Os 10 benefícios do figo que você nunca imaginou!

Veja aqui quais são os 12 principais benefícios do consumo de figo para sua saúde, quais são suas propriedades e muito mais.

O figo é uma planta originária da região do Mediterrâneo, sendo consumida há milhares de anos pelos seres humanos. O curioso é que ela é a primeira planta citada na bíblia.

A fruta da figueira é bem suculenta e com grandes quantidades de sumo dentro, tendo coloração que pode variar do branco-amarelo ao roxo. Além disso, é conhecida pela sua grande quantidade de vitaminas.

Veja, abaixo, quais são suas principais vantagens do consumo de figo.

Os benefícios de comer figo

1 – Auxilia na redução do peso

Os 12 benefícios do figo que você nunca imaginou!

O figo possui grandes quantidades de fibra dietética, essenciais para aumentar a sensação de saciedade – o que acaba gerando, como consequência, um consumo menor de alimentos na hora das refeições. Isso ajuda muito no processo de emagrecimento. Também, o figo possui poucas calorias.

2 – Previne a diabetes

Na composição do figo existe ácido clorogênico, que é eficiente no combate dos níveis de insulina alterados. Dessa forma, ele equilibra os picos de açúcar no sangue.

Além disso, é interessante falar que esse benefício não é obtido apenas pela fruta do figo, mas, também, por meio das folhas da figueira.

3 – Tem propriedades antioxidantes

Há várias pesquisas que mostram que o figo possui várias propriedades antioxidantes, reduzindo o envelhecimento precoce e o risco de algumas doenças como câncer. Os figos que possuem uma coloração mais escura têm uma maior capacidade de antioxidante e fitonutrientes.

4 – Diminui o cansaço e fortalece os músculos

A fibra que está presente no figo também é ótima para aumentar os níveis de energia no corpo, isso porque metade delas são comumente absorvidas pelas bactérias do organismo e enviadas, automaticamente, para os músculos mais necessitados do corpo, como um combustível. Isso reduz a sensação de cansaço, dá efeito anabolizante e aumenta o rendimento nos treinamentos físicos.

5 – Equilibra a pressão arterial

Os figos são conhecidos pela sua grande quantidade de potássio, ajudando a controlar a pressão arterial e os batimentos cardíacos do corpo. Com o consumo contínuo da fruta, é possível diminuir a deficiência de potássio no corpo, que, quando combinado com sódio, pode regular os índices de hipertensão.

6 – Diminui chances do câncer de mama

Os 12 benefícios do figo que você nunca imaginou!

O figo é conhecido pela sua grande quantidade de fibras e antioxidantes, por isso, é muito usado por mulheres que estão na pré ou durante a menopausa. Há estudos que comprovam que houve uma redução de até 34% de câncer de mama nessa fase da vida – para as mulheres que não fazem reposição hormonal, essa porcentagem cresce para 50%.

7 – Melhora o fluxo intestinal

Pelas fibras presentes, ele ajuda a estimular o fluxo intestinal, isso porque essas substâncias limpam o organismo e têm efeito laxante leve. O figo também ajuda a regular os níveis de toxinas no corpo e limpar o canal anal, diminuindo chances de hemorroidas.

8 – Tem função anti-inflamatória

Com o consumo de três figos diários, o risco da degeneração macular fica bem menor – doença que causa a perda de visão, principalmente em adultos com mais idade.

Os figos possuem muitos flavonoides luteolinas, anti-inflamatórios para o corpo. Além disso, a luteolina acaba com os radicais livres, eliminando a probabilidade de desenvolvimento de tumor no corpo e ajudando no tratamento do cancro na pele.

9 – Combate à osteoporose

O figo é rico em potássio e cálcio, nutrientes essenciais para prevenir a osteoporose e dar mais saúde ao corpo. Essa é uma fruta que aumenta a densidade dos ossos.

 

Os 12 benefícios do figo que você nunca imaginou!

 

10 – Trata contra a bronquite

As folhas do figo também possuem vários produtos químicos que diminuem os sintomas da bronquite, sendo também usados em larga escala em pacientes que possuem asma.

Informações Nutricionais

Em 100 gramas de figo tem:

  • Calorias: 74 kcal
  • Carboidratos: 19,2 g
  • Proteínas: 0,7 g
  • Gorduras: 0,3 g
  • Fibras: 3,3 g
  • Vitamina A: 14 UI
  • Vitamina C: 2 mg
  • Folato: 3 mcg
  • Potássio: 232 mg
  • Fósforo: 14 mg
  • Cálcio: 35 mg
  • Magnésio: 17 mg
  • Selênio: 2,2 mcg

Você pode consumir o figo puro, em salada de frutas, geleia, compotas, saladas, tortas ou como preferir. Lembrando que a forma crua é a melhor para aproveitar todos os nutrientes e benefícios.


Este texto foi revisado pelo Profissional: Thais Karpowiski (conheça mais sobre ele(a) clicando no link)

Ajude a melhorar ainda mais o site, avalie:

Sua avaliação servirá para que tenhamos uma noção da qualidade dos nossos conteúdos. Além de marcar a quantidade de estrelas que esse conteúdo merece, não esqueça de deixar seu comentário.

Deixe um Comentário