Como uma planta muito comum no Brasil e que é consumida em larga escala pela população, por conta de seus usos medicinais, a camomila também é chamada de margaça, camomila-vulgar, marcela-nobre e macela.
Ela pode ser encontrada em forma de saches ou in natura para o preparo de chás ou acompanhamento de receitas. Quer saber mais sobre os benefícios dessa planta? Veja, aqui!
Chá de Camomila: Quais São Os Benefícios?
1 – Diminui o inchado nos olhos
Quando a camomila é esmagada em conjunto com as sementes de funcho e a flor de sabugueiro seca, pode ser aplicada nos olhos para refrescar a região e diminuir o inchaço.
Você precisará de uma colher de cada ingrediente e mais 500 ml de água fervida. Coe, espere esfriar e aplique nos olhos limpos.
2 – Combate gripe e resfriado
Por ter várias propriedades que fortalecem o organismo, o chá de camomila é indicado para diminuir sintomas de sinusite, asma, inflamações no nariz, gripes e resfriados.
Também, é recomendado respirar essa infusão, porque ela abre as vias nasais, facilitando a respiração.
3 – Tem efeito calmante
O chá de camomila possui propriedades relaxantes e sedativas, indicadas para o tratamento de insônia, ansiedade e nervosismo.
Ele também é indicado para mulheres que sofrem constantemente com cólicas menstruais e sintomas da TPM.
4 – Diminui o enjoo
A camomila seca, quando acompanhada de framboesa ou hortelã pimenta, ajuda a diminuir a náusea e o enjoo.
5 – Alivia a má digestão e os gases
Quando misturada com erva-cidreira, a camomila reduz a inflamação no estômago, diminuindo dores e acidez e regularizando o intestino e os gases acumulados. Isso acontece porque as ervas têm efeito calmante, que age diretamente sob a azia e as dores no trato estomacal.
6 – Ameniza as dores de garganta
Ainda pelas suas propriedades anti-inflamatórias no corpo, é indicado o consumo diário do chá para diminuir infecções na garganta.
7 – Aumenta a longevidade
Segundo estudos feitos na Universidade do Texas, pessoas que consomem chá de camomila diariamente possuem 29% menos riscos de morrerem precocemente.
8 – Relaxa a musculatura
Essa erva possui glicina, um aminoácido que, quando ingerido, acalma os nervos e músculos.
9 – Fortalece o sistema imunológico
Algumas substâncias existentes na camomila aumentam a atividade antibacteriana e fortalecem o sistema imunológico.
10 – É Amiga dos diabéticos
Segundo pesquisas, tomar 3 xícaras de chá de camomila diariamente melhoram os níveis de glicose no sangue – muito indicado para pessoas que possuem diabetes tipo 2.
11 – Ajuda a dormir melhor
O chá de camomila é bom para quem tem dificuldades na hora de dormir ou para quem sofre constantemente com crises de insônia. Para o preparo, use duas colheres de folhas secas por copo.
12 – É anti-inflamatório natural
O uso da camomila para combater inflamações já é feito há milhares de anos. Você pode tomar o chá quando sentir que está prestes a ficar doente.
13 – Diminui dores de cabeça
Há especulações de profissionais da saúde de que o óleo de camomila é bom para diminuir dores de cabeças e enxaquecas.
14 – Combate doenças degenerativas
Pela presença de flavonoides, propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes, diminui a quantidade de radicais livres no corpo, o que reduz as chances de doenças degenerativas, como é o caso do Mal de Alzheimer e/ou câncer.
15 – Serve para os olhos
O chá de camomila possui vitamina A em abundância, essencial para proteger as córneas e contribuir para uma boa visão.
16 – Controla o inchaço
Por ter camazuleno em sua composição, reduz o inchaço do corpo. Essa substância também age na eliminação de gordura acumulada no fígado.
17 – Trata problemas de pele
Quando o chá de camomila (gelado) é aplicado em picadas de insetos, queimaduras, hematomas, inflamações e tudo que envolve problemas na pele, pode diminuir os desconfortos causados e acelerar a cicatrização da área afetada.
Já quando aplicado no couro cabeludo, previne problemas de caspa e coceira.
18 – Combate a má circulação
Pela presença de ácido antêmico, há maior estímulo da circulação sanguínea, impedindo inflamações e problemas de trombose.
Contraindicações do chá de camomila
Ele não é indicado para gestantes, porque pode aumentar o risco de aborto, nem para pessoas que consomem remédios anticoagulantes. Quando consumido em maior quantidade do que a indicada, é comum ocorrer hipotensão, diarreia, insônia, nervosismo e vômito.
Como fazer chá de camomila?
Ingredientes:
- 1 colher de chá de camomila seca;
- 1/2 litro de água.
Como preparar:
- Ferva a água e depois adicione a camomila;
- Abafe o chá durante 15 minutos, depois coe.
Ele está pronto para consumo assim que estiver morno e concentrado pela erva. Quando utilizado em casos de insônia, é recomendado o consumo antes de dormir.
Ajude a melhorar ainda mais o site, avalie:
Sua avaliação servirá para que tenhamos uma noção da qualidade dos nossos conteúdos. Além de marcar a quantidade de estrelas que esse conteúdo merece, não esqueça de deixar seu comentário.