3 alimentos com muito açúcar que você deve evitar

A correria do dia a dia e as facilidades apresentadas pelas empresas alimentícias estimulam, cada vez mais, um consumo desenfreado de alimentos enlatados ou processados numa quantidade cada vez maior. mas será que sabemos exatamente o que eles têm em sua composição? E a quantidade de açúcar que cada um deles possui, será que é adequado para uma dieta saudável?

Só para você ter uma ideia, as organizações de saúde não recomendam que o consumo de açúcar exceda 48 gramas por dia (isso equivale a 12 colheres de chá). Ao extrapolar o recomendado há os riscos de surgir problemas de ganho de peso, problemas com pressão alta ou diabetes (além de tantos outros).

E existem alguns alimentos em especial que você nem imagina, mas contém alto índice de açúcar. Vamos conhecer 3 deles abaixo:

Barras de Cereais

As barras de cereais costumam ser indicadas como uma boa alternativa de alimento para lanches no meio da manhã ou da tarde e costumam ser consumidos por pessoas que estão (ou acham que estão) tendo uma alimentação saudável. Até por isso, há um certo exagero no consumo de tal alimento.

Mas optar pela barra de cereal como um dos atores principais da sua dieta pode ser um erro que custará caro, afinal, cada barra pode ter até 12g de açúcar. Ao consumir duas barras você já terá chegado em 50% do valor de açúcar recomendado por dia. Um pouco demais, você não acha?

Frutas em Lata

frutas-em-lataVocê acha saudável comer uma saborosa fruta na sobremesa? Até pode ser uma boa atitude, porém, se você está optando pelas versões em lata, tenho que te dizer: você está fazendo errado!

As frutas enlatadas costumam ter uma quantidade considerável açúcar adicionado – e você deve levar em consideração que essa adição de açúcar se juntará ao açúcar que as frutas já possuem naturalmente.

Veja os números e se assuste: ½ xícara de uma fruta em lata é equivalente a 23 g de açúcar.

Iogurtes com Baixo Teor de Gordura

iogurteOs rótulos desses produtos enganam a maioria das pessoas que acreditam estar levando algo natural e com pouca chance de ser prejudicial à saúde – um caso muito semelhante que acontece nas barras de cereais acontece aqui também, nos iogurtes com baixo teor de gordura. Esse produto costuma ter índices de açúcar extra.

Para você ter uma ideia, o teor de açúcar desses iogurtes é de cerca de 27g.

Mas isso não quer dizer que você deve abandonar o iogurte. Uma ótima alternativa é comprar o delicioso iogurte grego e adicionar uma fruta. Quer uma dica ainda mais saborosa e saudável? Misture duas frutas (laranja e morango, por exemplo) com o iogurte grego. Bata no liquidificador e delicie-se com essa saborosa vitamina.


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