10 benefícios da jabuticaba para a sua saúde!

A jabuticaba é uma fruta da Mata Atlântica, sendo facilmente encontrada em estados como Bahia, Pernambuco, Paraíba, Mato Grosso, Minas Gerais, Santa Catarina, Mato Grosso do Sul, Espírito Santo, Goiás, Distrito Federal, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e São Paulo.

Ela também é usada em forma de vinho, suco, in natura, em geleias, doces e muito mais, isso porque ela tem vários benefícios à saúde, além de um gosto peculiar. Veja, abaixo, mais informações sobre:

Os benefícios da jabuticaba

1 – Possui propriedades antioxidantes

Os 13 benefícios únicos da jabuticaba para sua saúde!

Ela tem um alto teor de fenólicos e antioxidantes em sua fórmula, diminuindo a ação dos radicais livres no organismo, que, quando em excesso, acabam causando o envelhecimento precoce da pele e aumentam as chances de câncer.

2 – É anticancerígena

Ainda pelos seus efeitos antioxidantes – como as antocianinas -, as frutinhas têm propriedades anti-inflamatórias e anticancerígenas, diminuindo os radicais livres e as possíveis mutações nas células – principais causadoras de câncer.

3 – É amiga da pele

Pela sua grande quantidade de vitamina C, ela ajuda a estimular a produção do colágeno e da elastina, itens necessários para melhorar a estrutura da pele, gerando, assim, firmeza e mais elasticidade para a pele, diminuindo acontecimentos como estrias e celulites.

4 – Mantém o cabelo bonito

Ela tem nutrientes necessários para a manutenção e o crescimento saudável dos fios, diminuindo chances de queda de cabelo, sendo comum encontrar vários produtos capilares com sua base feita a partir da jabuticaba.

5 – Ajuda na digestão

Os 13 benefícios únicos da jabuticaba para sua saúde!

A jabuticaba tem grandes quantidades de fibras, que melhoram o processo de digestão e processamento dos alimentos. Isso impede que a constipação seja frequente, limpando o estômago e desintoxicando o intestino.

6 – Fortalece o sistema imunológico

Ainda sobre as antocianinas, elas fortalecem o sistema imunológico, sendo que a vitamina C contida na fruta também é um nutriente que combate os radicais livres. Desse jeito, o sistema imunológico costuma ficar mais forte, impedindo infecções, gripes e outras doenças comuns.

7 – Ajuda na cicatrização

É por meio da vitamina C que a pele fica mais cicatrizada e saudável, item rico e abundante da jabuticaba. Isso acontece porque essa vitamina faz com que a regeneração das células seja mais rápida do que o comum.

8 – Reduz os níveis de glicose

Os 13 benefícios únicos da jabuticaba para sua saúde!

A casca da jabuticaba é super indicada para diminuir os picos de glicose no corpo, isso porque ela tem poucas calorias e muita fibra alimentar, estabilizando as taxas de glicemia.

9 – Diminui doenças cardiovasculares

A casca da jabuticaba possui grandes quantidades de fibras alimentares, responsáveis por diminuir os níveis do LDL e do colesterol total, regulando assim o metabolismo lipídico e diminuindo chances de doenças cardiovasculares tomarem conta do corpo.

10- Auxilia o emagrecimento

Um estudo feito por pesquisadores da Unicamp constatou que o extrato da casca da jabuticaba pode diminuir o ganho de peso, a glicemia e o colesterol, graças aos seus compostos fenólicos e fibras.

 

Essa pequena frutinha faz muito bem para a saúde, mas, para obter todos os benefícios citados acima, o ideal é ter hábitos saudáveis, como uma alimentação equilibrada e prática de atividade física.

 


Este texto foi revisado pelo Profissional: Thais Karpowiski (conheça mais sobre ele(a) clicando no link)

Ajude a melhorar ainda mais o site, avalie:

Sua avaliação servirá para que tenhamos uma noção da qualidade dos nossos conteúdos. Além de marcar a quantidade de estrelas que esse conteúdo merece, não esqueça de deixar seu comentário.

Deixe um Comentário