Os Legumes e as Verduras são ricos em Vitaminas, Fibras e Minerais e devem estar presentes todos os dias em nosso cardápio. Os órgãos de saúde recomendam um mínimo de três porções por dia (em conjunto com as frutas).

Eles fazem parte do grupo das Hortaliças e contém, em sua composição, nutrientes importantes para nos manter saudáveis e proteger nosso organismo contra as doenças.

Estudos afirmam que uma dieta rica em Legumes, Frutas e Verduras ajuda a reduzir de 60 a 70% o risco de desenvolver um câncer. Além do mais, eles são cheios de carotenoides que previne o envelhecimento precoce e auxilia numa rápida digestão.

A botânica das plantas é o que faz diferenciar os Legumes das Verduras. As verduras são formadas por flores e folhas já os Legumes, raízes, tubérculos, frutos e caules. Além disso, os dois tem proporção diferentes de carboidrato.

Orgânicos e Hidropônicos

Os alimentos Orgânicos não têm adição de agrotóxicos e fertilizantes, por isso não oferecem riscos ao organismo. Já os Hidropônicos não usam o solo para o cultivo de verduras e legumes, a incidência de pragas e o uso de agrotóxico é bem reduzido pois se utiliza de água. Essa água passa por um processo nutritivo para que recebam tudo que deveriam receber se estivessem na terra.

Como inclui-las no seu cardápio

Se você não é muito chegado nas verduras existem algumas técnicas de incluí-las no seu cardápio de uma forma um pouco mais simpática – e não ache que será com receitas cheias de carboidratos como tortas, risoto e outros. A dica número 1 é fazer um hamburguer com uma pasta de legumes, o gosto chega próximo do da carne e acompanha muito bem refeições diárias.

No caso das folhas não exite muita escapatória, por tanto pode incluí-las nos sucos frescos e desintoxicantes que vão te ajudar a emagrecer e eliminar as substâncias tóxicas que estão impedindo seu organismo de fortalecer a saúde e beleza da pele, cabelos e unhas.

Lembre-se que comer muitas frutas não estará garantindo a sua saúde, apesar do gosto docinho e de a maior parte das pessoas preferi-las em relação às verduras e legumes, é preciso ter essa variedade de nutrientes para conquistar uma saúde verdadeiramente saudável e não somente uma ilusão de bons hábitos.

As Hortaliças e suas funções

Hortaliças verdes

Hortaliças Verdes

Fortalecem o sistema imunológico e renovam as células do sangue.

São exemplos de Hortaliças Verdes o Brócolis a Rúcula e o Espinafre.

<<Conheça aqui os poderes inacreditáveis do brócolis >>

Hortaliças vermelhas

Hortaliças Vermelhas

São fontes de Vitamina C e auxiliam a reduzir a chance de um câncer de próstata.

Seus exemplos: Pimentão, Rabanete e Tomate.

 Hortaliças Laranjas

Hortaliças Laranjas

Ajudam a prevenir doenças como a bronquite, são boas para pele e para visão.

Os exemplos dessas Hortaliças são a Cenoura e a Abóbora.

 Hortaliças Brancas

Couve Flor

Seus exemplos são a Couve Flor, a Cebola, Alho e Aipo. Protegem de doenças relacionadas ao envelhecimento (como a artrose), fortalece o sistema circulatório e imunológico, além de atuar contra os processos alérgicos e inflamatórios.

Hortaliças roxas

Beringela

Melhoram a memória e protegem contra doenças do coração. São anticancerígenas pois, em suas propriedades contêm antocianinas e ácidos fenólicos.

Os exemplos de Hortaliças roxas são as beterrabas, berinjelas, cebola roxa, alface roxo.

Importante saber…

Para preparar um cardápio bem equilibrado é importante conhecer a função de cada alimento no organismo. Somente entender estas diferenças já o tornará mais preparado para montar refeições mais conscientes de acordo com o seu objetivo. Na perda de peso por exemplo colocará aqueles que tem poucas calorias, já se é a massa muscular a batata doce será indispensável. Acredite, estas decisões começarão a ser involuntárias, assim como o seu ganho de saúde.

As verduras são alimentos com pouca durabilidade, isso quer dizer que devem ser consumidas rapidamente. Ao compra-las verifique se não há folhas amareladas ou queimadas, presença de insetos ou furos.

Prefira prepara-los crus, para que não percam suas propriedades.

É recomendado cortar apenas na hora do consumo.

Se for cozinhar, use pouca água e deixe por pouco tempo no fogo. Assim você consegue manter um pouco mais das propriedades e nutrientes.

Use temperos verdes como a salsa, a cebolinha, o manjericão, a hortelã, pois eles têm alto valor nutritivo e deixará sua refeição mais saborosa e saudável.

E lembre-se sempre: um prato colorido será sempre muito nutritivo e gostoso!

Veja aqui uma lista de Legumes e Verduras:

Legumes

  • Abóbora
  • Abobrinha
  • Alho
  • Batata Doce
  • Batata
  • Beringela
  • Beterraba
  • Cará
  • Cebola
  • Cenoura
  • Chuchu
  • Couve-Flor
  • Ervilha
  • Fava
  • Feijão
  • Gengibre
  • inhame
  • Jilé
  • Lentilha
  • Mandioca
  • Mandioquinha
  • Maxixe
  • Milho
  • Nabo
  • Pepino
  • Pimenta
  • Pimentão
  • Quiabo
  • Rabanete
  • Repolho

Verduras

  • Acelga
  • Agrião
  • Aipo
  • Alcachofra
  • Alface
  • Alfafa
  • Almeirão
  • Aspargo
  • Brócolis
  • Cebolinha
  • Chicória
  • Cuentro
  • Couve
  • Espinafre
  • Hortelã
  • Mangericão
  • Mostarda
  • Rúcula
  • Salsa
  • Taro

Inicie agora mesmo uma reeducação alimentar e insira no seu dia-a-dia porções de Verduras e Legumes e perceba a diferença em saúde e qualidade de vida!

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