10 benefícios da lentilha para sua saúde!

Da família das leguminosas e de origem asiática, a lentilha, segundo estudos, já é consumida por seres humanos há mais de 13 mil anos.

E não é a toa, afinal, ela possui vários benefícios para a nossa saúde, cheia de vitaminas e minerais, veja aqui motivos para incluir esse ingrediente na sua alimentação o quanto antes.

Informações Nutricionais

Veja as calorias e principais nutrientes contidos em 100 g de lentilha cozida:

  • Calorias: 116 kcal
  • Carboidratos: 20 g
  • Proteínas: 9 g
  • Gorduras: 0,3 g
  • Fibras: 4,5 g
  • Ácido fólico: 181 mcg
  • Potássio: 369 mg
  • Fósforo: 180 mg
  • Magnésio: 36 mg
  • Ferro: 3,3 mg

Os benefícios da lentilha para a saúde

1 – Ajuda no emagrecimento

10 benefícios da lentilha para sua saúde!

Por ser rica em fibras, ela é ótima para quem precisa perder peso, isso porque essa substância ajuda no processo digestivo, dão a sensação de saciedade, faz com que você consuma menos quantidade de alimentos durante o dia.

As fibras auxiliam, também, o intestino a funcionar melhor.

2 – Ganho de músculos

Ricas em proteínas, elas são ótimas para ajudar no reparo do tecido muscular. Para quem é vegetariano ou vegano, ela é uma ótima maneira de adquirir proteínas e ferro, além de que possui pouquíssima gordura.

Quando falamos de ganho de massa magra, a lentilha também ganha destaque, isso porque pela quantidade alta de ferro ela é considerada uma ótima fonte de energia. Ela tem um mineral constituinte da hemoglobina, o pigmento das hemácias que distribui o oxigênio nos tecidos do corpo.

3 – Protege o coração

Devido as suas fibras, minerais, potássio, magnésio e vitaminas B9 e B6. Pela grande quantidade de fibras existente na lentilha, ela é considerada uma ótima combatente do excesso de colesterol, que reduzem essa quantidade no organismo.

Quando em contato com o intestino, elas se transformam em um tipo de gelatina que combate os ácidos biliares, que são usados no processo de digestão, sendo assim uma boa parte deles eliminado junto com as fezes.

Segundo uma pesquisa recentemente publicada na Archives of Internal Medicine, se comprovou que os alimentos que tem muita fibra pode ajudar a proteger o sistema cardiovascular. Os pesquisadores verificaram que pessoas que comeram mais fibras tinham até 12% menos chances de ter doenças cardíacas e também enfermidades relacionadas.

O potássio e o magnésio presentes na fórmula são ótima para relaxar os músculos ao redor dos vasos sanguíneos, isso é ótimo para quem tem problemas de pressão arterial.

O ácido fólico e a vitamina B6 são usados para o controle da homocisteína, um aminoácido que quando em grandes quantidades pode trazer prejuízos para as paredes arteriais, o que aumenta e muito as chances de doenças cardíacas.

4 – Prevenção da anemia

Uma doença causada pela falta de determinados nutrientes e ferro, ela pode prejudicar o oxigênio que chega nos tecidos e também a produção de energia.

A lentilha é rica em ferro e ácido fólico, ou seja, diminui as chances dessa doença se desenvolver, gerando síntese nas células vermelhas de nosso sangue.

5 – Alimento para diabéticos

Pelas suas fibras solúveis, ela é indicada para quem precisa ter o controle de glicemia, algo muito procurado por pessoas que são diabéticas, evitando assim possíveis casos de hiperglicemia.

A gelatina que é formada por essas fibras faz a captação do açúcar mo sangue, dessa maneira, a absorção do intestino é mais lenta e acontece a normalização da quantidade no sangue.

6 – Amiga das mulheres

Pela presença de ácido fólico, a lentilha é um alimento muito indicado para as grávidas, isso porque ela é uma vitamina necessária na formação do tubo neural dos fetos.

Ela é indicada para gestantes e até mesmo para aquelas mulheres que querem engravidar. Há estudos que comprovam que mulheres que consome o ácido fólico até um ano antes das tentativas de engravidas possuem 50% de menos chances de parto prematura.

O consumo contínuo de lentilha também é ótimo para a correta suplementação do ferro no organismo, principalmente para as mulheres que costumam perder grandes quantidades desse mineral quando estão menstruadas.

7 – Combate o câncer

Pela presença em grandes quantidades de ferro na lentilha, ela ajuda também a diminuir a possibilidade do câncer colorretal. As dietas ricas em fibras já comprovaram que previnem esse tipo de doença.

8 – Fortalecimento de ossos

A lentilha também tem grandes quantidades de cálcio e isoflavona, isso ajuda na produção dos hormônios importantes para o fortalecimentos dos ossos, a resistência e também o aumento dessa parte do corpo.

9 – Fortalece a imunidade

A lentilha possui a arginina em sua composição, o que aumenta as células de defesa do organismo, diminuindo a chance de doenças oportunas tomarem conta do seu corpo.

Com o sistema imunológico forte você fica com menos chances de ter gripes, resfriados e outros problemas.

10 – Melhora o funcionamento do cérebro

Uma pesquisa recentemente realizada em Paris pelo Departamento de Nutrição da Fernand Widal Hospital chegou a conclusão que os ingredientes contidos na lentilha ajudam na melhora do cérebro: o sistema nervoso fica mais saudável e há a potencialização das funções cognitivas, ou seja, mais chances de aprendizagem, concentração e também uma melhora surpreendente na memória.

Cuidados ao comer lentilha!

10 benefícios da lentilha para sua saúde!

Quando algum alimento será introduzido na alimentação, é sempre necessário tomar cuidado com alguns possíveis efeitos colaterais, veja abaixo quais são os que a lentilha pode trazer para o seu organismo:

  • Gases: quando ingerida em grande quantidade, pode acontecer a dificuldade de absorção desses ingredientes, gerando assim gases e desconforto intestinal;
  • Problemas nos rins: ela possui oxalato que podem assim gerar cálculos renais. A pessoa que tem complicações nos rins deve tomar cuidado com o excesso da lentilha, que pode piorar ainda mais a situação;
  • Alergia a amendoim: pessoas que possuem alergia a este alimento tem grandes chances de serem alérgicas a lentilha também, isso porque são da mesma família das leguminosas.

Para diminuir o oxalato, deixe a lentilha de molho por pelo menos 8 horas, trocando a água pelo menos 2 vezes. Essa substância impede que alguns nutrientes sejam absorvidos, então esse passo é bastante importante antes de preparar qualquer leguminosa (feijão, grão de bico, soja).

 

O arroz com feijão é um prato tipicamente brasileiro bastante consumido no dia a dia da população. Que tal, algumas vezes na semana, trocar o feijão por lentilha? Eles são da mesma família, e fazendo a troca você terá um novo sabor sem perder os nutrientes. Além de que, com a lentilha, também dá para fazer sopas, saladas, cozida com carne e legumes, ou como agradar seu paladar. Experimente!


Este texto foi revisado pelo Profissional: Thais Karpowiski (conheça mais sobre ele(a) clicando no link)

Ajude a melhorar ainda mais o site, avalie:

Sua avaliação servirá para que tenhamos uma noção da qualidade dos nossos conteúdos. Além de marcar a quantidade de estrelas que esse conteúdo merece, não esqueça de deixar seu comentário.

1 Estrela2  Estrelas3  Estrelas4  Estrelas5  Estrelas (Ainda sem avaliações)
Loading...

Quem Leu Este Artigo também costuma ler:

Deixe um Comentário