14 motivos para começar a consumir vagem!

A vagem é uma planta advinda das Américas, sendo que foi levada para a Europa e para Ásia posteriormente. Conhecida por desenvolver-se melhor em regiões mais quentes, o Brasil é um clima indicado para a produção desse alimento.

Ela é consumida de forma gelada, em saladas, pratos quentes, como um acompanhamento e, até mesmo, como uma boa parte da refeição. A vagem é comercializada em larga escala pelos seus benefícios e pelas vitaminas contidas na fórmula.

Veja, aqui, quais são todas as vantagens de introduzir esse alimento o quanto antes em sua alimentação.

Os 14 benefícios da vagem

1 – Anti-inflamatório

14 motivos para começar a consumir vagem!

Pela presença de flavonoides e carotenoides, ela é muito útil para quem quer ter uma cicatrização mais rápida e impedir problemas futuros com inflamações, isso pelo seu efeito anti-inflamatório potencializado.

2 – Perda de peso

Para quem está pensando em perder peso e quer ter uma alimentação mais regrada, a vagem pode ser uma ótima amiga, isso porque possui poucas calorias: uma porção de 100 gramas de vagem contém apenas 35 gramas, além de ter um sabor único e delicioso, super adaptável a qualquer acompanhamento.

3 – Saúde dos olhos

O betacaroteno e os carotenoides em sua composição têm efeito quase igual ao da vitamina A, isso influencia diretamente na saúde ocular. Essas propriedades diminuem problemas de visão e degenerações nos músculos do corpo.

4 – Antioxidante

Com quantidades de vitamina C, betacaroteno e ácidos fólicos, a vagem é um alimento muito rico em propriedades antioxidantesm, ou seja, é possível reduzir os efeitos dos radicais livres e sua quantidade no corpo. Com isso, há uma maior renovação de células do corpo.

Se você está em processo de emagrecimento, a vagem é muito indicada para o período de adaptação a uma alimentação mais saudável, isso porque elimina com mais rapidez determinadas células de gorduras no corpo.

5 – Prevenção da diabetes

14 motivos para começar a consumir vagem!

Os benefícios dessa leguminosa também vão até o seu sangue: após fortalecer vários nutrientes do corpo, ela pode auxiliar no controle de açúcar na corrente sanguínea, diminuindo os picos de insulina – o que é uma ótima prevenção para quem sofre com pré-diabetes ou com a doença por si só.

6 – Melhora do humor

Algumas vezes, os problemas de mudanças de humor estão relacionados a desequilíbrios hormonais no corpo. A vagem possui ácido fólico, necessário para gerar dopamina, noradrenalina, serotonina e homocisteína, hormônios obrigatórios para que o humor fique controlado e estável.

A melhora do humor pode deixar a sua vida melhor em vários sentidos: mais vontade de fazer exercícios físicos, maior controle de apetite e saciedade, além do emagrecimento como consequência.

7 – Saúde óssea

A vagem tem grandes porções de minerais, como magnésio, silício e cálcio, necessários para a manutenção da saúde dos ossos e dos dentes. Além disso, ela tem vitamina K, que ajuda na captação maior do cálcio pelo corpo.

Com os ossos fortes, é possível sentir uma melhora na hora de fazer exercícios físicos, sofrem com um treino de maior qualidade, além do suporte de cargas mais pesadas com dificuldade reduzida.

8 – Estimulo ao intestino

Rica em fibras, a vagem pode ser a solução para quem tem problemas relacionados ao intestino, principalmente constipação. Com essa melhora, acontece a diminuição do inchaço do corpo, principalmente na região abdominal, onde há a redução de toxinas acumuladas e substâncias que estejam atrapalhando o correto funcionamento do corpo.

9 – Blindagem do sistema imunológico

Pela grande quantidade de antioxidantes em sua fórmula, como a vitamina C, a vagem fortalece o sistema imunológico e previne doenças oportunas, como a clássica gripe e os resfriados.

10 – Sistema cardiovascular

Os grãos presentes na vagem – ricos em flavonoides -, ajudam na hora de eliminar as células de gorduras acumuladas no corpo, visivelmente no percentual de gordura do corpo. Isso tem influencia direta no desempenho físico e na melhora do sistema cardiovascular.

O coração também funciona com mais saúde, reduzindo drasticamente os problemas de hipertensão, o ataque cardíaco, as palpitações e relacionados.

11 – Prevenção da anemia

14 motivos para começar a consumir vagem!

Pelo ferro contido na vagem, ela fortalece o sistema imunológico e diminui a possibilidade de anemia. Essa é uma propriedade que costuma estar em falta no organismo, principalmente em pessoas que são adeptas às dietas malucas “da moda”.

12 – Músculos saudáveis

Ela é usada como uma forma natural de suplementar o magnésio no corpo, um mineral que é usado para a síntese de proteínas e o crescimento dos músculos. Essa substância também fortalece as articulações.

13 – Prevenção do câncer

A vagem, quando consumida em quantidades suficientes, pode ajudar a prevenir pólipos pré-cancerosos, que podem desenvolver casos graves do câncer de cólon.

14 – Indicado para grávidas

Pela quantidade de ácido fólico, ela é ótima para mulheres grávidas e para seus bebês, isso porque ele ajuda no desenvolvimento da criança no útero.


Ajude a melhorar ainda mais o site, avalie:

Sua avaliação servirá para que tenhamos uma noção da qualidade dos nossos conteúdos. Além de marcar a quantidade de estrelas que esse conteúdo merece, não esqueça de deixar seu comentário.

1 Estrela2  Estrelas3  Estrelas4  Estrelas5  Estrelas (Ainda sem avaliações)
Loading...

Quem Leu Este Artigo também costuma ler:

Deixe um Comentário