10 Benefícios da Banana Verde

A banana verde é cheia de benefícios para nossa saúde. A grande diferença dela para madura é a alta presença do amido resistente. A banana verde tem entre 50 e 90% a mais dessa substância, e ela não é digerida pelo organismo e não se transforma em açúcar, o que faz parecer o comportamento da fibra alimentar.

Banana VerdeÁ medida que a banana amadurece, o amido vai se convertendo em açúcar, a tornando mais calórica e menos interessante para quem está seguindo uma dieta de perda de peso.

A banana verde é rica em Vitamina A, Vitamina C, Vitaminas do Complexo B, Potássio, Ferro, Zinco e Magnésio. A banana em si é um superalimento que não podemos deixar de fora da nossa alimentação.

Conheça agora os 10 principais benefícios de se ingerir a banana verde:

  1. Fortalece a imunidade: o amido resistente, que está presente na fruta, fortalece o organismo contra substâncias causadoras de doenças.
  2. Reduz o colesterol e os níveis de triglicerídeos: essas substâncias são as responsáveis pelo acúmulo de placas de gordura nas artérias, causando problemas cardiovasculares, como infarto e hipertensão.
  3. Controla a diabetes: seu índice glicêmico é baixo e sua digestão é lenta. O consumo da banana verde gera menor secreção de insulina no organismo.
  4. Saciedade: a polpa da banana verde atua como fibra alimentar, diminuindo a velocidade de digestão e absorção de substâncias, assegurando a sensação de saciedade por mais tempo.
  5. Controla a ansiedade: essa fruta tem grande quantidade de triptofano, nutriente que trabalha na produção de serotonina, proporcionando bem-estar.
  6. Regula o intestino: o amido resistente é como a fibra alimentar solúvel, o que auxilia no funcionamento do intestino, facilitando a evacuação, a digestão e a absorção de nutrientes. A banana verde, também, é um prebiótico, servindo de substrato para fermentação por bactérias benéficas do cólon.
  7. Não contem glúten: a farinha de banana verde pode ser a substituta da farinha de trigo no preparo de diversas receitas, dando assim uma boa opção para aqueles que não podem ou não querem ingerir alimentos com glúten.
  8. Alivia os sintomas da TPM, Cólica e Dores de Cabeça: encontramos nessa fruta uma boa quantidade de vitamina B6 e magnésio. A vitamina B6 ajuda a estimular a produção de serotonina, proporcionando a sensação de bem-estar, e o magnésio é o responsável pela melhora dos sintomas de cólica e dor de cabeça.
  9. Gordura Localizada: o amido resistente auxilia na diminuição da velocidade de liberação de insulina na corrente sanguínea, isso diminui o aumento da glicemia, responsável por guardar toda caloria “extra” em forma de gordura localizada.
  10. Previne doenças no trato gastrointestinal: o amido presente na banana verde não é absorvido no intestino delgado, porém quando fermentado no interior do intestino grosso pela microbiota bacteriana, pode induzir a produção de ácidos graxos de cadeia curta como propionato, acetato e butirato. Esses ácidos graxos atuam na prevenção de doenças inflamatórias do intestino e contribuem na manutenção da integridade do epitélio intestinal.

Como o sabor da banana verde pura não é muito agradável, recomenda-se o consumo da biomassa ou da farinha. Ambas podem ser usadas para enriquecer qualquer receita ou até mesmo como substitutas de alguns ingredientes.

Depois de conhecer tantos benefícios que a banana verde pode trazer para o organismo e para nosso bem-estar, não deixe de incluí-la em sua alimentação!


Este texto foi revisado pelo Profissional: Thais Karpowiski (conheça mais sobre ele(a) clicando no link)

Ajude a melhorar ainda mais o site, avalie:

Sua avaliação servirá para que tenhamos uma noção da qualidade dos nossos conteúdos. Além de marcar a quantidade de estrelas que esse conteúdo merece, não esqueça de deixar seu comentário.

1 Estrela2  Estrelas3  Estrelas4  Estrelas5  Estrelas (Ainda sem avaliações)
Loading...

Quem Leu Este Artigo também costuma ler:

Deixe um Comentário