intestinal, o que facilita o trabalho do estômago, porém, consuma em uma quantidade controlada, pois quando em excesso pode causar diarreia.

5 – Deixa a pele bonita

óleo de coco deixa a pele bonita

Estudos já comprovaram que ele melhora a elasticidade da pele. Suas propriedades antioxidantes ajudam no fim dos radicais livres do organismo, que são os principais causadores do envelhecimento precoce.

Quando usado no cabelo, também pode gerar mais brilho e serve como hidratante natural.

6 – Pode ser usado como substituto dos óleos de cozinha

Ele é muito usado como óleo de cozinha, visto que ele atinge altas temperaturas sem ter que passar pela oxidação e sem alteração das propriedades nutricionais de sua fórmula.

Quando em contato com o calor, ele não se torna gordura trans como os outros óleos vegetais, como o óleo de soja, milho ou de canola.

7 – Alivia problemas de pele

óleo de coco melhora problemas de pele

Esse óleo ajuda na melhora da dermatite e outras doenças de pele normalmente conhecidas, ele também é muito usado como hidratante natural.

Um estudo foi feita em crianças que tinham eczema, cerca de 47% delas tiveram melhoras drásticas no corpo com o tratamento feito com o óleo de coco.

 

É claro que esses benefícios só serão percebidos se o consumo de óleo de coco for aliado a uma dieta balanceada. Também, por ser uma gordura, possui alto valor calórico, então seu consumo deve ser moderado.

Você pode utilizar o óleo de coco para refogar alimentos, temperar saladas, grelhar carnes e até para hidratar a pele e cabelo!


Este texto foi revisado pelo Profissional: Thais Karpowiski (conheça mais sobre ele(a) clicando no link)

Ajude a melhorar ainda mais o site, avalie:

Sua avaliação servirá para que tenhamos uma noção da qualidade dos nossos conteúdos. Além de marcar a quantidade de estrelas que esse conteúdo merece, não esqueça de deixar seu comentário.

1 Estrela2  Estrelas3  Estrelas4  Estrelas5  Estrelas (Ainda sem avaliações)
Loading...

Quem Leu Este Artigo também costuma ler:

Deixe um Comentário