5 exercícios para perder gordura localizada de uma vez por todas

Confira aqui quais são os 5 exercícios para perder gordura localizada, como fazê-los e porque eles são os melhores para te fazer secar!

Os profissionais de educação física e até os médicos garantem que não há exercício focado que vá te ajudar a perder barriga se você não adotar outras estratégias ao mesmo tempo.

Portanto, fique sabendo que se o objetivo do seu treino é perder gordura localizada na região abdominal ou em qualquer outra parte do corpo, será preciso combinar atividades físicas para emagrecer como um todo.

Somente depois de emagrecer alguns quilinhos é que pode-se aplicar exercícios focados que irão ajudar a tonificar os músculos daquela região que possui gordura acumulada.

Abaixo, segue uma lista dos 5 exercícios mais recomendados para perder gordura localizada na barriga – que é uma das mais temidas! Segundo especialistas, o ideal é incluí-los numa rotina de atividades para que a estratégia funcione.

1 – Corrida

Segundo estudos feito com pessoas de diferentes idades, as atividades aeróbicas causam uma liberação de secreções hormonais no pós-treino que ajuda a aumentar a oxidação da gordura.

Em outras palavras, os exercícios aeróbicos são boas alternativas para compor a sua rotina de atividades físicas que objetiva perder gordura localizada.

Outra possibilidade é unir todos esses exercícios em um plano de treino intervalado de alta intensidade, modalidade que mescla vários tipos de atividades físicas com o objetivo de fazer o organismo atingir o rendimento máximo.

Recomenda-se uma média de 30 minutos de atividade aeróbica no mínimo três vezes por semana.

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2 – Exercícios abdominais

O personal trainer Givanildo Matias, da rede Test Trainer garante que os exercícios abdominais são os melhores para perder gordura localizada na barriga. Entretanto, para que funcione ele aconselha que seja feito vários tipos de exercícios abdominais, entre eles:

  • Supra abdominal
  • Abdominal Oblíquo
  • Infra abdominal

A recomendação do profissional é que os exercícios abdominais sejam realizados pelo menos três vezes por semana. A quantidade de repetições deve variar conforme o nível de resistência de cada pessoa. Deve-se começar com poucas e aumentando gradativamente.

Também vale lembrar que o essencial para esse tipo de atividade física não é a quantidade de repetições, mas sim a qualidade com que pratica o exercício. Portanto, antes de começar confira o nosso manual de como praticar abdominais corretamente.

3- Abdução

Para quem treina em academia a cadeira abdutora promete bons resultados na perda de gordura localizada na barriga e nas pernas. Afinal, por conter movimentos específicos para a musculatura ele te ajudará a reduzir o culote e ganhar músculos mais tonificados.

Em casa, o exercício abdutor pode ser adaptado com pesos amarrados nas pernas que devem ser movimentados conforme orienta a imagem abaixo.

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4 – Step

O step é um exercício tradicional para perder gordura localizada nas coxas e glúteos, entretanto, já há algumas pesquisas que mostram que esse tipo de atividade também ajuda no fortalecimento do abdômen.

Recomenda que o exercício seja realizado todos os dias, com pelo menos 10 repetições. Assim, você ajudará o seu músculo a tonificar e perder aquela aparência “mole” resultante da gordura localizada.

5 – Puelly

Por último, o Puelly é recomendado para perder a gordura localizada nos braços e na parte de trás das costas. A atividade é uma das melhores para estimular os músculos da região sem precisar combinar outros exercícios.

Para quem não tem disponibilidade do aparelho, pode trocar a atividade pela remada sentada – que pode ser replicada em casa.

Ambos os exercícios têm uma frequência recomendada de duas vezes na semana.

Como perder barriga?

Não adiantará nada se matar de tanto esforço na academia sem deixar de mudar os hábitos alimentares. Afinal, a principal causa do acúmulo de gordura visceral é a má alimentação associada ao sedentarismo.

Para resumir a história, se você quer ver resultados verdadeiros é melhor conferir também a nossa dieta para perder barriga com cardápio completo desenvolvido por nossa nutricionista.

A última dica é não desistir e não falar no treino, pois a regularidade das atividades físicas e o compromisso com a dieta são fundamentais para o aparecimento de resultados.

E se você tem pressa, pode até usar um suplemento termogênico para acelerar os resultados, mas já saiba que é difícil que eles apareçam antes do primeiro mês – independente se com ou sem a ajuda de remédios naturais.


Referências utilizadas neste conteúdo:

ARQUIVOS BRASILEIROS DE CARDIOLOGIA. Programa Domiciliar de Exercícios: Efeitos de Curto
Prazo sobre a Aptidão Física e Pressão Arterial de Indivíduos Hipertensos, 2005. Disponível em <http://www.scielo.br/pdf/%0D/abc/v84n6/a08v84n6.pdf>

MACEDO, Denise. Efeitos dos programas de exercícios aeróbicos e resistido na redução da gordura abdominal de mulheres com excesso de peso, 2009. Disponível em <https://portalrevistas.ucb.br/index.php/RBCM/article/view/1044>

CANDIDO, Neto. Effects of a step training program on anthropometric and body composition variables of female college students, 1999. Disponível em <encurtador.com.br/hCER5>

CESÁRIO, Gisleine. Exercício físico em mulheres menopausadas promove a redução do volume da gordura visceral. Disponível em <http://www.rbone.com.br/index.php/rbone/article/view/65>


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