Sucos Detox para Emagrecer – Perder Barriga e Eliminar a Gordura de Vez

O suco detox é uma classificação  para bebidas que são compostas por componentes que possuem a finalidade de eliminar as toxinas prejudiciais ao organismo. Como isso? Por meio  da combinação de alimentos com baixo teor calórico que dão resultado à receitas saudáveis e muito populares.

As toxinas que atrapalham o funcionamento normal do organismo serão eliminadas por meio da limpeza hepática – é o processo “detox”! As vantagens são extensas, mas saiba que, utilizar o suco detox na dieta é sinônimo de bem-estar, emagrecimento e, acima de tudo, de saúde!

Para apostar corretamente no suco detox, é imprescindível entender alguns tópicos correlatos ao assunto que serão efetivos para atingir os devidos resultados:

  • Por que a limpeza hepática é importante?
  • Como é feita a dieta detox por meio dos sucos?
  • Cuidados e medidas
  • Alimentação durante a dieta detox,
  • Reeducação alimentar – efeito sanfona.

Vamos lá!

sucos-detox

LIMPEZA HEPÁTICA COM SUCO DETOX

Muitos se questionam sobre a ação da limpeza hepática que o suco detox proporciona. Para entender, deve-se levar em conta a existência do fígado – ele tem como responsabilidade absorver as substâncias que as pessoas consomem, por meio da alimentação, bem como por meio do contato (seja a respiração, seja a absorção pela pele, etc.) de substâncias. Elas geralmente são eliminadas por meio da bile, urina e fezes, quando o organismo funciona corretamente.

As impurezas que se encontram na atmosfera ou a alimentação inapropriada (isto é, aquela que é rica em gordura e pobre em nutrientes) irão sobrecarregar o fígado, por não serem benéficas ao organismo.

Por isso, a limpeza hepática serve para diminuir as toxinas quando aliado à uma alimentação saudável e a prática de exercícios físicos. O fígado voltará a ter sua capacidade de  funcionamento normalizada e o corpo livre de males. É nesse momento que entra o famoso suco detox, conhecida por obter resultados milagrosos em uma semana apenas quando adicionada na rotina das pessoas. Além do benefício de limpar o organismo, também ajuda a perder peso rápido sem passar fome!

SUCO DETOX – COMO A DIETA FUNCIONA?

sucos-desintoxicante

A limpeza do organismo, como comentado acima, é essencial para que o corpo esteja em perfeita harmonia e o suco detox pode fornecer o caminho para tal.

A ingestão de líquidos, nesse caso, estimula duas atividades relacionadas aos nutrientes existente no sangue: a filtragem e a absorção. Isso resulta no aumento da produção de urina –  a principal forma de eliminação de toxinas do organismo.

Em suma: quanto maior a ingestão de líquidos, melhor o processo detox.

É claro que a limpeza hepática irá apresentar outros benefícios. Um dos mais comentados -e procurados – é para emagrecer rápido – isso será abordado posteriormente. Porém, vamos conhecer outras vantagens interessantes:

  • Diminui o inchaço

Se o interesse é perder barriga, o suco detox é uma ótima alternativa. Com a limpeza das toxinas, haverá menor retenção de líquido – é, de maneira natural, seca barriga: adeus barriguinha!

  • Diminui os sintomas da enxaqueca,
  • Aumenta o bem-estar,
  • Tem ação termogênica,
  • Diminui o consumo de açúcar,
  • Fornece maior sensação de saciedade,
  • Melhora o sistema digestivo e imunológico,
  • Alta variedade – é viver sem passar fome!
  • Qualidade nutricional garantida, e é
  • Super prático de ser feito.

A grande maioria dos nutricionistas indicam que o suco detox é mais indicado em ser ingerido em jejum pela manhã todos os dias. Esse é o  momento que o estômago pode absorver e usar os nutrientes de forma mais eficaz. A dosagem indicada de ingestão do líquido deve ser de 200 até 250 ml, ou seja, fazer 1 copo para cada ingestão.

Fique atento, pois o exagero pode causar efeitos colaterais que vão desde a prisão de ventre até náuseas, uma vez que os sucos detox contém grande quantidade de fibras.

Porque o suco detox emagrece?

O suco detox emagrece porque alia a função diurética, antioxidante e digestiva de frutas além de aumentar a sensação de saciedade. Essa prática faz com que o corpo receba a mudança de hábitos alimentares melhor, ou seja, aqueles que iniciam a dieta com sucos detox sentem-se mais leves, dispostos e conseguem ver diferenças no espelho e na balança somente com simples alteração da rotina.

Com isso, os sucos detox servem como uma porta de entrada para adoção de um estilo de vida mais saudável e busca pela reeducação alimentar. Uma vez que somente tomando sucos conquista-se o emagrecimento, o indivíduo percebe que a mudança não é tão ruim e na verdade só trará vantagens para a vida sem precisar passar fome.

CUIDADOS E MEDIDAS DA DIETA COM SUCO DETOX

É importante lembrar que muitas pessoas não tomam cuidados ao realizar uma dieta detox e simplesmente abrem mão de diversos alimentos, passando dias somente ingerindo líquidos. Essa prática adotada por celebridades é de alto risco e oferece grandes riscos para a saúde, expondo-o a uma deficiência nutricional.

Este é um cuidado a se ter, pois pode causar problemas sérios para a saúde. A restrição calórica, quando em excesso, não irá emagrecer de forma saudável: após um determinado período, o corpo não somente utilizará a gordura como energia, mas também os músculos.

É verdade que se você adotar a dieta do suco detox para emagrecer e perda de peso, irá conseguir, porém, esse emagrecimento não será saudável, gerando o famoso efeito sanfona, onde após começar a comer novamente, irá se engordar tudo o que foi perdido. Por isso é tão importante passar por uma reeducação alimentar e utilizar as receitas de suco detox somente como um complemento.

Outro cuidado é tentar evitar o alto consumo diário de suco detox! Grande parte das pessoas nota os benefícios surgindo e começam a beber mais e mais. Esqueça isso: beba só quando sentir vontade, sem exageros.

Uma dica? Tome apenas um suco detox de 250 ml por dia ou então dois copos de suco, sendo um em jejum pela manhã e outro no lanche da tarde.

Se você tem alguma doença relacionada a reteção de líquidos, toma remédio controlado, possui diabetes ou outras especificidades consultar seu médico é indispensável, ele poderá te informar com propriedade quais são os alimentos que devem ser evitados na hora de fazer as receitas de suco detox.

ALIMENTAÇÃO NA DIETA DETOX

A proposta da dieta detox varia conforme a necessidade de cada indivíduo e também levam em conta em não prejudicar o organismo com um período muito longo. Se você quer perder peso, é preciso mais esforços além do suco detox para emagrecer, sua rotina deve incluir exercícios físicos regulares e uma alimentação equilibrada.

A dieta detox por meio de sucos geralmente pode ser feita em período de 2 dias, 3 dias, 7 dias (1 semana) ou 15 dias (2 semanas) – aqui se encaixa a preocupação anterior em não prejudicar o organismo, deixando-o fraco.

A alimentação durante o período da dieta detox possui algumas “regras”. Alguns alimentos são permitidos, enquanto outros devem ser deixados de lado – veja a tabela abaixo com as permissões e proibições!

Alimentos permitidos na dieta detoxAlimentos proibidos na dieta detox
FrutasIndustrializados
LegumesSal e açúcar
VerdurasCafé
Grãos integraisCarne vermelha
CastanhasFarinha branca
SementesDoces
LeguminosasMassas
Ovos caipirasBebidas alcoólicas
AzeiteDefumados
Óleo extra virgemLaticínios
ChásCom glúten
ÁguaFrituras

Alguns exemplos das categorias de alimentos permitidos citados acima são:

EspinafreAbacaxi
LaranjaCenoura
MorangoChá-verde
FramboesaChia
FramboesaErva cidreira
LimãoGengibre
Água de cocoHortelã
ManjericãoLinhaça
BeterrabaMaçã
CouveMelancia
AcerolaMelão
SalsãoPepino

É fácil preparar um suco seca barriga, por exemplo, unindo o abacate e a maçã. Embora o abacate seja considerado uma fruta oleosa (ou seja, gordurosa), o suco junto com a maçã irá auxiliar no processo digestivo, combater a prisão de ventre e inibir o apetite.

A dieta detox pode ser, com certeza, um auxílio desde que se siga o passo a passo e o preparo corretos – e aplicá-la com responsabilidade para ter os resultados satisfatórios desejados.

A busca por uma vida mais saudável e regrada está ganhando cada vez mais adeptas por todo país. São mulheres que buscam alternativas à vida desregrada e que prejudicam muito a saúde. Entre as tantas alternativas que temos para iniciar essa mudança – desde exercícios físicos até dietas – uma em especial se destaca: O suco detox.

O suco detox é um forte aliado para essa sua nova rotina, pois ele possui inúmeras funções que vão te auxiliar a atingir os resultados esperados. Ele faz parte de uma rotina estabelecida pela Dieta Detox (veja mais no link), porém, ele pode ser tomado mesmo por aquelas pessoas que não estão seguindo a dieta, colocando-o todos os dias na manhã em jejum.

Vamos destrinchar o suco detox abaixo, e, certamente, você vai adorar conhecer essa opção super saudável e simples para implementar em seu dia a dia.

sucos detox

O porquê do Suco Detox?

Sabia que sua alimentação pode estar “sujando” seu organismo? Isso porque substâncias como agrotóxicos, sódio e gorduras fazem parte da nossa dieta e, aliados com resíduos de medicamentos, corantes e poluição, por exemplo, dificultam a excreção por parte do corpo. Acne, dores de cabeça, prisão de ventre e até mesmo a dificuldade de emagrecer são alguns dos sintomas do acúmulo de toxinas.

A boa notícia é que com a mistura dos ingredientes corretos esse mal da modernidade pode ser contraposto com a eliminação de substâncias acumuladas com os Sucos Detox. A introdução destes alimentos ricos no dia a dia é um dos passos mais inteligentes que alguém poderia tomar em busca de uma vida mais saudável e a sensação de satisfação diante do espelho.

O Suco detox pode ser  o que estava faltando para a sua perda de peso rápida e com saúde, sem se enquadrar a dietas exaustivas, que só expõem o organismo a vulnerabilidades, doenças, criação de estrias e o pior de tudo: sensação de impotência e desmotivação.

O que é o suco detox?

O suco detox é a bebida feita a partir de ingredientes que auxiliam a limpeza hepática, capaz de potencializar a saída das impurezas que sobrecarregam o organismo.

Essa denominação – DETOX – deriva do processo de DESTOXIFICAÇÃO, realizado pelo fígado. A nutricionista funcional Mariana Dura explica, em entrevista para o blog Nutrição Prática & Saudável, que este órgão é quem transforma as toxinas do dia a dia em substâncias eliminadas pela urina e fezes.

A nutricionista indica uso diário dos sucos detox, preferencialmente em jejum, favorecendo assim a absorção dos nutrientes. A dica de Mariana é conciliar os sucos detox a uma dieta equilibrada, para melhor aproveitar os benefícios da bebida para o organismo. Se você quer perder peso e ainda ter uma vida saudável, veja mais benefícios abaixo.

vantagens-suco-detox

Os benefícios dos Sucos Detox

Limpar o organismo por si só já é um ótimo benefício para começar a ingerir sucos detox, no entanto, não para por aí:

  • Melhoram a concentração e memória;
  • Favorecem o emagrecimento;
  • Auxiliam na redução de medidas corporais;
  • Melhoram a qualidade do sono;
  • Aumentam a disposição;
  • Eliminam toxinas
  • Aumenta a disposição
  • São ricos em vitaminas, minerais essenciais e fonte de fibras
  • Melhora a digestão
  • Dá sensação de leveza
  • São gostosos e dão sensação de saciedade
  • Aceleram o metabolimo e quimam calorias com agilidade
  • Ajuda a fortalecer o sistema imunológico
  • Contribui para a conservação da pele, cabelos e unha

Como fazer os top 5 melhores sucos detox!

Existem diversas receitas de suco detox que podem auxiliar você e outras milhares de pessoas a exterminar as toxinas do organismo além da simples função do emagrecimento. Aqui, separamos  as opções de receitas de sucos detox simples e rápidas de fazer. Confira para que serve cada suco e escolha o que mais se encaixa às suas necessidades, você não vai levar mais de 5 minutos na cozinha:

Suco Detox Verde: Queridinho de quem quer emagrecer, o suco verde é feito com folhas escuras – geralmente couve –, combinado com frutas que potencializam a limpeza do organismo, tem ação termogênica (queima calorias mesmo em repouso) e fortalece o sistema imunológico . A receita original é feita com duas folhas de couve, metade de um limão e 2 cm de gengibre. Para adoçar substitua a água por 100 ml de água de coco ou adicione 1 colher de café de mel.

Suco Detox de Beterraba: Este suco pode ser um poderoso aliado de quem tem pressão alta, pois o suco detox de beterraba ajuda a controlar a pressão arterial. Além disso, é rico em vitamina A, B e C, que favorecem a visão, o sistema imunológico e retardam o envelhecimento. Para fazer basta bater uma beterraba média com 1 litro de água. Dispense o açúcar.

Suco Detox de Melancia: Seus principais benefícios estão no fortalecimento do pulmão, combate a anemia e ao inchaço são as principais funções deste suco, rico em água, ferro, vitaminas A e B e citrulina! Uma boa opção também é adicionar uma colher de chá de gengibre, que acelera ainda mais o metabolismo e faz com que calorias sejam queimadas sem necessidade de praticar exercícios físicos

Suco Detox de Abacaxi: O suco de abacaxi geralmente acrescenta hortelã, couve, limão e gengibre. Essa receita especial e completa é um poderoso antioxidante, contribui para o emagrecimento, tem função diurética, digestiva e é um grande aliado no rejuvenescimento da pele uma vez que combate os radicais livres do organismo. Os ingredientes a ser batidos no liquidificador são 5 rodelas de abacaxi, 2 cm ( ou dois dedos) de gengibre, 3 folhas de hortelã e 2 folhas de couve.

Suco detox de laranja com cenoura: A junção desses ingredientes dá resultado a uma poderosa opção contra as gorduras acumuladas e é uma forma de obter energia logo de manhã. Você irá usar na receita o suco de 3 a 5 laranjas batidos com uma cenoura média ralada. Dispense o açúcar ou adoçantes, use no máximo uma colher de chá de mel para adoçar. Esta fórmula lhe garantirá energia, funcionamento regular do intestino e disposição.

Suco Detox Simples: Se você está buscando uma receita muito simples de Suco detox para iniciar a sua manhã o que você precisa é da mistura de couve com gengibre. Basta lavar os ingredientes e bater no liquidificador com gelo. Ele é o segredo para desinchar após grandes refeições e um grande aliado na perda de peso.

Suco detox emagrecedor: Este termo é utilizado para os sucos detox que tem a função termogênica, isso porque significa que são capazes de aumentar a temperatura corporal e, com isso, manter o metabolismo acelerado e fazer com que o organismo gaste mais energia para fazer funções básicas tais como a respiração ou manter os batimentos cardíacos. Os principais sucos emagrecedores são os que contém canela, goji berry, limão ou abacaxi ou gengibre.

Dicas de preparo

  • Utilize a casca das frutas, é lá que estão a maior quantidade de vitaminas;
  • Use uma colher de mel para adoçar quando necessário;
  • Colocar gelo deixa o suco mais gostoso;
  • Use melancia, meia banana ou beterraba para adoçar ;
  • Se você treina substitua a água da receita por 100 ml de água de coco
  • Faça o seu próprio suco, recuse comercializados!

preparar-suco-detox

 

 

Cada suco detox tem uma função específica e ajuda a combater um problema em especial,  o suco de berinjela por exemplo é principal aliado para quem quer reduzir as taxas de colesterol e prevenir doenças cardiovasculares. Enquanto isso, o limão é item básico para prevenir resfriados, gripes e infecções.

Para saber se o seu suco Detox leva os ingredientes corretos basta pensar na função de cada um e evitar utilização de alimentos semelhantes como melancia e pepino ou mimosa e laranja, por exemplo.

A dica é: procure bater os ingredientes no liquidificador com a casca junto, onde a maior concentração de nutrientes. Ela contém a maioria dos minerais como o cálcio, ferro, cobre, potássio, zinco e magnésio, essenciais para o correto funcionamento do corpo humano. Lembre-se lavar bem os alimentos antes de usar a casca.

É importante também que o suco seja ingerido no momento em que é preparado, pois logo após suas enzimas ficarem expostas no ar, tendem a amenizar grandemente os nutrientes da fórmula. O indicado é que se guarde na geladeira com tampa. Deve ser consumido em no máximo 24 horas.

Pode ser congelado também quando a intenção não é de se consumir no momento, mas isso o tornará mais aguado e menos eficaz.

Infográfico com Receitas de Suco Detox

Separamos esse infográfico super bacana que te ensina a preparar 3 receitas de Suco Detox. Tenho certeza que você vai gostar bastante!

 

Recomendados para você:


Ajude a melhor ainda mais o site, avalie:

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (4 votes, average: 4,00 out of 5)
Loading...

One Response

  1. Claudia

Leave a Reply