Testosterona – O que é? Como Aumentar Naturalmente? Guia Completo!

A testosterona é um hormônio produzido naturalmente pelo corpo, tanto nos homens quanto nas mulheres, sendo que nos homens os níveis são maiores, por isso é considerado o hormônio da masculinidade.

Nos homens, as características marcantes da testosterona são a voz grossa, facilidade de ganho de músculo e crescimento de barba. Também é responsável pelas funções reprodutivas, pois o hormônio é produzido nos testículos e regula o desejo sexual, mantém a libido elevada, evita a ejaculação precoce e realiza o desenvolvimento e maturação dos espermatozoides.

É o principal hormônio ligado ao ganho de massa muscular e a redução da gordura corporal, fazendo com que o corpo utilize a gordura acumulada como fonte de energia. Para que ocorra o ganho de massa muscular, os níveis devem estar equilibrados, caso contrário não será possível ganhar mais músculos.

A Importância Da Testosterona

A testosterona é o hormônio fundamental para o desenvolvimento dos tecidos reprodutores masculinos, como o testículo e a próstata. Além disso, também é responsável por engrossar a voz, aumentar da massa muscular, aumento da massa óssea e crescimento de pelos no corpo.

O hormônio também é importante para regular o desejo sexual masculino, pois a redução pode causar distúrbios sexuais.

O Que A Falta De Testosterona Pode Causar

A deficiência de testosterona no corpo está associada a perda de força, cansaço, indisposição, perda de massa muscular e do desejo sexual.

A deficiência desse hormônio pode causar prejuízos à saúde masculina como:

  • Queda dos cabelos,
  • Perda de libido,
  • Osteoporose,
  • Impotência sexual,
  • Ejaculação precoce,
  • Atrofia dos testículos.

Para reverter esse quadro e ter níveis de testosterona equilibrados, é necessário realizar um tratamento de reposição hormonal. Você pode consultar qualquer médico e solicitar um exame de testosterona, mas para fazer um tratamento adequado é necessário consultar com um urologista ou endocrinologista. Veja mais informações sobre no vídeo abaixo:

Como Aumentar Naturalmente A Testosterona

Existem formas de aumentar a testosterona naturalmente apenas com alguns cuidados no dia a dia ou com suplementos naturais legalizados.

Alimentação Saudável

Ter uma dieta equilibrada com a adição de alimentos ricos em zinco como o queijo, feijão, arroz integral, peru e iogurte podem aumentar a produção de testosterona pelo corpo.

Vegetais como o rabanete, a couve de Bruxelas e o repolho e gorduras boas presentes na linhaça, no abacate e no açaí também favorecem a produção.

Consuma Carne Vermelha

A carne vermelha possui proteína, ferro, zinco e magnésio, que são importantes para a produção natural do hormônio. Você terá todos os nutrientes em um único alimento.

Tenha Boas Noites De Sono

Os homens que dormem pouco têm até 40% menos testosterona que o normal, pois a produção do hormônio acontece especialmente enquanto você dorme, então preze por seu sono e durma entre 7 e 9 horas diariamente.

Reduza O Consumo De Álcool E Cigarro

O álcool e o cigarro são dois itens que devem ser cortados se você deseja regular seus níveis hormonais. As substâncias presentes no cigarro reduzem até 20% dos níveis de testosterona, enquanto o álcool faz com que seu organismo perca o zinco consumido, pois o fígado quebra o estrogênio e causa essa reação.

Tribulus Terrestris

O Tribulus Terrestris é um suplemento feito com base em uma erva afrodisíaca da Índia e auxilia no aumento da testosterona e da massa magra, pois ele aumenta os níveis de DHEA, que é o hormônio que antecede a testosterona, e consequentemente aumenta os níveis de ambos os hormônios no organismo.

Esse suplemento é muito buscado por atletas que desejam aumentar a resistência física e a massa magra. Outro benefício é o aumento da energia corporal e da libido. Atenção: esse e outros suplementos devem ser consumidos apenas com orientação médica.

Efeitos Positivos Da Testosterona No Organismo

Redução Do Stress

A testosterona está diretamente relacionada com o hormônio cortisol, responsável pela sensação de felicidade. Com níveis regalados de ambos hormônios no corpo você terá a inibição do stress.

Melhora Da Forma Física

Com níveis equilibrados de testosterona, seu corpo queimará gordura com mais facilidade, o que influenciará na sua forma física. Além disso, caso você faça musculação, terá muita facilidade no ganho de massa muscular.

Aumento Da Libido

A libido masculina está diretamente ligada ao nível de testosterona, ou seja, com níveis normais a elevados haverá um aumento do desejo sexual.

Aumenta A Força

A testosterona está relacionada com o aumento da força, pois fortalece a massa óssea e muscular, deixando os homens mais fortes e livres da osteoporose.

Efeitos Da Testosterona Em Excesso No Organismo

Se o seu corpo está com excesso de testosterona, é muito provável que esteja ocorrendo a ingestão de hormônio sintético indevidamente, pois seu corpo não produzirá esse hormônio em excesso.

O hormônio em excesso pode trazer diversos problemas como:

  • A depressão,
  • Dores nas articulações,
  • Impotência sexual,
  • Distúrbios no sono,
  • Aumento da gordura corporal,
  • Irritabilidade.

Redução Da Fertilidade

Um dos problemas mais preocupantes é a redução da fertilidade, pois quando anabolizantes são injetados no corpo os hormônios ficam desregulados e você corre o risco de ficar impotente, estéril e criar mamas.

Riscos Da Testosterona Sintética

A testosterona sintética foi criada para curar doenças como a atrofia testicular, mas muitas pessoas utilizam para fins estéticos, para aumentar a massa muscular e queimar mais calorias. Apesar dos efeitos imediatos, fique atento aos efeitos colaterais, e utilize apenas com prescrição médica.

  • O uso livre é ilegal no Brasil, e além dos efeitos no corpo, você pode sofrer prejuízos com a justiça. Fique atento e não prejudique sua saúde.

João Lindolfo Borges, professor de endocrinologia da Universidade Católica de Brasília e membro da Sociedade Brasileira de Endocrinologista e Metabologia, diz que “Tomar testosterona sem necessidade causa alterações hepáticas irreversíveis, aumenta o colesterol e os triglicerídeos, eleva a pressão, reduz a fertilidade, causa acne e altera o comportamento.”.

Aproveite essas dicas e sempre busque o equilíbrio do seu corpo com práticas saudáveis.

Recomendados para você:


Ajude a melhor ainda mais o site, avalie:

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Leave a Reply