5 passos para uma alimentação saudável

A alimentação saudável é essencial para evitar doenças e ter uma boa relação com o corpo. Saiba aqui como ter uma alimentação saudável em 5 passos!

Ter uma alimentação saudável é muito diferente de seguir dietas que prometem milagrosas perdas de peso ou ter como base alimentar frutas e verduras. Para manter a boa forma é necessário ter uma rotina que promova a saúde, se dedicando desde a escolha dos alimentos até o comportamento que temos durante as refeições.

Nas ultimas edições de pesquisas sobre hábitos alimentares do Ministério da Saúde, revelou-se que mais da metade da população brasileira está acima do peso e não tem a prática de uma alimentação balanceada.

O dado se mostrou bastante preocupante, já que a alimentação saudável é a base para a prevenção de doenças de qualquer tipo (especialmente as cardíacas) e  importante fator para o estabelecimento de uma boa relação com o próprio corpo. Aqui você vai saber o quais são os 5 passos para ter uma alimentação saudável.

Os 5 Passos Para Uma Alimentação Saudável

1. Se organize!

Antes de querer mudar maus hábitos alimentares, você precisa se organizar. Comece observando quais alimentos saudáveis você já possui em casa, passando a ingeri-los com maior frequência. Quando for fazer compras, evite comprar alimentos industrializados e açucarados, dando preferência à frutas, verduras, carnes, ovos, grãos integrais, sementes, etc. No início, foque nos alimentos in natura que mais gosta para ficar mais “fácil”, e vá, aos poucos, experimentando novos sabores para enriquecer sua alimentação.

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Leia os rótulos dos alimentos embalados para garantir a aquisição de um produto natural, sem a adição dos milhares de corantes, conservantes, aromatizantes e outros aditivos químicos.

Quando possível, cozinhe uma quantidade maior de alimentos e congele, assim você sempre terá algo saudável para comer quando estiver com pressa. Deixar frutas e verduras lavadas e picadas na geladeira também é uma boa opção.

2. Evite alimentos industrializados

no-fast-foodSalgadinhos, bolachas, frituras, sorvetes e doces são ricos em gordura trans, que eleva o colesterol e se acumula no organismo, podendo causar o entupimento de veias o que causa a aterosclerose.

Além disso, são altamente calóricos e praticamente não possuem nutrientes, o que favorece – e muito – o ganho de peso.

3. Aprecie sua refeição

slow-foodEvite comer quando está ansioso ou realizando outras tarefas (em frente ao computador ou tv, por exemplo) e reserve uma parcela do seu tempo para se dedicar a refeição.

Ao comer com todos os sentidos (apreciar o cheiro, sabor, textura e apresentação dos alimentos) contribuímos para que o organismo fique mais relaxado, a mastigação fica mais lenta e o organismo digere melhor os nutrientes.

Para seguir esta dica à risca o conselho é adotar uma rotina mais desacelerada, que permita maior dedicação a alimentação e não force a necessidade por alimentos prontos como os dos Fast Food.

Existem restaurantes no Brasil que adotaram ideologia contraria a estes hábitos, o Slow Food, uma referência gastronômica que surgiu em Bra, na Itália e prega uma alimentação mais vagarosa, respeitando a escolha dos alimentos, sua forma de produção não industrial e o meio ambiente.

4. Beba água

beber-agua-1-300x253Beber água estimula o sistema gastrointestinal, é importante para controle da circulação sanguínea, formação da urina, transporte de nutrientes e eficácia de todos os processos químicos do organismo.

Além disso o corpo humano perde água com facilidade e necessita repor as quantidades perdidas.

Para saber a quantidade de água por dia que você deve consumir para manter seu corpo saudável observe a tabela:

Jovem  até os 17 anos 40 ml por cada kg
18 a 55 anos 35 ml por cada kg
55 a 65 anos 30 ml por cada kg
Mais de 66 anos 25 ml  por cada kg

 

5. Consuma mais frutas e legumes

frutas-e-legumesFrutas e legumes são alimentos poderosos na prevenção de doenças crônicas devido a sua quantidade de fibra alimentar e vitaminas. De acordo com os nutricionistas o mais recomendado é que seja consumido ao menos 400 gramas por dia para aqueles que tem uma dieta de 2000 kcal diárias.

Frutas com grande quantidade de água como a melancia e o melão, por exemplo, são ótimas para hidratar e aliviar o sentimento de fome entre as refeições. Mas você pode consumir as que mais gostar! Lembre-se de variar, pois cada fruta e legume tem uma propriedade diferente, todas importantes para a saúde.

 

Importância de comer bem

Veja no infográfico abaixo o porquê é tão importante se alimentar bem! Comece a incluir alimentos saudáveis na sua rotina para ter uma saúde melhor e combater várias doenças:

alimentação saudável

Faça o teste e tente seguir esses 5 passos por uma semana. Se controle, avalie, perceba as diferenças! Embora a adaptação possa ser difícil e a mudança de hábitos leve mais tempo do que o desejado,  viver a vida com mais leveza e qualidade vale o esforço.


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3 Comentários

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  2. Ricardo Pinto
  3. taylor swift

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