5 Passos para uma alimentação saudável

Ter uma alimentação saudável é muito diferente do que seguir dietas que prometem milagrosas perdas de peso ou ter como base alimentar frutas e verduras. Para manter a boa forma é necessário ter uma rotina que promova a saúde, se dedicando desde a escolha dos alimentos até o comportamento que temos durante as refeições.

Nas ultimas edições de pesquisas sobre hábitos alimentares do Ministério da Saúde, revelou-se que mais da metade da população brasileira está acima do peso e não tem a prática de uma alimentação balanceada.

O dado se mostrou bastante preocupante, já que a alimentação saudável é a base para a prevenção de doenças de qualquer tipo (especialmente as cardíacas) e  importante fator para o estabelecimento de uma boa relação com o próprio corpo. Aqui você vai saber o quais são os 5 passos para ter uma alimentação saudável.

Os 5 Passos Para Uma Alimentação Saudável

1. Faça ao menos quatro  refeições por dia

Ao deixar a fome acumular ou pular refeições é comum comer mais do que o necessário ou aceitar qualquer alimento que sacie rapidamente, sem prestar atenção na qualidade/sabor/origem do alimento

O perigo neste mal hábito é o de que alimentos industrializados, que freqüentemente contém altas doses de corantes e conservantes que, ao invés de dar energia do organismo, roubam. Pois o organismo tem maior dificuldade para processá-los.

reeducação alimentar infantil

Quatro a cinco refeições no dia são o essencial para suprir o organismo, no entanto elas devem ser balanceadas e estar de acordo com as necessidades calóricas de cada um.

Três das refeições devem ser mais substanciosas, já as outras devem ser consumidas em pequenas quantidades ao longo do dia, dando a preferência a frutas variadas e alimentos com fibra.

As frutas fortalecem o sistema imunológico e deixam em dia as vitaminas necessárias para o impedimento de doenças e as fibras regulam o intestino.

2. Evite alimentos gordurosos

no-fast-foodCarnes vermelhas, salgadinhos, frituras, salgadinhos e doces tem gordura rica no colesterol LDL que se ingerido em grande quantidade acumula gordura no organismo e pode causar o entupimento de veias causando a aterosclerose.

3. Aprecie sua refeição

slow-foodEvite comer quando está ansioso ou realizando outras tarefas(em frente ao computador ou Tv, por exemplo) e reserve uma parcela do seu tempo para se dedicar a refeição.

Ao comer com todos os sentidos (apreciar o cheiro, sabor, textura e apresentação dos alimentos) contribuímos para que o organismo fique mais relaxado, a mastigação fica mais lenta e o organismo digere melhor os nutrientes.

Para seguir esta dica à risca o conselho é adotar uma rotina mais desacelerada, que permita maior dedicação a alimentação e não force a necessidade por alimentos prontos como os dos Fast Food.

Existem restaurantes no Brasil que adotaram ideologia contraria a estes hábitos, o Slow Food, uma referência gastronômica que surgiu em Bra, na Itália e prega uma alimentação mais vagarosa, respeitando a escolha dos alimentos, sua forma de produção não industrial e o meio ambiente.

4. Beba água

beber-agua-1-300x253Beber água estimula o sistema gastrointestinal, é importante para controle da circulação sanguínea, formação da urina, transporte de nutrientes e eficácia de todos os processos químicos do organismo.

Além disso o corpo humano perde água com facilidade e necessita repor as quantidades perdidas.

Para saber a quantidade de água por dia que você deve consumir para manter seu corpo saudável observe a tabela:

Jovem  até os 17 anos40 ml por cada kg
18 a 55 anos35 ml por cada kg
55 a 65 anos30 ml por cada kg
Mais de 66 anos25 ml  por cada kg

Faça o teste e tente seguir esses 5 passos por uma semana. Se controle, avalie, perceba as diferenças! Embora a adaptação possa ser difícil e a mudança de costumes leve mais tempo do que o desejado,  viver a vida com mais leveza e qualidade vale o esforço.

5. Consuma frutas e legumes

frutas-e-legumesFrutas e legumes são alimentos poderosos na prevenção de doenças crônicas devido a sua quantidade de fibra alimentar e vitaminas. De acordo com os nutricionistas o mais recomendado é que seja consumido ao menos 400 gramas por dia para aqueles que tem uma dieta de 2000 kcal diárias.

Frutas com grande quantidade de água como a melancia e o melão, por exemplo, são ótimas para aliviar o sentimento de fome entre as refeições e, além de tudo, tem alto teor energético.

Seguir estes simples passos basta para ter uma saúde exemplar e uma vida com muito mais qualidade.

Importância de comer bem

Veja no infográfico abaixo o porquê é tão importante se alimentar bem! Comece a incluir alimentos saudáveis na sua rotina para ter uma saúde melhor e combater várias doenças:

alimentação saudável


Ajude a melhorar ainda mais o site, avalie:

Sua avaliação servirá para que tenhamos uma noção da qualidade dos nossos conteúdos. Além de marcar a quantidade de estrelas que esse conteúdo merece, não esqueça de deixar seu comentário.

1 Estrela2  Estrelas3  Estrelas4  Estrelas5  Estrelas (3 votos, média: 4,33 fora de 5)
Loading...

Quem Leu Este Artigo também costuma ler:

3 Comentários

  1. YOU IS MY NAME LUCAS
  2. Ricardo Pinto
  3. taylor swift

Deixe um Comentário