10 Benefícios da Yoga – Descubra como praticar corretamente aqui!

Está querendo entrar na onda dos exercícios físicos, mas não sabe qual escolher? Que tal investir em Yoga, a prática do corpo e da mente?

A Yoga surgiu na Índia, há mais de cinco mil anos. Essa nomenclatura tem como significado controle, união. Seu criador tinha por objetivo conectar o corpo, a mente e as emoções. No começo eram apenas movimentos complexos que foram aos poucos se aperfeiçoando tanto que se tornaram uma prática de vida.

Essa modalidade consiste em práticas espirituais, de muita disciplina, relaxamento, tranquilidade psicológica, resgaste e percepção interior, que, em união com o ganho de flexibilidade e a saúde física, busca atingir o autoconhecimento e a “autorrealização”.

Composta por diferentes elementos – como pranayama (exercícios de respiração), asanas (exercícios posturais), Dharana (práticas de meditação) e yoganidra (práticas de relaxamento – a Yoga tem ganhado muito espaço quando o assunto é qualidade de vida e saúde.

Yoga

Mesmo não se tratando de uma terapia, ela tem sido cada vez mais procurada como tratamento para as doenças do século (estresse e ansiedade), e tem obtido muito sucesso nesse sentido.

Mas, engana-se quem pensa que praticar Yoga pode ser algo temporário, apenas como um tratamento. Para alcançar os objetivos e benefícios dessa modalidade, é preciso alguns meses de prática para, aí sim, entender a conexão de corpo e mente. Por isso, chamam de uma filosofia de vida.

Confira, a seguir, 10 benefícios de praticar a Yoga.

Autoconhecimento

A Yoga, como já mencionamos no início do texto, é uma experiência de autoconhecimento, de aprender a nos conhecer mais profundamente, desde o nosso interior.

Redução do estresse e da ansiedade

A prática proporciona um equilíbrio emocional, um desapego dos problemas do dia a dia com técnicas de meditação e relaxamento, proporcionando a sensação de bem-estar e paz interior.

Além disso, trabalha a autoconfiança e o otimismo.

Melhora do sono

As técnicas de relaxamento proporcionam tranquilidade e reduzem a ansiedade. Esses são fatores importantes para aumentar a qualidade do sono. Além de que atividades físicas liberam hormônios que regulam o ciclo do sono, e uma noite bem dormida significa dias melhores e mais produtivos.

Mais disposição

Os exercícios posturais, de respiração, meditação e relaxamento trazem mais disposição à rotina diária, liberando o estresse e a irritabilidade e aumentando a energia e a força interior.

Aumento da flexibilidade

Yoga

Quando vemos as posições de Yoga, automaticamente pensamos também que elas são impossíveis de serem reproduzidas. Mas, com o passar do tempo e com muito treino, seu corpo se aperfeiçoará, e o aumento da flexibilidade proporcionado pela prática fará com que todos os movimentos sejam possíveis.

Melhora da postura e proteção da coluna

As técnicas e os exercícios posturais ajudarão a ter uma melhor consciência corporal e movimentarão os discos intervertebrais de maneira correta e com qualidade, possibilitando, assim, uma postura adequada e uma coluna ainda mais forte.

Controle da pressão arterial e dos batimentos cardíacos

Os exercícios de relaxamento e as posições da yoga fazem fluir melhor o sangue, principalmente nas extremidades. Além disso, proporcionam um melhor funcionamento do coração, dos batimentos cardíacos e da pressão arterial.

Fortalecimento da musculatura

Os exercícios e as técnicas da Yoga potencializam a resistência e o fortalecimento do tecido muscular, melhorando o desempenho do corpo para todas as atividades diárias, aumentando a massa magra, deixando o corpo bonito, os músculos tonificados e protegendo a estrutura óssea e articular.

Dessa forma, o corpo estará prevenido de doenças como artrite e osteoporose.

Ajuda no emagrecimento

Músculos mais fortes e tonificados resultam em um metabolismo ainda mais acelerado, o que contribui para o gasto calórico. Além de que a calma, a tranquilidade e o equilíbrio que as técnicas de relaxamento da Yoga proporcionam ajudam a controlar a ansiedade e a vontade de comer descontroladamente.

Melhora da saúde em geral

Yoga proporciona relaxamento e previne dores de coluna e articulações. Ela te mantém focado, equilibrado, reduz as tensões tanto físicas quanto mentais, acalma a mente, melhora a autoestima e te ensina a respirar melhor e a ter melhores relações interpessoais.

Com tudo isso, você se sentirá mais feliz, mais saudável e todo seu corpo estará mais forte, melhorando a sua saúde em geral.

Yoga

Entretanto, para adquirir tantos benefícios proporcionados pela Yoga, é preciso ter comprometimento e tempo, além de ser persistente, é claro. Os resultados não aparecem assim tão rapidamente.

Essa modalidade traz benefícios a longo prazo, por isso acaba sendo um estilo de vida. A mudança também tem que acontecer de dentro para fora. A yoga requer lealdade, seriedade e muita vontade de mudança.

Não há pré-requisito e nem tem contraindicação para praticar. O mais importante é querer entrar no ritmo e vivenciar a fundo o exercício, sem pensar num objetivo muito específico (como emagrecer, ou se curar de algum problema especifico).

A ideia é entrar num equilíbrio total entre corpo e mente e usufruir dos benefícios. Assim, a prática de Yoga se torna uma paixão para os adeptos.


Este texto foi revisado pelo Profissional: Marlise Carvalho (conheça mais sobre ele(a) clicando no link)

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