Tomate – Benefícios, tabela nutricional, propriedades e como consumir

Apesar se ser comumente confundido como legume, o tomate é uma fruta. Originado de uma planta angiosperma, ou Lycopersicum esculentum, é nativo da América do Sul e rico em proteínas e açúcar. Muito popular nos diferentes tipos de salada do Brasil, o tomate tem muitos valores nutricionais e ajuda na prevenção de muitos males.

benefícios do tomate

A facilidade de seu cultivo torna-o muito acessível em hortas caseiras, por exemplo. E mesmo que cultivado em larga escala, o que incida na variação de preço, ele sempre está presente nas prateleiras dos supermercados e em feiras livres. Aqui, vamos mostrar seus principais benefícios ao corpo humano, e as melhores formas de consumi-lo.

Tabela nutricional do tomate

Seguindo uma dieta básica de 2000 calorias diárias, em um porção de tomate com 100 gramas temos as seguintes quantidades nutricionais:

  • Valor calórico – 15 kcal (0,75 % do valor diário);
  • Carboidratos – 3,1 g (1,03 % do valor diário);
  • Proteínas – 1,1 g (1,47% do valor diário);
  • Gorduras totais – 0,2 g (0,36 % do valor diário);tomate
  • Gorduras saturadas – 0 g;
  • Fibra alimentar – 1,2 g (0,48 % do valor diário);
  • Sódio – 1 mg (0,04 % do valor diário);
  • Vitamina A (retinol) – 25 mg;
  • Vitamina B1 – 56 mg;
  • Vitamina B2 – 43 mg;
  • Vitamina B3 – 0,64 mg;
  • Vitamina C – 38 mg;
  • Cálcio – 6 mg;
  • Fósforo – 20 mg;
  • Ferro – 0,6 mg.

Sua tabela nutricional ilustra o porquê do tomate ser mais próximo do grupo de vegetais considerados legumes. Outro ponto é o seu baixo teor de gordura, o que é muito atrativo para pessoas que estão em dietas.

A grande quantidade de carboidratos torna-o uma boa fonte de energia; também, os importantes minerais que compõem o tomate o tornam um superalimento.

Outras propriedades do tomate

O conjunto de nutrientes encontrados no tomate disponibilizam propriedades significativas para quem o consome, entre as principais estão:

Antioxidante

Rico num grupo de carotenoides (alfacaroteno, betacaroteno, luteína, licopeno), o tomate livra o corpo dos radicais livres e preveni o corpo do envelhecimento e até do surgimento de alguns cânceres.

Emagrecer

Sua ótima concentração de carboidratos e de fibra alimentar fazem do tomate um dos queridinhos para quem busca diminuir as medidas. Nesse caso, é sempre bom comê-lo antes das refeições, pois os resultados para perder peso serão facilmente alcançados.

Prevenção a hipertensão, colesterol e doenças cardiológicas

Os minerais presentes no fruto ajudam na limpeza dos vasos sanguíneos e são positivos no controle da pressão arterial. A pequena presença de gordura favorece a redução do colesterol ruim, que, por sua vez, faz o sistema cardiológico trabalhar melhor.

Ótimo para pele

A presença da vitamina A favorece esse papel estético do tomate.

Aumento de massa muscular

O fruto estimula a síntese proteica e o crescimento dos músculos. A tomatidina é responsável por essa propriedade no fruto.

Anti-inflamatório

Reduz os níveis da proteína TNF-Alpha, responsável pela, entre outras coisas, ação de doenças crônicas.

Qual a melhor forma de consumir o tomate?

Muitos se perguntam a melhor forma de comer o tomate, porém, os nutricionistas informam que, para aumentar o poder do tomate, deve-se esquentá-lo.

As substâncias carotenoides, como o licopeno, ganham mais potências quando levam calor. Confira algumas dicas para aproveitar o tomate:comendo tomate

  1. Esquente-o com um pouco de azeite, ou outros óleos, como canola e girassol;
  2. Coma tomate seco. Sem as sementes, leve ao forno (pode usar o tempero que mais lhe agradar), dessa forma, os nutrientes são preservados e os seus benefícios melhorados;
  3. Faça molhos de tomate. São excelentes acompanhamentos para carnes e massas, além de ser simples de fazer e que não exige ingredientes complexos para compor o prato, todos estão ao alcance, como sal, pimenta do reino, cebola etc;
  4. Recheie o tomate com outros ingredientes, como carnes e peixe. Esse é uma ótima forma para apresentar o fruto às crianças, por exemplo;
  5. Os Sucos de tomates são uma das melhores formas de absorção dos nutrientes do fruto. Pode ser combinado com cenoura, laranja, beterraba e tantos outros que a sua imaginação e o seu paladar permitirem.

Como vimos, o tomate é, realmente, um grande presente da natureza para a nossa saúde! Claro que seu consumo deve ser responsável. Monte seu cronograma de calorias ou pontos e determine os melhores horários para comer o tomate.

Vale consultar-se com nutricionistas que possam ajudar a montar a dieta certa para as suas necessidades. Aproveite os maravilhosos benefícios oferecidos por ele!

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