5-HTP – benefícios, indicações, preço e efeitos colaterais

Muitas pessoas sentem dificuldade em perder peso. Isso ainda afeta a autoestima, deixando-as infelizes e desenvolvendo quadros clínicos de ansiedade e de depressão. Por sorte, substâncias naturalmente produzidas pelo organismo podem facilitar esse processo – basta conhecê-las e saber como funcionam.

5-HTP emagrece

Esse é o caso do 5-HTP. Saiba tudo sobre esse nome, até então desconhecido por você, agora mesmo!

O que é o 5-HTP?

O 5-HTP é o diminutivo de 5-hidroxitriptofano, isto é, uma substância resultante de um processo de conversão do triptofano, que nada mais é do que um aminoácido essencial para o corpo humano.

Como você deve saber, os aminoácidos essenciais são todos aqueles que não são produzidos pelo organismo – e são obtidos e absorvidos por meio da alimentação.

Dessa forma, o triptofano é consumido e pode – repare bem – ser convertido ao 5-HTP, que, posteriormente, terá outra conversão: em serotonina, o famoso neurotransmissor responsável pela sensação de bem-estar, além de auxiliar no controle da fome, da sede, da fome e das alterações de humor.

Se você prestou atenção, percebeu que, nem sempre, a ingestão do aminoácido (por meio de alimentos naturais) proporcionará uma conversão em 5-HTP. Felizmente, existe a suplementação.

Indicações e para o que serve o 5-HTP

De modo geral, o 5-HTP age da mesma maneira que o triptofano, mas tem maior poderio quando se trata do processo de felicidade, ou seja, o 5-HTP sai da corrente sanguínea com maior facilidade, indo em direção ao cérebro, fazendo com que ocorra um aumento da síntese da serotonina no sistema nervoso central.5-HTP

O que isso quer dizer? Com o uso do 5-HTP, há garantias de níveis elevados de serotonina. E o resultado? Maior prazer, melhorias no humor e muito mais energia, sem contar que se torna muito mais simples lutar contra os quilinhos a mais.

E então, todos podem fazer uso da suplementação de 5-HTP? Não. Embora os efeitos sejam atraentes para muitos, é fundamental que você saiba que nem todo mundo pode apostar nessa substância. Veja só se você encaixa-se na lista dos contraindicados:

  • Pessoas que fazem uso de medicamentos antidepressivos;
  • Gestantes;
  • Lactantes.

Se ainda não for o seu caso, é fundamental que você consulte um médico para que ele prescreva- lhe a dosagem correta e o tempo exato de consumo do 5-HTP. Está bem?

Benefícios do 5-HTP

É possível afirmar que os benefícios que o 5-HTP proporciona ao organismo são os mesmos que a serotonina oferece quando está em níveis elevados. Este neurotransmissor, como comentado acima, tem um papel fundamental para a saúde física e mental.

Então, conheça os benefícios do 5-HTP para maior clareza:

  • Controle do apetite;
  • Redução de estresse e da ansiedade: embora ainda não tenha 100% de comprovação, o 5-HTP pode reduzir os níveis de estresse e de ansiedade, já que desencadeia o bem-estar e a satisfação, afinal, ele atua melhorando os níveis de serotonina.

Além disso, de acordo com testes realizados, o 5-HTP é uma alternativa interessante na prevenção da síndrome do pânico e da insônia.

  • Proporciona melhores noites de sono, tratando e combatendo a insônia:

Certa quantia de serotonina é convertida em melatonina, durante o período noturno. Dessa forma, o 5-HTP, também, beneficiará para que a pessoa tenha noites tranquilas, evitando a insônia.

  • Diminui e trata dores de cabeça e a enxaqueca;
  • Melhora o humor;
  • Pode melhorar os sintomas desagradáveis da TPM;
  • Melhora o desempenho sexual.

5-HTP emagrece?

Sim, o 5-HTP pode ser um grande influenciador na perda de peso! Isso acontece pelo controle do apetite e no tratamento de desordens relacionadas à ansiedade e à depressão. Esses dois fatores são extremamente relevantes e atrapalham um processo de emagrecimento.

Com o 5-HTP, haverá maior sensação de saciedade, melhorias do humor, que poderão aumentar a disposição na prática de exercícios físicos, bem como uma saúde melhor, de modo geral – a qualidade de sono e na vida em si são fundamentais na mudança de peso.

Efeitos colaterais do 5-HTP

Como todo suplemento, você se deparará com efeitos colaterais indesejáveis. Mesmo que ele seja uma substância derivada do triptofano, podem ocorrer alguns efeitos colaterais quando há ingestão de doses inadequadas.

Se você exceder a dose recomendada pelo médico, poderão surgir:

  • Cansaço;
  • Náuseas;
  • Pele mais sensível;
  • Problemas gastrointestinais;
  • Problemas no fígado;
  • Vômitos.

Sobre qualquer efeito adverso, é imprescindível que você converse com o seu médico.

Como tomar, onde encontrar e preço do 5-HTP

O modo de uso do 5-HTP dependerá de suas necessidades e deverá ser estabelecido por um profissional da saúde capacitado.

Normalmente, indica-se a ingestão de 1 a 3 vezes por dia, dependendo da dosagem. O 5-HTP pode ser encontrado em 25 mg, 50 mg ou 100 mg.

Você encontra esse suplemento, em forma de cápsulas, em drogarias e farmácias de manipulação.

O preço da suplementação variará conforme a dosagem e a quantidade de cápsulas recomendadas pelo médico. Em média, você pagará R$70,00 – mas poderá encontrar por menor ou maior valor, basta fazer um levantamento de preço em locais que possuam credibilidade.


Ajude a melhorar ainda mais o site, avalie:

Sua avaliação servirá para que tenhamos uma noção da qualidade dos nossos conteúdos. Além de marcar a quantidade de estrelas que esse conteúdo merece, não esqueça de deixar seu comentário.

Deixe um Comentário