5 Principais vantagens de acordar cedo – Quais são?

“Deus ajuda, quem cedo madruga”. Quantas vezes você já ouviu essa expressão? De acordo com uma pesquisa britânica, essa frase tem seu fundo verídico, pois acordar cedo traz inúmeras vantagens à saúde, em especial no quesito alimentação e qualidade do sono.

No entanto, conseguir essa proeza pode ser muito difícil, para algumas pessoas, especialmente no frio, em que o conforto das cobertas deixa qualquer um indisposto para levantar.

Na contramão, existem pessoas que se sentem realizadas ao acordar cedo e realizam essa prática por toda a vida. As primeiras horas do dia podem trazer mais disposição e valor à saúde – inclusive, pesquisadores detectaram que, nesse meio, estão os “mais magros, mais felizes e mais bem sucedidos”.

Vantagens de acordar cedo

5 Principais vantagens de acordar cedo: leia aqui

“Pessoas matinais têm maior sucesso, quando comparadas às que não são”. Essa afirmação provém de um estudo norte-americano, que avaliou pessoas que acordam cedo com aquelas que não têm esse hábito.

O fato é que as primeiras horas matinais podem ser utilizadas para trabalhar ou praticar algum esporte, pois é comprovado que esse período é o pico da produtividade, no qual nossa mente está mais ávida e fresquinha para tomada de decisões.

Entretanto, ser uma pessoa matutina ou não está muito interligada a gostos e preferências de cada um. Além disso, esse hábito pode ser desenvolvido, ao longo da vida.

Entre as 5 principais vantagens de acordar cedo estão:

1 – Começar o dia com vantagem sobre os outros

Parece besteira, mas, acredite, não é. Enquanto todos dormem, você já está na ativa, produzindo. Isso pode lhe render bons frutos, no futuro, especialmente se está almejando um objetivo e está trabalhando nele.

Atingir o nível máximo de produtividade é meio caminho andado para chegar na frente, seja qual for o seu foco.

2 – Mais energia para as tarefas

Você já deve ter percebido que quando se acorda tarde, fica-se mais cansado ainda, não é mesmo?

Quantas vezes você já sentiu isso? Basta acordar às 10h ou 11h da manhã em um final de semana para ter a impressão de que o dia foi perdido.

A vantagem de acordar cedo é que sua percepção sobre isso aumenta, na medida que o tempo passa e, simplesmente, não consegue mais prolongar o sono para metade da manhã, especialmente em dias de semana, em que se precisa produzir.

Acordar cedo dá mais energia para planejar as tarefas e realizá-las, especialmente as que são prioridades. Depois do almoço, nosso rendimento cai, pois vem o cansaço, a preguiça e a predisposição em deixar as coisas para depois.

3 – Melhor noite de sono

5 Principais vantagens de acordar cedo: leia aqui

Quem acorda cedo dorme cedo. É justamente isso que o corpo precisa para criar um relógio biológico para os horários mais saudáveis de sono.

O hormônio do sono (melatonina) é liberado no organismo perto das 22 horas, portanto, é o melhor horário para uma pessoa ir dormir e aproveitar uma noite tranquila e com sono reparador.

O sono deve durar cerca de 7 a 8 horas, sendo mais provável que o horário estimado para levantar seja às 6 horas da manhã.

4 – Melhor alimentação e estilo de vida

Acordar cedo dá margem para um bom café da manhã e mais tempo para fazer exercícios físicos, fazendo com que você siga o restante do dia mais disposto e com horários adequados de alimentação.

É simples perceber que as pessoas que costumam acordar tarde tomam café e almoçam em horários desregulados, com isso, todo o organismo sofre, especialmente no quesito disposição e energia.

É comprovado, também, que as pessoas que acordam cedo têm melhor humor, quando comparadas às que não têm esse hábito.

5 – Mais feliz, saudável e bem sucedido

5 Principais vantagens de acordar cedo: leia aqui

Conforme mencionado acima, pesquisadores detectaram que pessoas que acordam cedo possuem todas essas características.

Pessoas com hábitos noturnos são as mais propensas à depressão e ansiedade, além de alimentarem-se em horários inadequados. Com isso, não conseguem criar hábitos e colocar seus planos profissionais em ordem.

Quem acorda cedo consegue produzir mais e melhor, além de ter mais tempo para planejar novos projetos. De modo geral, são mais bem sucedidos, quando utilizam esse tempo para organizar os seus objetivos.

O que você achou das vantagens de acordar cedo? Que tal adotar esse hábito para a sua vida? Essa é uma prática que exige determinação, disciplina e comprometimento, mas que, certamente, trará muitos benefícios à sua vida pessoal e profissional.


Ajude a melhorar ainda mais o site, avalie:

Sua avaliação servirá para que tenhamos uma noção da qualidade dos nossos conteúdos. Além de marcar a quantidade de estrelas que esse conteúdo merece, não esqueça de deixar seu comentário.

1 Estrela2  Estrelas3  Estrelas4  Estrelas5  Estrelas (Ainda sem avaliações)
Loading...

Quem Leu Este Artigo também costuma ler:

Deixe um Comentário