10 doenças que causam cansaço – Sintomas e Métodos de Prevenção!

Está passando por um momento de cansaço na sua vida acima do normal? Isso mode ser sinônimo de doenças! Confira, aqui, 10 doenças que causam cansaço.

O cansaço é comum após se passar por um dia intenso de trabalho ou estudos. Por isso, frequentemente essa reação é ignorada. Mas, deixá-la de lado pode ser um grave erro!

A razão disso é que o cansaço (que causa grande indisposição e sono intenso) pode ser um sintoma de uma doença, e descobri-la cedo pode evitar complicações sérias de saúde.

Quer entender mais sobre como identificar as causas e os sinais que o seu corpo dá? A seguir no Quero Viver Bem, listamos 10 enfermidades que se encaixam nessa categoria. Confira quais são elas!

Hipotireoidismo

Hipotiroidismo

O hipotireoidismo é um distúrbio da tireoide caracterizado pela não produção de hormônios T3 e T4, substâncias essenciais para o organismo. Quando essa doença ocorre, o paciente enfrenta cansaço e sonolência diariamente.

Essa enfermidade pode ser hereditária ou provocada por uma inflamação chamada Tireoide de Hashimoto. Seu tratamento consiste na reposição dos hormônios tireoidianos.

Anemia

tipos de anemia

A anemia é provocada por uma série de fatores, sendo o mais comum a falta de nutrientes (como o ferro) no corpo, gerando o cansaço extremo e a alta da sonolência.

O tratamento da anemia é feito com a mudança de hábitos alimentares, passando a consumir itens ricos em ferro. Se necessário, o médico pode recomendar a suplementação via comprimidos desse mineral.

Diabetes

Diabetes tipo 2

A causa da diabetes é o acúmulo de açúcar (glicose) no sangue, o que leva à desidratação e ao não aproveitamento de carboidratos para produção de energia, fazendo com que o cansaço surja.

É possível controlar a doença (e o cansaço provocado por ela) ingerindo medicamentos recomendados pelo médico, bem como ao adotar uma dieta personalizada.

Apneia do sono

apneia do sono tratamento

Trata-se de um distúrbio comumente provocado pela obesidade e pelo avanço da idade. Nele, a respiração é irregular durante toda a noite de sono, o que prejudica o descanso e provoca a fadiga intensa no outro dia.

Dá para eliminar a apneia do sono tratando sua causa, inclusive ao utilizar equipamentos de CPAP ao dormir, o que melhorará a qualidade das noites dormidas e a respiração.

Depressão

Depressão3

 

A depressão é um distúrbio mental possivelmente provocado por alterações na atividade neural, causando cansaço, tristeza, perda de interesse, sonolência intensa, falta de energia, entre outros.

O tratamento para depressão costuma ser realizado com psicoterapia e utilização, por tempo determinado, de medicamentos antidepressivos receitados por um psiquiatra.

[LEIA TAMBÉM: DEPRESSÃO OU TRISTEZA?]

Doenças cardíacas

Entre elas, destaque para arritmia, insuficiências cardíacas e coronárias, além da obstrução de artérias. Tais enfermidades podem ser causadas por obesidade, sedentarismo e alimentação irregular.

A melhor forma de combater as doenças cardíacas e se livrar do cansaço é seguindo o tratamento indicado por um médico, que geralmente envolve o emagrecimento, a mudança alimentar, a prática de exercícios e o uso de remédios.

Infecções

Entram nessa lista problemas recorrentes, como gripe e resfriado, além de outras doenças provocadas pela infecção por micro-organismos, como vírus e fungos. O combate dessas doenças e do cansaço é feito com medicamentos, repouso e constante hidratação.

Fibromialgia

A fibromialgia caracteriza-se por provocar dor e fraqueza muscular generalizada. A causa da doença é desconhecida, porém costuma aparecer em portadores de desequilíbrios hormonais e estresse.

O controle da doença deve ser feito com medicamentos próprios e realização de exercícios físicos para fortalecimento da estrutura muscular, tornando o corpo mais resistente à dor e ao cansaço.

[VEJA TAMBÉM: CANSAÇO OU FRAQUEZA MUSCULAR?]

Doenças autoimunes

Ótimos exemplos são artrite reumatoide e lúpus. Nelas, o sistema imunológico ataca células saudáveis do corpo, provocando uma série de sintomas, entre eles o cansaço.

O tratamento dessas enfermidades é feito com uso de medicamentos.

 Síndrome da fadiga crônica

Cansaço ou fadiga

Provoca fadiga profunda, distúrbios do sono e dor, sintomas intensificados quando a pessoa faz muito esforço. A causa da doença ainda não foi descoberta e não há tratamento específico para eliminá-la, o que o médico faz é indicar remédios para aliviar sintomas, apenas.

[VEJA TAMBÉM: CANSAÇO OU FADIGA?]

Prevenção de doenças que causam cansaço

Pratique exercícios regularmente

A pratica de exercícios ajuda a emagrecer, melhora o metabolismo e promove a liberação de neurotransmissores que proporcionam sensação de bem-estar e disposição, como a serotonina.

Mude seus hábitos alimentares

A alimentação tem impacto direto na saúde, ajudando a prevenir doenças que provocam o cansaço. Por isso, passe a consumir mais nutrientes para fortalecer o seu organismo.

Faça um check-up médico regularmente

O check-up médico possibilita identificar eventuais irregularidades de nutrientes e hormônios logo em seu início, o que evita o desenvolvimento de doenças.


Ajude a melhorar ainda mais o site, avalie:

Sua avaliação servirá para que tenhamos uma noção da qualidade dos nossos conteúdos. Além de marcar a quantidade de estrelas que esse conteúdo merece, não esqueça de deixar seu comentário.

Deixe um Comentário