Um vegetal que já é consumido no mundo há mais de 2 mil anos, o rabanete já era usado pelos antigos mistura com mel e vinagre, isso porque contém um certo gosto apimentado e bem peculiar.
Ele é um produto rico em fibras, água, cálcio, potássio, magnésio, cobre, zinco, vitamina B6, B9, C, K, fósforo e muito mais. Tudo isso é de extrema importância para o corpo e promove muitos benefícios para o nosso organismo. Leia mais abaixo sobre porque começar a consumir o rabanete com mais frequência no seu dia a dia.
Quais os benefícios do rabanete para a saúde?
1 – Combate ao câncer
O rabanete possui o isotiocianato em sua composição, conhecido pela comunidade científica como uma substância ótima para o combate de alguns tipos de câncer.
O vegetal foi testado em algumas células cancerígenas do corpo humano, a conclusão que se chegou foi que tanto a raiz como o bulbo dele podem contribuir positivamente para a destruição dos focos malignos.
2 – Ajuda no emagrecimento
Muito procurado por quem quer diminuir o consumo de calorias nas refeições, o rabanete é muito indicado nesses casos. Ele possui pouquíssimas calorias (apenas 17 em 100 g) e muitos nutrientes para que o corpo funcione de acordo.
Ele também é fonte de fibras, responsáveis por gerar a sensação de saciedade no corpo, o que ajuda no controle do apetite e no menor consumo de alimentos. Por ter baixíssimo índice glicêmico, causa uma digestão mais demorada e sem ocasionar picos e quedas bruscas de glicose no sangue – isso estimula a fome e também é horrível para quem sofre com diabetes.
3 – Combate problemas urinários
Ele tem efeito diurético, estimulando a liberação da urina. É ótimo para combater o surgimento de inflamações e aquela sensação de queimação enquanto se urina.
Isso promove uma limpeza nos rins, o que previne infecções nos órgãos no geral, principalmente nos do sistema urinário.
4 – Regulariza o sistema respiratório
Combate a congestão do sistema respiratório, reduzindo problemas comuns como a irritação do nariz, dos pulmões, da traqueia e também a ocorrência de alergias como a sinusite e a rinite alérgica.
Ele tem tantas vitaminas que auxilia também a prevenção de infecções e seu futuro aparecimento, elimina o excesso de muco e secreções, além de aliviar dores na garganta.
5 – Pressão arterial
Esse alimento é conhecido pela sua grande quantidade de potássio, um nutriente muito importante para a dilatação normal dos vasos sanguíneos, fazendo com que a circulação sanguínea fique adequada e diminuindo os riscos de pressão alta.
Ele também tem alta dosagem de nitrato que, quando em contato com o corpo, vira óxido nítrico que dilata os vasos sanguíneos, o que reduz consideravelmente as chances de formação de coágulos.
6 – Proporciona uma pele saudável
Ele tem muita água em sua composição, o que ajuda na hidratação da pele. O rabanete também tem muita vitamina B e C, zinco e fósforo, que fazem muito bem para a pele.
7 – Tratamento para mordidas de insetos
Esse produto possui ação antipruriginosa, que é nada mais nada menos do que o combate da coceira em excesso, geralmente causada pela picada de insetos.
O suco que pode ser preparado com o rabanete ainda reduz a dor e o inchaço do local que foi afetado.
8 – Melhore a saúde do fígado e da vesícula biliar
O consumo contínuo de rabanete protege o fígado e também a vesícula biliar do surgimento de úlceras e de infecções na região. Esse alimento ainda é conhecido como um ótimo tratamento para a esteatose hepática.
Ele aumenta a secreção de bile no corpo, o líquido responsável pela digestão das gorduras e a absorção dos nutrientes necessários.
9 – Fortalece o sistema imunológico
Por ter uma grande quantidade de vitamina C em sua composição, ele estimula o fortalecimento do sistema imunológico por fornecer antioxidantes, estimulando também a produção dos glóbulos brancos, importantes para a defesa do corpo contra simples resfriados até doenças mais graves como o câncer.
10 – Ameniza a febre
Ele baixa a febre e alivia as potenciais inflamações que estão afligindo o corpo. Para esse fim, é indicado que se consuma em forma de suco misturado com sal.
11 – Beneficia o funcionamento do intestino
Por ser um vegetal que é altamente rico em fibras, ele melhora o funcionamento do sistema intestinal, uma ótima notícia pra quem sofre com prisão de ventre.
12 – Saúde do coração
Ele é rico em antocianinas, uma substância antioxidante que é diretamente associada a diminuição de doenças cardiovasculares.
O consumo também diminui a homocisteína, uma grande causadora de problemas do coração.
Para aproveitar ainda mais os benefícios desse poderoso vegetal, é importante ter uma alimentação saudável e realizar atividade física regularmente.
Ajude a melhorar ainda mais o site, avalie:
Sua avaliação servirá para que tenhamos uma noção da qualidade dos nossos conteúdos. Além de marcar a quantidade de estrelas que esse conteúdo merece, não esqueça de deixar seu comentário.
Gostei muito das matérias sobre rabanete, muitas vezes não nos alimentamos bem por falta de informações.