Pilates Emagrece? Conheça a Prática e Faça em Casa!

Sim, emagrece! Pilates é uma modalidade de exercícios, ou um sistema de exercícios completo, e quando feito regularmente, emagrece e tonifica os músculos.

Ele surgiu há quase um século, criado pelo alemão Joseph Pilates. Daí o nome do método. Ele desenvolveu aparelhos específicos, que trabalham a integração de corpo, mente e espírito.

O foco do Pilates é o “controle consciente de todos os movimentos musculares do corpo e a correta utilização e aplicação dos mais importantes princípios de força que se aplicam a cada um dos ossos do esqueleto” – mais conhecido como “Contrologia”.

Cada um dos exercícios visa o controle e fortalecimento do Centro de Força, formado pela musculatura do abdômen, assoalho pélvico, lombar e glúteos. O que busca é principalmente o equilíbrio, segundo Joseph Pilates, um corpo forte produz movimentos alinhados, e assim, não sofre dores.

Quais os Benefícios do Pilates?

Além do emagrecimento, a prática conta com uma série de outros benefícios, tais como:

  • Maior flexibilidade;
  • Correção na postura;
  • Melhora na coordenação;
  • Aumento da força e enrijecimento dos músculos;
  • Diminuição das dores crônicas;
  • Melhora nas tensões;
  • Estimulação do sistema circulatório;
  • Aumento da concentração.

Qual o Diferencial do Pilates?

Os exercícios são mais suaves e os efeitos mais duradouros, diferentemente da musculação, há poucas repetições e uma grande gama de exercícios. As aulas usam aparelhos criados especificamente para cada exercício, e são feitas de forma individual, em duplas ou trios. Como resultado, os participantes apontam uma melhora na postura.

O Pilates não tem limite de idade, e é muito indicado na reabilitação de pacientes com hérnias, escolioses, problemas e dores na coluna, nos joelhos, ombros, e outros processos cirúrgicos. Pode ser feito por gestantes e inclusive, crianças, sem ser necessário um treinamento prévio, o que é bom tanto para quem já é ativo, quanto para quem é sedentário.

Quanto é Possível Perder em Uma Hora de Prática de Pilates?

Quem troca a musculação por Pilates, pode perder em média 175 calorias em uma hora de aula, isto no Pilates de “chão”.

Como funciona o Pilates?

A maioria das atividades do Pilates são feitas no chão, ou em aparelhos.  Há dois tipos de aulas, em grupo ou individual. Para as aulas em grupo, a semelhança com Yoga pode ser notada, com os alunos em colchonetes no chão.

Para as atividades individuais, é mais comum o uso de aparelhos. Isto varia de acordo com o que o aluno deseja trabalhar. Com o objetivo a alcançar.

Principais Exercícios de Pilates para Fazer em Casa

Como qualquer outra prática, o Pilates requer alguns cuidados, é preciso ser feito com cautela, ciente de como o exercício é. Em caso de dúvidas, o ideal é consultar um profissional para esclarecer melhor os movimentos antes de praticar sozinho.

Nós separamos 5 exercícios de Pilates que você pode fazer em casa, e tudo o que você vai precisar é de um colchonete ou um tapete confortável, como os utilizados para yoga.

Primeiro Exercício: Escápula

pilates exercício escapula

  • Você vai ficar em Posição de 6 apoios, com mãos, pés e joelhos apoiados no chão.
  • Alinhe as mãos com os ombros, e os joelhos com a pélvis.
  • Inspire e expire, ao expirar você vai flexionar a coluna, “levantando as costas”.
  • Inspire novamente, e ao expirar, abaixe as costas.
  • Você deve centralizar o movimento nas escapulas, e não no meio das costas, contrário ao abdômen.
  • Você deve manter a região do abdômen imóvel durante o processo.

Segundo Exercício, Ponte

pilates exercício ponte

  • Deite-se no chão, com a barriga para cima,
  • Apoie os pés e as mãos no chão.
  • Deixe as mãos voltadas para trás, e com elas, e o apoio dos pés, você vai levantar o quadril, que ficou flexionado.
  • Levante o quadril e mantenha os joelhos flexionados num ângulo de 90 graus.

Terceiro Exercício, Leg Pull Back

pilates exercício leg pull back

  • Deite-se no chão, com a barriga para cima,
  • Apoie os pés e as mãos no chão.
  • Mantenha no movimento de ponte, com o corpo apoiado apenas nas mãos e nos pés.
  • Agora, com os braços esticados, estique também as pernas, mantendo sempre as costas retas.
  • Com os joelhos esticados, apoiados apenas nos braços erguidos e nos pés, levante uma das pernas em um ângulo de 90 graus em relação a pélvis.

Quarto Exercício, Deslizamento Anterior das Mãos com Elevação do Braço

pilates exercício deslizamento mãos

  • Sente sobre os calcanhares
  • Encoste o tronco sobre as suas coxas
  • Agora deslize as mãos esticando acima da cabeça, no chão, o mais distante que conseguir.
  • Assim que atingir o máximo, levante um braço, e permaneça com ele erguido por cerca de 10 segundos.
  • Desça e levante o outro braço pelo mesmo tempo.

Quinto Exercício, Spine Stretch

pilates exercício spine stretch

  • Sente com as pernas retas estendidas para a frente
  • Deixe a coluna bem reta.
  • Levante os braços na altura dos seios.
  • Mantenha a pélvis e o abdômen unidos.
  • Inspire movendo o tronco para frente rumo aos joelhos, enquanto mantem os braços retos para a frente.
  • Depois volte a posição inicial.
  • Repita por três vezes, tentando chegar o mais próximo possível dos pés com as mãos para a frente.

Como Emagrecer com Pilates?

Fazendo os exercícios regularmente, seja solo, como estes que indicamos para fazer em casa, ou em uma academia.

A pratica constante promove o emagrecimento e todos os outros benefícios citados anteriormente.

Antes de começar, procure sempre um instrutor ou outro profissional capacitado a explicar como é a forma correta de cada exercício, isto vai evitar lesões e possíveis problemas ao realizar os exercícios.

Recomendados para você:


Ajude a melhor ainda mais o site, avalie:

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Leave a Reply