5 Dicas para Evitar Lesões na Corrida de Rua

Pessoas que correm costumam dizer que a atividade vicia. Geralmente, o início é com menos intensidade e depois vai aumentando gradativamente. Independente disso, as queixas de dores no joelho, tendinite, lesões no menisco e inflamações no tendão ainda são recorrentes entre os praticantes dessa modalidade esportiva.

É muito difícil encontrar corredores de rua que não reclamam de dor, já que a tendência é que, ao longo do tempo, eles se lesionem durante a atividade. Segundo os especialistas, a principal causa desses incômodos é decorrente da má postura.

A mudança de hábitos pode ajudar a reduzir o número de lesões, pois cada corredor conta com uma biomecânica diferente, que deve ser adequada com a sua simetria do corpo, desse modo, os riscos são minimizados.

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correndo com profissionais

Como evitar lesões na corrida de rua?

A corrida é uma modalidade de esporte bastante acessível, talvez por isso, muitas pessoas recorrem a essa estratégia para perder peso. O grande problema é que, na maioria das vezes, os praticantes não buscam orientação de um especialista.

A corrida é um esporte que depende bastante da musculatura do praticante, por isso, é extremamente importante fazer a atividade de maneira correta – caso contrário, certamente terá dores e lesões.

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A boa notícia é que 70% das dores que acometem os corredores têm solução. Confira, abaixo, as seguintes dicas que devem ser seguidas.

Fortalecer a musculatura

Calçar o tênis e sair correndo não é a forma mais correta de praticar esse esporte. Nos primeiro dias, tudo vai correr bem e, certamente, o rendimento cardiovascular será excelente. No entanto, sem preparar os músculos para suportar os treinos, é quase certo que haverá dores nas articulações, nos tendões e na lombar.

Para evitar lesões na corrida de rua, é fundamental fazer musculação, pilates ou treinos funcionais que melhoram a saúde articular do corpo. Por isso, não deixe de procurar um preparador físico.

Caprichar na escolha do tênis

 

 

Essa é uma das regras essenciais para evitar lesões mais graves, sendo de extrema importância usar um tênis apropriado de corrida, com um excelente amortecedor, lembrando que cada indivíduo possuí uma pisada diferente, o correto é procurar um tênis que se adeque a sua pisada ( supinada , pronada , neutra).

O têna deve absorver muito bem o impacto, por isso, hoje, existem modelos apropriados para cada tipo de pisada, peso e gênero do praticante.

Um bom calçado de corrida custa caro, no entanto, nessas horas, não adianta economizar, já que é a única ferramenta especial que o esporte exige – portanto, não meça esforços para escolher o melhor.

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Alguns especialistas recomendam comprar um número maior daquele frequentemente usado pelo praticante, pois essa é uma forma de evitar que o calçado aperte, caso ocorra um inchaço no pé, muito comum nas corridas.

Cuidar com a postura

Existem regras para correr, não basta apenas sair correndo de qualquer jeito, já que é justamente por isso que muitos praticantes se lesionam. As principais dicas são:

  • Mantenha a cabeça erguida;
  • Olhe para frente – o desalinhamento do pescoço gera dores na coluna;
  • Equilibre o tronco;
  • Deixe os braços alinhados em 90 graus;
  • Flexione o joelho a cada passada;
  • Toque o pé no chão o mais alinhado possível, mas não pode ser o pé inteiro no chão, pois o impacto é maior e gera mais dor.

A postura certa ajuda o corredor a aumentar a velocidade e reduzir as chances de se machucar. Tênis novos não são indicados para correr; use eles antes para expandir, caso contrário, pode ocasionar bolhas.

Escolher um terreno macio

Exercicios para definir o abdômen

Infelizmente, em grandes centros urbanos é praticamente impossível correr no asfalto. No entanto, existem parques que têm piso com amortecimento para corridas – esse, na verdade, é o ideal. Mas, se você mora em uma localidade que possui gramado e trilhas de terra, essa também pode ser uma excelente alternativa.

Além das dicas passadas acima, para evitar lesões na corrida de rua, não esqueça de se alimentar bem, beber bastante água e ter uma boa noite de sono. Contratar uma assessoria de corrida pode ser bastante válido para mudar os hábitos de corrida, pois os profissionais ensinam truques especiais para aumentar o desempenho e evitar lesões.

Cuidar com o overtrainning

A ilusão de quanto mais melhor causa muitos prejuízos aos atletas. A maioria não valoriza os períodos de descanso, que são extremamente importantes para a regeneração muscular.

Isso acontece especialmente com corredores que não têm orientação de um profissional. É importante adicionar quilometragem ou mesmo intensidade aos treinos, de forma gradual – no geral, são acrescidos 10% a cada semana, desde que se note rendimento no desempenho do atleta.


Este texto foi revisado pelo Profissional: Eduardo Lembi (conheça mais sobre ele(a) clicando no link)

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