11 motivos para comer pistache todos os dias!

Veja aqui 13 principais motivos do porque você deveria começar a consumir pistache agora mesmo, como ele tem vários benefícios para o corpo e muito mais.

Uma oleaginosa que não é tão comumente encontrada quando as castanhas e as nozes, o pistache faz tão bem para a saúde quanto suas “irmãs”. Ele geralmente é consumido em forma de grão torrado, porém pode ser encontrado em doces, sorvetes, em salgados e principalmente na culinária árabe.

Essa “semente” tem origem do sudoeste asiático, seu nome é referente a árvore do fruto, que pode chegar a ter 5 até 7 metros.

Informações nutricionais

Em 50 gramas de pistache, encontramos:

  • Calorias: 288 kcal Benefícios do pistache para a saúde
  • Carboidrato: 13 g
  • Proteína: 7 g
  • Lipídio: 26 g
  • Fibras: 5 g
  • Vitamina A: 11,5
  • Vitamina C: 4 mg
  • Vitamina E: 5 mg
  • Potássio: 546 mg
  • Fósforo: 251 mg
  • Ferro: 3 mg
  • Cálcio: 67 mg
  • Magnésio: 79 mg
  • Selênio: 5 mcg

O pistache e seus benefícios para a saúde

1 – Protege o coração

Ele tem uma grande concentração de gorduras boas, as insaturadas, o que ajuda na redução do colesterol ruim, o LDL, e aumenta o nível do colesterol bom, o HDL. Ele ajuda também na circulação sanguínea, proporcionando a correta dilatação das artérias e combatendo assim coágulos.

2 – Ajuda na digestão

Por ter uma grande quantidade de fibras, elas ajuda no funcionamento do intestino, eliminando as toxinas do organismo e dando a sensação de saciedade.

3 – Proteção dos olhos

Ele tem carotenoides em sua composição, como a zeaxantina e a luteína, grandes responsáveis pela proteção dos olhos, isso evita a ação dos raios ultravioletas nessa região, além de impedir possíveis doenças no local.

4 – Prevenção do câncer

Pela quantidade abundante de antioxidantes, ela previne a produção de radicais livres, responsáveis por denegrirem as células, que conforme o tempo passa, possibilita o surgimento de algumas doenças, como o câncer.

5 – Uma pele mais bonita

Benefícios do pistache para a saúde

Rico em vitamina E, ele é um ótimo antioxidante que protege a pele, deixando-a mais brilhante, sem ressecamento e prevenindo o envelhecimento precoce.

6 – Combate da diabetes

Por conter baixa quantidade de carboidratos e alta quantidade de gorduras boas, ao consumir o pistache, a glicemia não se eleva drasticamente e não causa picos de insulina, sendo ótimo para a prevenção da diabetes.

7 – Protetor do cérebro

Ele tem grande quantidade de vitamina B6, protetora do sistema nervoso e também ajuda no funcionamento correto dos neurotransmissores do cérebro.

8 – Mantém o peso

Mesmo que seja altamente calórico, é rico em gorduras boas e fibras, favorecendo a sensação de saciedade, diminuindo assim a ansiedade por alimentos, isso sem falar que regula o sistema digestivo.

Em pequenas porções, é muito indicado para quem quer perder peso, sendo um ótimo lanche entre as refeições.

9- Anti inflamatório

Os altos níveis de antioxidantes encontrados no pistache podem reduzir inflamações e a oxidação.

10 – Fortalece o sistema imunológico

Além de ajudar com seu poder anti inflamatório, ele ainda tem muitos minerais e antioxidantes que fortalecem o sistema imunológico com qualidade.

11 – Fortalece os cabelos

Os nutrientes que existem no pistache também ajudam no fortalecimento e crescimento da fibra capilar. Por conter biotina ele também ajuda na prevenção da queda dos fios.

 

E então? Vale a pena ou não inserir o pistache na alimentação? Apesar de ter um valor mais elevado, pequenas quantidades já são suficientes para ter os benefícios citados, que serão potencializados se o pistache for inserido em uma alimentação saudável juntamente com a prática de atividades físicas.

 


Este texto foi revisado pelo Profissional: Thais Karpowiski (conheça mais sobre ele(a) clicando no link)

Ajude a melhorar ainda mais o site, avalie:

Sua avaliação servirá para que tenhamos uma noção da qualidade dos nossos conteúdos. Além de marcar a quantidade de estrelas que esse conteúdo merece, não esqueça de deixar seu comentário.

Deixe um Comentário