10 benefícios exclusivos do chá de alho! Veja aqui

Veja aqui quais são os 10 principais benefícios do consumo do chá de alho para sua saúde, quais são as suas contraindicações e receita!

O alho é um item democrático no mundo culinário: pode ser usado como o alimento em si, como tempero ou para fins medicinais. Existem vários tipos de alho comercializados no Brasil e no mundo. Veja, abaixo, quais são seus principais benefícios e mais sobre o chá desse alimento.

Benefícios do alho para a sua saúde

10 benefícios exclusivos do chá de alho! Veja aqui

1 – Fortalece o sistema imunológico

Conhecido como um antibiótico natural, ele fornece força para o sistema imunológico – defesa do nosso corpo contra doenças como resfriados, gripes e infecções. O alho não cura esses problemas, porém bloqueia a entrada deles no corpo, muito indicado para quem sente que está com a saúde fraca.

2 – Protege contra a toxicidade

Uma pesquisa mostrou que trabalhadores expostos ao chumbo e que consumiram alho tiveram uma redução de 19% desse elemento químico no sangue.

Ele também elimina a toxicidade do corpo, evitando dores de cabeça e problemas na pressão arterial.

3 – Emagrece

Uma pesquisa feita pelo The Journal of Nutrition, no ano de 2011, mostrou que ratinhos que consumiram alho durante quase 2 meses tiveram uma redução de peso considerável.

Esse alimento também possui ação termogênica, que deixa o organismo normalmente acelerado, mais fácil de queimar calorias do que nunca. Isso acontece por uma enzima chamada AMPK, que, quando ativada, acelera a queima de calorias.

Ou seja, ao começar a consumir o chá de alho diariamente – principalmente substituindo-o por outras bebidas calóricas -, é possível notar uma perda maior de peso.

4 – É rico em vitamina B6

Chamada também de piridoxina, essa vitamina ajuda no crescimento de novas células no corpo. Isso influencia diretamente na melhora do humor, da disposição, da energia no organismo, da diminuição dos sintomas da TPM e da prevenção de doenças, como depressão, cardíacas, nos olhos e enjoos matinais em grávidas.

5 – Reduz níveis de colesterol

10 benefícios exclusivos do chá de alho! Veja aqui

Um estudo feito no ano de 1966, pelo Memorial Hospital of Rhode Island, mostrou que 41 homens que experimentaram extrato de alho tiveram 7% de redução em suas taxas de colesterol no sangue, principalmente o ruim – conhecido como LDL.

6 – Tem função antioxidante

Diminui a concentração de radicais livres no corpo, responsáveis pelo envelhecimento precoce, por doenças como câncer, Mal de Alzheimer ou outros tipos de demência.

7 – É rico em vitamina C

Essa vitamina é responsável pela proteção células do organismo, absorção de ferro, produção de colágeno e pelo fortalecimento dos ossos e da pele, além da produção de serotonina no organismo – principal atuante no humor.

8 – Reduz a pressão arterial

Pesquisas também apontam a redução da pressão arterial em pessoas que consomem alho constantemente, indicado principalmente para quem tem hipertensão.

9 – Acaba com a tosse

O consumo de chá de alho é indicado para eliminar o excesso de muco, gerado por infecções ou inflamações no corpo. Ele ainda combate a fonte desses problemas e reduz os sintomas.

10 – Combate a infecção urinária

10 benefícios exclusivos do chá de alho! Veja aqui

O alho é muito usado para combater bactérias que se desenvolvem no trato urinário, eliminando todas elas e tornando o organismo mais resistente à entrada desses vírus no corpo.

Contraindicações

O chá de alho não deve ser consumido por menores de 3 anos, pessoas que têm gastriteúlcera gástrica, hipotensão, hipoglicemia, hemorragia ou que fazem tratamento com medicamentos anticoagulantes.

Como preparar chá de alho?

Veja, abaixo, como fazer o seu chá de alho rapidamente e obter todos os benefícios o quanto antes!

Ingredientes:

  • 2 ou 3 dentes de alho;
  • 2 copos de água;
  • 2 colheres de mel;
  • Suco de limão (opcional).

Como preparar:

  1. Esprema o alho e coloque-o em uma panela com 2 copos de água;
  2. Ferva e, quando abaixar o fogo, deixe cozinhar por mais 15 minutos;
  3. Adicione mel e limão e mexa bem.

O chá está pronto, delicie-se!


Ajude a melhorar ainda mais o site, avalie:

Sua avaliação servirá para que tenhamos uma noção da qualidade dos nossos conteúdos. Além de marcar a quantidade de estrelas que esse conteúdo merece, não esqueça de deixar seu comentário.

Deixe um Comentário