10 benefícios do manjericão para a sua saúde!

Veja aqui 12 principais benefícios do manjericão para a sua saúde, como ele ajuda a fortalecer o sistema imunológico, evita doenças e muito mais.

O manjericão é uma planta medicinal utilizada comumente como tempero em muitos alimentos, pode ser facilmente encontrado em lojas de produtos naturais, em mercados e até mesmo plantado em casa em hortas caseiras.

Você come muito manjericão ou não tem o hábito desse consumo? Veja aqui os principais benefícios de começar a introduzi-lo em alimentação e muito mais.

Os benefícios do manjericão para a saúde

manjericão benefícios

1 – Ação antioxidante

A atividade antioxidante é atribuída aos compostos fenólicos que também podem atuar como sequestrantes de radicais livres no organismo, reduzindo riscos de doenças crônicas.

Alimentos ricos em antioxidantes têm sido apresentados como tendo papel essencial na prevenção de doenças cardiovasculares, de câncer e de doenças neurodegenerativas, onde as mais conhecidas são as doenças de Parkinson e de Alzheimer e problemas causados pelo envelhecimento das células.

 

2- Anti microbiano

Estudos demonstraram que os compostos fenólicos também inibem o crescimento de uma grande variedade de microrganismos.

 

3 – Fortalece o sistema imunológico

Ele é conhecido por fortalecer as defesas naturais do nosso corpo. Suas folhas são comumente usadas para se fazer chá para o tratamento de resfriados, ou até mesmo mastigá-las para um alívio mais imediato.

Suas propriedades antibióticas protegem o corpo contra algumas bactérias e infecções normalmente encontradas no organismo. Alguns estudos já mostraram que ela aumenta o nível dos anticorpos em até 20%, evitando assim algumas doenças mais graves como o câncer, artrite, alergias e muito mais.

 

4 – Ameniza a tosse

Os benefícios do manjericão para a saúdeEle é usado muitas vezes na fórmula de xaropes e expectorantes. Você pode aliviar dores de garganta com uma mistura do manjericão com água fervida, fazendo um gargarejo.

Ela também é muito usada no tratamento de bronquite e asma.

 

5 – Fortalece a visão

Por ter altos índices de vitamina A em sua fórmula, ele tem propriedades antioxidantes, que são muito boas para saúde dos olhos.

Somente uma pequena quantidade de 100 gramas da erva fresca já são correspondentes a uma dose diária da vitamina em nosso corpo.

 

6 – Deixa a pele mais bonita

O manjericão também é muito usado na prevenção de acnes e aceleração do processo de cicatrização da derme. Isso porque o uso de seu extrato elimina as bactérias acumuladas na derme, causando espinhas e acnes.

Algumas das propriedades também combatem a inflamação, usadas no tratamento de alguns problemas como as micoses, psoríase, picadas de insetos e até mesmo prevenção de câncer de pele.

 

7 – Diminui o mau hálito

Os benefícios do manjericão para a saúde

Alguns estudos de especialistas já chegaram a conclusão que ele é muito eficaz no tratamento do mau hálito e de doenças na região bucal.

 

8 – Beneficia o sistema digestivo

O suco que é extraído das folhas de manjericão é ótimo para o sistema digestivo.

O chá é altamente indicado para a prisão de ventre, indigestão e acidez no estômago. Com grandes propriedades medicinais, ele ainda é usado para a cura da úlcera gástrica e melhora o funcionamento do fígado.

 

9 – Amiga do coração

Pela grande quantidade de antioxidantes, ela é ótima para baixar os níveis de colesterol, reduzindo assim o desenvolvimento de doenças na artéria coronária.

O magnésio que também se encontra nessa fórmula, relaxa os músculos e também aumenta o fluxo sanguíneo no corpo.

10 – Saúde respiratória

Essa erva também estimula o desempenho dos pulmões. Os óleos encontrados no manjericão são ótimos para o tratamento da bronquite e eliminar a congestão dos pulmões. Ela é usada também no tratamento da tuberculose.

 

Seu sabor intenso combina com vários pratos, como pizzas, molhos, saladas, carnes, frango, queijos… além de agregar sabor, também oferece benefícios para a saúde. Que tal usar o manjericão e outros temperos naturais no lugar de temperos prontos e industrializados? Ficará uma delícia e muito mais saudável!


Este texto foi revisado pelo Profissional: Thais Karpowiski (conheça mais sobre ele(a) clicando no link)

Ajude a melhorar ainda mais o site, avalie:

Sua avaliação servirá para que tenhamos uma noção da qualidade dos nossos conteúdos. Além de marcar a quantidade de estrelas que esse conteúdo merece, não esqueça de deixar seu comentário.

Um Comentário

  1. Teresa

Deixe um Comentário